Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como cuidar de um cão bebé

  • Ter um cão bebé a correr pela casa e vê-lo a crescer de dia para dia é, certamente, um momento feliz, mas que pressupõe grande disponibilidade por parte dos donos.
  • Conheça aqui o Curso de Auxiliar de Veterinária da Master D
Como cuidar de um cão bebé

Cuidar de Cachorrinhos

Ser tutor de um cão bebé é muito mais que o receber em casa e brincar com ele. As escolhas que se fazem na infância do cão vão refletir-se na sua idade adulta, tanto a nível de bem-estar físico como a nível comportamental.

Então, como cuidar de um cão bebé? Neste artigo vamos responder a algumas das perguntas com as quais os donos se questionam mais, desde a escolha da alimentação aos brinquedos, passando pelas idas ao veterinário.

Cuidados gerais a ter com um cão bebé

Um dos fatores a ter em conta em como cuidar de um cão bebé é o espaço no qual ele vai ser recebido. É importante que o espaço não tenha fios elétricos, tomadas e detergentes à vista, já que a curiosidade de um cachorrinho pode levar a que ele corra riscos. Além destes, pode ser importante mantê-lo afastado de escadas e plantas.

Preparar o espaço do cão bebé

Um cachorrinho pode dormir 80% do tempo até aos três meses e, por isso, é importante que ele tenha um espaço tranquilo, ventilado e confortável. Enquanto descansa, ele também não deve ser incomodado.

Preparar espaço para as necessidades fisiológicas

O espaço para o cachorrinho fazer as necessidades deve ser calmo e longe de onde ele come. Pode usar tapetes higiénicos, já que estes absorvem melhor os líquidos.

Para o habituar as fazer as necessidades num local específico, pode dar-lhe um biscoito e até celebrar com ele sempre que ele acertar.

O que podem os cães bebés comer?

Para melhor cuidar de um cão bebé, é importante ter atenção à sua alimentação. Primeiro que tudo, é essencial que o cachorrinho tenha água limpa sempre disponível.

Quanto à ração que um cão de até três meses deve comer, esta deve conter muita proteína, antioxidantes e outros nutrientes específicos que estimulem o seu crescimento. Lembre-se que os cachorrinhos precisam de muitos nutrientes, por isso, a ração deve ser a mais completa possível, mas nunca a ração de um cão adulto. Caso tenha dúvidas, siga os conselhos do seu veterinário.

Quando se pode dar o primeiro banho ao cão? E qual a melhor forma de o fazer?

É aconselhável que apenas dê o primeiro banho ao seu cão após o plano de vacinação estar completo. Isto porque o sistema imunológico do cão bebé ainda não está desenvolvido e o cachorrinho está mais exposto a doenças.

Caso precise mesmo de lhe dar banho, faça-o apenas depois dele ter dois meses de vida e em casa. Assim, garante que ele não tem contacto com outros cães que possam transmitir-lhe alguma doença. Tenha em conta:

  • A água deve ser morna;
  • O champô deve ser exclusivo para animais;
  • Tenha especial atenção ao champô nos olhos, nariz e ouvidos;
  • Seque bem com o secador no modo frio;
  • Garanta que as orelhas estão bem secas (para não criar otites).

Se o seu cão ainda não tiver dois meses, opte por usar outra opção de limpeza, como toalhetes específicos para animais.  

Quais os melhores brinquedos para cães bebés?

Até aos 3 meses de vida, os cachorrinhos passam muito tempo a dormir. Por isso, os brinquedos mais adequados para esta idade são os peluches. Ajudam a que se sintam mais confortáveis e acompanhados na caminha, como se tivessem juntos dos seus irmãos. Além do mais, como os cães bebés ainda não têm dentes e mandíbulas fortes, um peluche não irá influenciar a sua mordida.

Entre os 4 e 6 meses, um cão bebé já pode brincar com mordedores. Estes ajudam a que alivie o incómodo do nascimento dos dentes ao mesmo tempo que fortificam a sua mandíbula.

Quando levar um cão bebé ao veterinário? E quando poderá levar a primeira vacina?

A ida ao veterinário é primordial na questão de como cuidar de um cão bebé. Saiba que pode levá-lo assim que ele nascer, se necessário. É importante que ele seja levado ao colo e que não tenha contacto com outros cães para evitar estar exposto a doenças que ainda não consegue combater.

Além do mais, é importante que ele seja vacinado e desparasitado. O normal é que um cão bebé comece a ser vacinado às 7 semanas de idade. As vacinas são repetidas 3 a 4 semanas após a primeira dose.

O seu novo companheiro só poderá ir à rua de coleira e trela após a vacinação estar completa.

 

Cursos de Cuidados Animais

Já pensou em começar uma carreira na área dos cuidados animais?

Esta é uma área difícil, que requer profissionais resilientes, prontos para lidar com os desafios da profissão. Nem sempre é fácil trabalhar com animais com os quais criamos laços e amizades, mas no final do dia, acreditamos que os nossos esforços valem a 100%!

E porque acreditamos que as nossas mascotes merecem o melhor, criámos os cursos de cuidados animais da Master D!

Curso de Auxiliar de Veterinária O curso de auxiliar de veterinária prepara profissionais de excelência para darem assistência a médicos veterinários durante o tratamento, para garantirem a higiene e o bem-estar das mascotes durante a vinda ao veterinário, e para realizar o contacto com os tutores.

Curso de Tosquia e Grooming O curso de tosquia e grooming prepara os formandos para desempenharem funções ao nível dos cuidados de higiene e estética canina e felina. Realize o curso Online, em formato Semi-presencial, ou num dos nossos centros formativos em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Curso de Operador de Petshop com especialização em Tosquia e Grooming O curso de operador de petshop prepara os formandos para desempenharem funções como a prestação de cuidados de saúde a animais de companhia; aconselhamento nutricional; cuidados de higiene e estética canina e felina e prestação de serviços de pet sitting.

Para facilitar a integração dos formandos no mercado de trabalho, a Master D criou a bolsa de estágio e a bolsa de emprego, que conta com mais de 1500 empresas parceiras! Prepare-se para desenvolver a sua carreira profissional em clínicas ou hospitais veterinários, em Pet Shops, em negócios de estética animal, ou em negócio próprio.

Escola Veterinária

Conheça a Escola de Veterinária
Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: