Cuidados geriátricos - uma área necessária

Os cuidados geriátricos são uma área com cada vez mais importância.
O envelhecimento populacional incentiva a que esta área esteja a crescer exponencialmente. Os países desenvolvidos enfrentam hoje uma tendência de envelhecimento populacional.
Esta mudança de paradigma socioeconómico está a potenciar o crescimento de uma área: a geriatria. Esta é uma área com futuro mas que, acima de tudo, já é presente. Esta grande mudança social tem repercussões a vários níveis e é necessário um ajuste das infraestruturas e da assistência tendo em conta a população mais idosa. Os cuidados geriátricos de saúde e bem-estar têm de se tornar ainda mais adequados, tal como acontece com as crianças. Da mesma forma que a pediatria se tornou uma área indispensável, também a geriatria começa a ter o seu reconhecimento.
Segundo o INE, Atualmente, a esperança média de vida à nascença em Portugal é de 81,17 anos, com os homens a viverem, em média, 78,37 anos e as mulheres 83,67 anos . Este aumento da longevidade coloca desafios significativos ao sistema de saúde, especialmente na área da geriatria.
Esta assistência pode ser feita em diversos sitios, nomeadamente:
- Hospitais;
- Centros de saúde;
- Domicilio.
Os cuidados geriátricos devem estar mais próximos da própria população idosa. O facto de os idosos se encontrarem numa “fase tardia da evolução biológica”, fá-los ter uma maior predisposição para a prevalência de doenças. Por sua vez, e por serem tão particulares desta faixa etária, a abordagem e as opções terapêuticas a estas doenças devem ser também elas específicas. Estes cuidados de saúde e bem-estar tão específicos só podem ser aplicados por profissionais da área.
Os cuidados geriátricos são, pelas razões apresentadas acima, cada vez mais importantes e estão cada vez mais presentes em países como Portugal. A formação de profissionais competentes torna-se, deste modo, imperativa numa era em que a população idosa é cada vez maior.
Os cuidados geriátricos em Portugal
Portugal é o 2º país mais envelhecido da União Europeia (UE).
Segundo os dados da Pordata, em 2024, 21.8% da população do país correspondia a população com mais de 65 anos, representando cerca de 2.3 milhões de pessoas, representando um aumento de significativo face aos 20% registados em 2024, mantendo a tendência de envelhecimento da pop+ulação portuguesa. Por esta razão, e porque a prevenção é o melhor remédio, os cuidados geriátricos devem corresponder a um envelhecimento activo.
O índice de envelhecimento — que mede o número de pessoas com 65 ou mais anos por cada 100 jovens com menos de 15 anos — tem vindo a aumentar, refletindo uma população cada vez mais envelhecida.
Este cenário reforça a importância de promover um envelhecimento ativo e de investir em cuidados geriátricos adequados. Em Portugal, diversas associações e empresas continuam a desenvolver iniciativas que promovem a qualidade de vida da população idosa, alinhando-se com as práticas observadas noutros países da União Europeia.
Ser-se profissional de geriatria
Como foi já dito acima, os cuidados geriátricos de saúde e bem-estar são cada vez mais imperativos. Porém, nem todas as pessoas têm as competências necessárias para exercer funções no ramo.
A formação na área da geriatria é essencial para se prestar assistência e apoio aos idosos. Os profissionais desta área, em específico os auxiliares de geriatria, tanto podem prestar assistência ao domicílio como noutras instituições. Mas, o que fazem, ao certo, os auxiliares de geriatria? O objectivo principal desta profissão é acompanhar e auxiliar os idosos nas tarefas do dia-a-dia, deixando que mantenham a autonomia. As funções específicas podem variar de idoso para idoso, porém estas costumam ser:
- Auxílio nos cuidados básicos de saúde, conforto e higiene;
- Apoio na alimentação do idoso;
- Arrumação do ambiente em que o idoso se insere, prevenindo quaisquer acidentes;
- Desenvolvimento de actividades de animação, de forma a promover um envelhecimento activo;
- Promoção da autonomia e da independência dos idosos.
Curioso/a acerca da área dos cuidados geriátricos? Conheça o nosso curso de Auxiliar de Geriatria!
1 respostas a Cuidados geriátricos - uma área necessária
DESPONIVEL
responder