Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Concurso para Guarda Prisional – Como é que funciona?

 

Neste artigo falamos sobre como funciona o concurso para guarda prisional, desde os requisitos que cada candidato tem de apresentar até às várias provas que têm de passar.

Ressalvamos, porém, que os requisitos dos concursos públicos podem ser alterados e aconselhamos a que tenha em atenção à data deste artigo e ao despacho da Direção Geral de Reinserção e Serviço Prisional.

Se gostaria de se juntar às Forças de Segurança portuguesas, não perca a oportunidade de conhecer os cursos de preparação para as forças de segurança da Master D!

 

Concurso para Guarda Prisional – Requisitos e Candidaturas

Para que seja um candidato ao concurso público para Guarda Prisional, tem de preencher uma série de requisitos de admissão:

  1. Ter nacionalidade portuguesa;
  2. Ter entre 21 e 28 anos, à exceção de o candidato tiver já sido militar;
  3. Ter mais que 1,60 m ou 1,65 m de altura para os candidatos do sexo feminino e sexo masculino, respetivamente.
  4. Ter o 12.º ano de escolaridade ou qualquer curso equivalente;
  5. Não ter quaisquer antecedentes criminais;
  6. Não estar inibido de desempenhar funções públicas;
  7. Passar nos testes físicos, de conhecimentos, avaliação psicológica e avaliação médica com distinção;
  8. Ter todas as vacinas obrigatórias em dia.

Preparação para concursos públicos

Apresentar a candidatura para o Concurso para Guarda Prisional

Depois de verificar que o candidato preenche todos os requisitos acima, este deve avançar para a apresentação da candidatura e de todos os documentos necessários.

A candidatura para o concurso de Guarda Prisional é feita apenas via online, no site da Direção Geral de Reinserção e Serviço Prisional. Aí, os candidatos devem preencher e submeter o formulário e anexar os documentos exigidos. Estes, normalmente, são:

  1. Cópia do Cartão de Cidadão;
  2. Cópia do Certificado de Habilitações Literárias, comprovando que tem o 12º ano de escolaridade;
  3. Certificado do registo criminal;
  4. Documento comprovativo do cumprimento dos deveres militares ou documento no qual conste a situação militar atual;
  5. Documento que contenha o tempo de serviço prestado nas Forças Armadas, para fins do benefício do regime de incentivos à prestação do serviço militar;
  6. Atestado médico comprovando que o candidato está apto a realizar provas físicas;

Na página da Direção Geral de Reinserção e Serviço Prisional (DGRSP), o candidato deverá subscrever a declaração de consentimento, nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Após a apresentação do formulário e da submissão de todos os documentos acima mencionados, o candidato receberá a referência identificativa no seu e-mail.

 

Quais são as provas do Concurso para Guarda Prisional?

Durante o concurso para guarda prisional, os candidatos terão de passar 4 fases: a prova física, a prova de conhecimentos, avaliação psicológica e avaliação médica.

 

A Prova Física

De forma a avaliar as aptidões físicas dos candidatos, estes deverão realizar uma série de exercícios e passar o mínimo proposto pela DGRSP, num local indicado posteriormente.

Para realização desta prova, terão também de apresentar atestado médico em como estão saudáveis para realizar os exercícios. Estas são 5 provas e são, cada uma delas, eliminatórias:

  • Corrida de 100 m planos (Candidatos masculinos - 14,8 segundos; Candidatos femininos - 17,0 segundos);
  • Extensões e flexões de braços no solo (Candidatos masculinos - 25; Candidatos femininos – 10);
  • Flexões de tronco à frente, ou vulgo abdominais, (Candidatos masculinos - 30 flexões; Candidatos femininos - 20 flexões);
  • Salto de muro sem apoio (Candidatos masculinos - 0,90 m; Candidatos femininos - 0,75 m);
  • Teste de Cooper – corrida de 12 minutos (Candidatos masculinos - 2400 m; Candidatos femininos - 2000 m);

 

Prova de conhecimentos

Os candidatos terão de fazer um teste escrito de forma a avaliar que estes têm as competências necessárias para serem guardas prisionais.

Os temas abordados na prova de conhecimentos deste concurso são: língua portuguesa até ao 12.º ano, cultura geral, Constituição da República Portuguesa, Lei Orgânica e Estatuto da DGRSP, Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e, finalmente, o Código de Execução de Penas.

Esta prova tem a duração de 90 minutos e é feita com consulta de legislação simples, sem que essa esteja anotada. As perguntas podem ser de resposta condicionada, de escolha múltipla ou de resposta direta.

Quanto à avaliação, esta é feita de 0 a 20 valores, sendo que os candidatos passam se responderem corretamente a mais de 50% das questões.

 

Avaliação psicológica

Para saber se a personalidade e comportamento dos candidatos é adequado ao cargo de Guarda Prisional, os candidatos têm de passar por uma avaliação psicológica levada a cabo em três fases.

  1. Testes psicotécnicos, em forma de teste de “papel e lápis”;
  2. Prova de laboratório, na forma de provas psicomotoras;
  3. Entrevista psicológica, na qual se avalia: “motivação, fluência verbal, sociabilidade, maturidade, autoconfiança, o controlo emocional, sentido de responsabilidade, capacidade para gerir situações de pressão e stresse e afirmação pessoal necessárias ao desempenho da função”.

 

Exame Médico

Este exame trata de avaliar as condições de saúde dos candidatos, de forma a verificar se não têm nenhuma condicionante que os impossibilite de exercer as funções de guarda prisional de forma exímia.

Na portaria da DGRSP, nomeadamente na tabela de inaptidões, encontrará descritas todas as doenças e condicionantes que impossibilitam esse exercício.

preparação para guardas prisionais

Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas Prisionais

A entrada nas forças de segurança é um sonho para muitos portugueses.

No entanto, o processo de concurso exigente, faz com que muitos candidatos tenham dificuldades durante o processo de candidatura.

O curso de preparação da Master D prepara os candidatos para as diferentes fases do processo de candidatura. Poderá contar com o acompanhamento e treinos com um personal trainer, acompanhamento com especialista em concursos, exercícios psicotécnicos e acompanhamento e simulação de entrevista.

Disponibilizamos uma preparação intensiva através da realização de:

  • Exercícios de preparação para a Prova de Conhecimentos;
  • Exercícios de preparação para os Testes Psicotécnicos;
  • Atividades e simulação de Entrevista de Seleção;
  • Desafios e planos de treino personalizados de preparação para as provas físicas;
  • Treinos físicos online;
  • Sessões presenciais;
  • Webinares temáticos;
  • Simulacros de provas escritas e provas físicas;
  • Esclarecimento de dúvidas teóricas.

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira enquanto guarda prisional com a ajuda da preparação para admissão ao curso de formação de guardas prisionais!

Preparação para forças de segurança

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: