Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como ser Auxiliar de Veterinária

  • O Auxiliar de Veterinária tem um papel fundamental na Saúde e Bem-Estar dos animais sob o seu cuidado.
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com os Cursos de Veterinária Master D!

Quem é o Auxiliar de Veterinária?

O Auxiliar de Veterinária é um membro essencial da equipa médica veterinária.

Em clínicas e hospitais veterinários, o auxiliar, muitas vezes é o primeiro contacto entre os tutores dos animais de estimação e a equipa médica. Ele é o responsável por todas as atividades de suporte que garantem o bom funcionamento da clínica, por prestar assistência ao médico veterinário durante os tratamentos e por garantir o conforto e bem-estar das mascotes durante todo o processo.

Esta é uma profissão de muita responsabilidade que exige conhecimentos, competências técnicas e empatia. É uma profissão que nem sempre é fácil, mas que traz imensas recompensas para os amantes do mundo animal.

Este artigo é para aqueles que acreditam que esta é a profissão indicada para si! Vamos falar das funções e responsabilidades da profissão, da melhor forma de começar o percurso pessoal, da área veterinária para profissionais e sobre os cursos de Auxiliar de Veterinária da Master D!

Quero ser Auxiliar de Veterinária

Funções do Auxiliar de Veterinária

As funções do Auxiliar de Veterinária dependem muito do local de trabalho.

Nas clínicas e hospitais veterinários são responsáveis por prestar assistência ao médico veterinário durante o tratamento, por assegurar o conforto e bem-estar das mascotes que possam ter de ficar internadas, pelas atividades de suporte ao bom funcionamento da clínica e por serem a ligação entre os tutores e a equipa médica.

Para além do conhecimento e das competências técnicas fundamentais para garantir a saúde e bem-estar do animal e a segurança da equipa médica, o auxiliar de veterinária necessita de possuir uma característica muito importante na área - Empatia. A ida à clínica, muitas vezes, é uma situação de stress ou de desconhecimento para as mascotes, que podem apresentar comportamentos imprevisíveis. Ter a capacidade para compreender os animais e de os deixar mais calmos, é um fator diferenciador na profissão.

As funções do Auxiliar de Veterinária passam por:

Assistir o Médico Veterinário: O Auxiliar é responsável por prestar assistência à equipa médica durante as consultas, tratamentos e cirurgias. Deverá de preparar o consultório ou sala cirúrgica, preparar e higienizar o material, monitorizar o comportamento e os sinais vitais do animal e auxiliar o médico quando necessário;

Contenção: O Auxiliar é responsável por lidar e conter as mascotes durante o tratamento. Esta é uma função muito importante que garante a segurança tanto do animal como da equipa médica;

Comunicação com o tutor: O Auxiliar de Veterinária faz a comunicação com os tutores, esclarecendo as suas dúvidas, fazendo a marcação de consultas, e passando as informações da equipa médica sobre a saúde do animal;

Trabalho de Laboratório: Em muitos casos, o auxiliar de veterinária é o responsável ou presta auxilio na recolha e preparação de amostras para os testes de diagnóstico.

Registos de Pacientes: Registos pormenorizados são essenciais para o tratamento dos animais ao longo da sua vida. O auxiliar de veterinária é responsável por manter estes registos claros e completos para facilitar o processo de tratamentos futuros.

Limpeza e Esterilização: Tal como em todos os estabelecimentos médicos, a limpeza e higiene é fundamental nas clínicas veterinárias. O Auxiliar é responsável por garantir que tanto os espaços médicos, como os equipamentos estão prontos para ser usados em segurança.

Alimentação, medicação e exercício: O Auxiliar de Veterinária é responsável por assegurar que as mascotes internadas recebem a alimentação e medicação correta e que estão a fazer o exercício necessário para se manterem saudáveis e confortáveis.

 

O Auxiliar de Veterinária tem muitas responsabilidades dentro da clínica. É um profissional fundamental para o bom funcionamento dos espaços e para assegurar a saúde e bem-estar das mascotes.

curso de auxiliar de veterinária

Como ser Auxiliar de Veterinária?

Pela nossa experiência enquanto profissionais da área veterinária, uma formação completa e certificada é o melhor primeiro passo para começar uma carreira na área veterinária.

Existem profissionais que começam o seu percurso profissional após terminar o ensino secundário. Pela nossa experiência, seguindo este caminho, poderão faltar conhecimentos base ao longo da carreira, o que torna o processo de aprendizagem mais demorado e difícil.

Os Cursos de Auxiliar de Veterinária Master D preparam os formandos com conhecimentos teóricos, capacidades práticas e competências para ter sucesso no mercado de trabalho.

O nosso objetivo é criar conhecimentos base adaptáveis. Estudamos os conhecimentos base sobre a área veterinária que permitem ao formando começar a sua carreira e evoluir com a evolução da área.

Com os cursos Master D poderá optar por se especializar enquanto auxiliar de veterinária com os cursos de:

No final do curso, os formandos terão também acesso à Bolsa de Estágio e bolsa de Emprego Master D, que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional. Contamos com mais de 500 empresas parceiras na área da Veterinária.

Com os conhecimentos teóricos, as competências práticas e uma primeira experiência profissional, os formandos terão todos os elementos chave para continuar a evoluir na sua profissão.

Como ser Auxiliar de Veterinária

A área veterinária

A Veterinária é uma área dinâmica que continua a evoluir e a crescer com os ideais de proximidade entre Animal e Homem.

Hoje, vemos uma proximidade cada vez maior entre os tutores e as suas mascotes. O cão, o gato e os outros animais de estimação são vistos cada vez mais como se fossem um dos elementos da família. Cada vez mais, sentimos os tutores preocupados com questões que vão além da saúde do animal – questões relacionadas com o seu conforto e com o seu bem-estar.

Assim, surgem novas oportunidades para profissionais qualificados começarem e evoluírem na sua profissão.

Cada vez surgem mais e diferentes espaços dedicados aos cuidados animais. Empresas como hotéis animais, cabeleireiros caninos e serviços de pet sitting, estão a ter imenso sucesso e necessitam de colaboradores com os conhecimentos e as competências procuradas.

Os profissionais de cuidados animais têm novas oportunidades tanto de emprego como de empreendedorismo.

Não perca a oportunidade de conhecer os Cursos Online Master D e a Escola de Veterinária Master D!

Cursos de Veterinária Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: