Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como cuidar de um Gato Bebé?

  • Adotar um gato bebé pede mais responsabilidade do que se pode pensar. Afinal, sendo ainda bebé, estes precisam de ainda mais atenção que um gato jovem ou adulto. Então, como cuidar de um gato bebé? Siga as dicas neste artigo!
  • Conheça os nossos Cursos da Área de Cuidados Animais

 

Em Portugal, 30% dos lares têm pelo menos um gato. Nesses lares, os tutores já sabem que adotar um gato requer mais atenção e responsabilidade do que se pode inicialmente pensar. Há que criar uma rotina saudável, manter o espaço limpo, brincar com eles para que não fiquem ansiosos e dar-lhes ainda território aéreo.

 

1. Preparação do espaço

Preparar o espaço para receber um novo hóspede de quatro patas é essencial, seja qual for o animal. Contudo, gatos bebés têm algumas especificidades.

Os gatos são animais curiosos por natureza. É aconselhado bloquear armários com detergentes e outros produtos tóxicos, já que eles facilmente se escondem dentro de móveis. Outro essencial é esconder fios elétricos, visto que as garras e dentes destes pets são bastante afiados. Além disso, aconselhamos também a que se vedem janelas e varandas. Os gatos são caçadores natos e, ao ver uma possível presa fora de casa, podem saltar para a apanhar.

 

Criar um espaço seguro para o gato bebé

No que toca a como cuidar de um gato bebé deverá deixá-lo explorar a casa ao seu ritmo. Para tal, é aconselhado manter todas as suas coisas numa única divisão para que ele sinta que tem um território dele, que é o seu espaço seguro.

Neste espaço, o seu novo companheiro deverá ter a sua caixa de areia, comedouro e bebedouro, brinquedos, a sua cama, pequenos esconderijos e plataformas para onde ele possa subir, já que os gatos são animais que adoram alturas.

Este espaço deverá ser um espaço tranquilo e sem grande movimentação para que ele esteja tranquilo, já que, enquanto bebés, cansam-se mais rápido e precisam de dormir (ainda!) mais.

Caso tenha outros animais em casa, a apresentação dos mesmos deve ser feita com calma e respeitando o território e personalidade de cada animal.

 

2. A alimentação de um gato bebé

De forma a dar a alimentação mais saudável, é essencial perceber que os gatos são animais carnívoros e, por isso, precisam da presença de carne e peixe na sua dieta.

Se, até aos dois meses de idades, eles estão dependentes do leite materno, após esse tempo eles já estão preparados para a comida sólida. A partir desta idade, poderá escolher entre comida seca, patês ou mesmo pedaços de carne ou peixe crus. Se optar por ração, tenha certifique-se que essa é específica para gatos bebés.

Se o seu gato bebé tem menos de 2 meses, poderá dar-lhes leite específico para gatos – que já se encontra facilmente à venda em qualquer loja de animais. O leite de vaca está completamente fora de questão, pois pode provocar-lhes gastroenterites.

 

3. Essenciais para cuidar de um gato bebé

Como falámos anteriormente, existem uma série de objetos que vão fazer o seu gato bebé muito mais feliz e saudável.

 

Comedouros e Bebedouros

Certifique-se que os comedouros não são de plástico, já que este é propício para criar bactérias. Se puder, opte por fontes de água em vez de ter apenas água numa taça.

Afaste a área de refeição da caixa de areia.

 

Caixa de Areia

Os gatos são muito asseados e aprendem quase intuitivamente a utilizar a caixa de areia. Esta precisa de ser limpa, pelo menos, uma vez por dia e a areia não deve ter desodorizantes.

Para um gato bebé, é essencial que esta não seja muito alta.

 

Camas e esconderijos

No que toca a como cuidar de um gato bebé, ter várias camas ou esconderijos espalhados pela casa ajuda a que o seu gato a reconheça como o seu território.

Pode também ter camas em sítios mais elevados, já que os gatos têm território aéreo e assim sentem-se mais protegidos de possíveis perigos enquanto dormem.

 

Arranhadores e brinquedos

Ter um arranhador é essencial, não só para que o seu gato bebé não arranhe os sofás, mas por uma questão territorial também.

Quanto aos brinquedos, estes ajudam a estimular o desenvolvimento e a evitar stress. O brinquedo ideal é aquele que estimula muito mais os instintos de caça do seu gato bebé.

 

4. Idas ao Veterinário

Poderá levar o seu gato bebé ao veterinário assim que ele nascer. Contudo, se ele estiver bem de saúde, poderá levá-lo após duas semanas de vida. Os gatos bebés devem ser vacinados nos primeiros 45 dias de idades e devem também ter um microchip para o caso de se perderem.

 

Trabalhar na área Veterinária

A área veterinária apresenta excelentes oportunidades para começar uma nova carreira!

Enquanto sociedade e enquanto tutores, sentimos que os nossos animais de estimação estão cada vez mais a ser considerados como se fizessem parte da família – sentimos uma preocupação cada vez maior com cuidados relacionados com a sua saúde, higiene e bem-estar.

E isto significa maiores oportunidades de emprego para profissionais qualificados na área.

Na Master D dispomos de um conjunto de formações de cuidados animais que procuram integrar os formandos no mercado de trabalho:

Curso de Auxiliar de Veterinária O curso de Auxiliar de Veterinária prepara os formandos para prestar assistência a médicos veterinários ao nível da prestação de cuidados de saúde e higiene a animais de companhia. Nesta área, poderá também optar pelo curso de auxiliar de veterinária de equinos, ou pelo curso de auxiliar de veterinária de animais exóticos e tratador de zoológicos.

Curso de Tosquia e Grooming O curso de tosquia e grooming prepara profissionais qualificados capazes de desempenharem funções ao nível da prestação de cuidados de higiene e estética canina e felina.

Curso de Operador de Pet Shop O curso de operador de petshop prepara os formandos para desenvolverem a sua atividade na prestação de cuidados de saúde a animais de companhia, no aconselhamento nutricional, na prestação de cuidados de higiene e estética canina e felina e na prestação de serviços de pet sitting.

No final dos cursos, os formandos terão acesso às bolsas de emprego e estágio da Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de emprego. Contamos com mais de 1500 empresas parceiras nas diversas áreas.

Não perca a oportunidade de integrar uma área profissional cheia de aventuras e animais numa clínica ou hospital veterinário!

 

Cursos de Cuidados Animais

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: