Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como começar na Arte Digital

  • A Arte Digital tem evoluído e tem criado excelentes oportunidades para novos profissionais começarem a sua carreira e evoluírem no mercado de trabalho!
  • Não perca a oportunidade de começar o seu percurso na área com o Curso de Arte Digital Master D.
Como começar na arte digital

Arte Digital

A Arte Digital tem vindo a ganhar popularidade.

Fatores como a maior disponibilidade de softwares e ferramentas de desenho digital, a descida no preço destes softwares e o aumento na partilha de conteúdo digital, fazem com que cada vez mais profissionais e amadores escolham a Arte Digital como a forma de exprimirem a sua criatividade.

Este meio permite que artistas, ilustradores e designer experimentem com novas técnicas, novas ferramentas e novas formas de expressão que não eram possíveis com os meios tradicionais.

Mas o que é a arte digital?

A arte digital engloba várias formas de expressão artística como a pintura, o desenho, o design gráfico, a animação e a modelação 3D. Os artistas podem experimentar com diferentes paletes de cores, com novas texturas e efeitos variados sem grande dificuldade. Podem corrigir, aumentar e transformar os seus projetos de uma forma que era impossível de realizar com os meios tradicionais.

No entanto, para quem está a começar o seu percurso na área, a arte digital pode parecer intimidante. A grande oferta de softwares e de ferramentas podem fazer com que o processo de entrada seja mais difícil.

Este artigo procura ser um meio de iniciar neste novo meio de expressão – iremos apresentar algumas dicas e conselhos sobre a melhor forma de começar, de progredir na área e até possivelmente começar uma carreira profissional.

Desde artistas amadores a artistas profissionais, este artigo apresenta dicas para criar bases sólidas na Arte Digital!

Saiba Mais!

Dicas para começar o percurso na Arte Digital

A Arte Digital é uma área vasta que permite que cada artista siga a sua visão e trabalhe com os meios com que se enquadra melhor.

Artistas que preferem trabalhar com desenho irão utilizar ferramentas e softwares diferentes do que artistas que trabalhem em animação digital ou modelação 3D.

Estas dicas são gerais a todas as áreas da Arte Digital, mas iremos dar exemplos específicos sobre os temas abrangidos nas formações Master D.

 

1. Ferramentas de Arte Digital

As ferramentas e os softwares são o primeiro passo a tomar no nosso percurso na Arte Digital.

Idealmente deverá ter um computador, uma mesa digitalizadora ou mesa gráfica e os softwares que melhor se enquadram na área onde pretende começar. Entre os softwares, recomendamos dois em específico:

Photoshop
O Photoshop da Adobe, é provavelmente o software de arte digital mais conhecido e mais utilizado globalmente – é o standard da indústria.

Esta é uma ferramenta versátil com um largo conjunto de ferramentas e características que permitem desenhar, pintar, editar fotografias e trabalhar em design gráfico. A interface é fácil de começar a usar com um largo conjunto de ferramentas e pincéis para criar diferentes efeitos.

Ao estar integrado com as outras ferramentas e aplicações do Adobe Creative Cloud, o Photoshop permite que os utilizadores criem designs e ilustrações com o suporte das suas várias ferramentas.

Blender
O Blender é uma excelente ferramenta para os artistas que procuram começar o seu percurso em Modelação e Animação 3D.

O Blender é um software gratuito e open-source que pode ser utilizado em vários tipos de projetos digitais como na criação de modelos 3D, criação de assets para videogos, na animação, design de produtos, arquitetura, e até no cinema, tendo sido recentemente utilizado no filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, tal como em filmes da Marvel.

As suas ferramentas e características tornam-no num dos softwares mais utilizados tanto por profissionais como amadores na área da Arte Digital. Permite criar modelos 3D, esculpir e texturizar objetos e animá-los.

Outra das grandes vantagens do Blender é a comunidade que rodeia o software. Os utilizadores estão envolvidos no desenvolvimento do software e ajudam outros utilizadores com tutoriais e guias para aprender e desenvolver novas capacidades.

2. Começar com os Básicos

Quando começamos o nosso percurso numa nova área, muitas vezes, queremos imediatamente seguir projetos elaborados que recorrem a técnicas e ferramentas avançadas, normalmente utilizadas por profissionais experientes.

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, esta é uma excelente forma de começar a nossa prática se ao mesmo tempo estivermos a estudar e a aplicar os conhecimentos e as ferramentas básicos. Ou seja, não existe problema em tentar seguir projetos avançados, se ao mesmo tempo estivermos a praticar as técnicas base.

Um erro que sentimos que muitos iniciantes realizam, é começar a sua prática seguindo estes tutoriais e guias avançados, mas sem focar nas técnicas que estão a ser utilizadas. Seguem as instruções e o projeto pode ficar bastante bom, mas posteriormente não irão conseguir replicar as técnicas usadas, nem as irão conseguir aplicar a novos projetos.

A melhor forma de progredir rapidamente na área é realizando projetos que gostamos e que nos dizem algo, mas ao mesmo tempo, focando em elementos e técnicas base.

Entre os conhecimentos base gerais, mais importantes, destacamos:

  • Desenhar e Esboçar - Todos os artistas devem conseguir desenhar e esboçar os seus trabalhos antes de começar a trabalhar o projeto final. Estas técnicas são fundamentais para perceber como todos os elementos dentro do projeto irão interagir e como se irão interligar, criando uma fundação forte para a Arte Digital.
  • Cor - A cor é essencial para a estética final do projeto. Devemos de perceber os princípios que governam a teoria de cores, perceber como as cores trabalham em conjunto e saber como criar um esquema de cores que enalteçam o nosso projeto.
  • Composição e Layout - Devemos de conseguir arranjar os diferentes elementos do projeto para criar a estética ideal, que transmita a mensagem intendida. O espaçamento entre cada elemento, a espessura de cada linha e a forma de terminar o projeto, são todos elementos que determinam a qualidade do projeto final.
  • Técnicas de Desenho e Pintura Digital - O desenho e a pintura digital têm técnicas específicas que devem ser aprendidas e desenvolvidas. Entre elas estão as técnicas de layering, blending, shading e criação de texturas. É importante conhecer estas diferentes técnicas e saber como aplica-las aos diferentes projetos.

 

3. Ser paciente

Como em tudo, a prática na área da Arte Digital irá trazer a perfeição.

O mundo da arte digital é enorme e, se tivermos vontade, teremos a oportunidade de estar sempre a aprender e a desenvolver novas capacidades. Só não podemos esperar ser perfeitos desde o inicio.

Por isso, na Master D, recomendamos conciliar projetos ambiciosos e projetos básicos.

Desta forma, temos a oportunidade de treinar as técnicas base e de as aplicar de forma consciente aos projetos mais avançados.

De forma a evoluir mais rapidamente, também podemos analisar o trabalho realizado por outros artistas – perceber as técnicas que eles usaram e o porquê de terem optado por essas técnicas. Perceber como também as podemos aplicar aos nossos projetos.

 

4. Partilhar

A melhor forma de evoluirmos na nossa prática é partilhando os nossos projetos e analisando o feedback que recebemos de volta.

Plataformas como o Behance, o Deviantart, Artstation, Linkedin, Redidt e Instagram, são excelentes para partilharmos o nosso conteúdo, para começarmos a ganhar seguidores e para recebermos feedback de outros artistas.

Por outro lado, estas plataformas também são excelentes para efeitos de Networking. Temos a oportunidade de criar relações com colegas, de visualizar os seus projetos, analisar a susas técnicas e perceber se as podemos aplicar aos nossos próprios projetos.

Quando partilhamos os nossos projetos, podemos escolher as plataformas que mais vão ao encontro dos nossos objetivos:

  • Behance – O Behance é uma plataforma profissional que nos permite conectar com outros artistas e analisar os seus projetos;
  • Deviantart – O Deviantart é uma das paltaformas mais utilizadas por artistas para partilharem a sua arte digital e tradicional;
  • Instagram – O Instagram permite-nos chegar a um público geral, sendo muito usado como um meio para ganhar notoriedade, ganhar seguidores e começar um negócio próprio;
  • Artstation – A Artstation é uma plataforma profissional usada por artistas na área dos videojogos, filmes e entretenimento;
  • Linkedin – O Linkedin também é uma plataforma profissional que nos permite publicar vários tipos de conteúdo – temos a oportunidade de partilhar o nosso trabalho e percurso e potencialmente encontrar novos projetos;
  • Reddit – O Reddit é uma plataforma com vária sub-categorias que nos permitem chegar a nichos de utilizadores muito específicos aos nossos projetos.

Devemos de recordar que não é necessário partilhar os nossos projetos em uma única plataforma.

Curso de Arte Digital

Curso de Arte Digital

O Curso de Arte Digital Master D prepara os formandos para começarem o seu percurso profissional enquanto ilustradores, pixel artists, concept artists, animadores, modeladores ou texturizadores, focando-se na área dos videojogos.

Ao longo da formação irá aprender a trabalhar com softwares como o Photoshop, o Blender e o Aseprite e irá desenvolver capacidades para:

  • Desenhar e animar as personagens que idealizar;
  • Montar cenários infinitos e variados;
  • Organizar elementos visuais necessários para um videojogo;
  • Gerir a maquete visual de um videojogo;
  • Animar efeitos especiais e movimentos dinâmicos;
  • Modelar, texturizar, esculpir digitalmente uma personagem do inicio ao fim.

O curso tem a possibilidade de ser realizado online, em modelo e-learning, ou semi-presencialmente em Lisboa, no Porto, em Faro e Coimbra.

> Conheça todos os cursos online com certificado!

No final do curso, os formandos terão ainda acesso à bolsa de estágio e bolsa de emprego que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional. Contamos com mais de 15000 empresas parceiras!

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira numa área em expansão.

Invista em si com a Master D

 

Curso de Arte Digital

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: