Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o Cibercrime

  • Um mundo cada vez mais digital tem potenciado a nossa evolução, mas trouxe consigo novos perigos.
  • Gostaria de começar a sua carreira em cibersegurança? Conheça o Curso de Cibersegurança Master D!
o que é o cibercrime

Cibercrime

O Cibercrime é qualquer atividade criminal que envolve computadores, internet e/ ou outras tecnologias digitais. Pode ir desde pequenas ofensas como o acesso não autorizado ao computador ou à rede de outrem, até crimes sérios como ciber ataques a infraestruturas digitais importantes, roubo de dados e fraude.

Hoje em dia, o cibercrime é um fenómeno global que pode acontecer entre fronteiras nacionais e que pode ter consequências sérias para indivíduos, empresas, organizações e governos.

A evolução da internet e das novas tecnologias tem trazido imensas vantagens, mas ao mesmo tempo tem-se apresentado como um fator de risco. E conforme vamos evoluindo, também vamos estar mais dependentes deste novo meio.

Desta forma, a cibersegurança tornou-se uma disciplina essencial para todos os profissionais nas áreas das novas tecnologias.

A Cibersegurança representa as técnicas, métodos e tecnologias usadas para proteger computadores e sistemas de indivíduos, empresas e organizações – é a disciplina que procura criar capacidades de segurança no ambiente digital.

Dada a importância das tecnologias na nossa vida e no funcionamento da nossa sociedade, a área da cibersegurança tem-se apresentado como uma excelente oportunidade para começar uma carreira bem remunerada e com potencial de evolução.

Conheça os Cursos Master D

Cibercrimes mais comuns

1. Hacking

Hacking refere-se ao acesso ou manipulação não autorizada de computadores, redes ou sistemas.

Os hackers têm diversas formas de ganhar acesso ao nosso equipamento, entre as mais comuns:

  • Explorar vulnerabilidades nos softwares que utilizamos;
  • Táticas fraudulentas que levam os utilizadores a darem as suas credenciais;
  • Encontrar fragilidades no sistema informático para ganhar acesso.

Depois de ganhar acesso ao sistema ou equipamento, hackers podem instalar malwares, apagar ou modificar documentos ou roubar informação sensível. Tendo acesso a um equipamento, poderão também usar a informação e as credenciais para passar para outros equipamentos conectados.

Enquanto utilizadores, para nos protegermos de Hacking, podemos seguir uma série de dicas, que vão desde criar passwords mais fortes, ao uso de antivírus e firewalls. Conheça as nossas dicas para manter a segurança na Internet.

 

2. Phishing

Phishing é um tipo de ataque informático que se baseia em engenharia social – por norma baseia-se em emails ou mensagens que procuram enganar os utilizadores para darem as suas credenciais como passwords ou números de cartão de crédito.

Estes emails são enviados de uma conta que parece legítima como bancos, instituições governamentais, ou marcas conhecidas.

Ao usarem mensagens de “urgência” como “a sua conta bancária encontra-se comprometida” ou “a sua encomenda está confiscada e tem até X para a libertar”, esquemas de phishing criam um sentimento de medo no utilizador que pode atuar sem analisar corretamente a mensagem.

A melhor forma de se proteger deste tipo de ataques é tendo a maior atenção enquanto lê emails não solicitados que pedem informações pessoais ou confidenciais ou que apresentam links desconhecidos.

 

3. Malware

Malware é o nome abreviado de software malicioso (malicious software em inglês).

Refere-se a todo o tipo de software que foi desenhado com o objetivo de prejudicar o computador ou a rede e pode tomar várias formas como vírus, trojan horses, ransomwares ou spywares.

Vírus são programas maliciosos que se juntam a documentos ou softwares com o objetivo de passar entre computadores. Trojan horses (cavalos de Troia) são softwares maliciosos que podem estar mascarados de softwares legítimos, mas contêm funcionalidades prejudiciais. Estes programas têm vários objetivos, entre eles - tomar comando do computador ou do sistema infetado.

Os ransomwares são softwares maliciosos que encriptam os ficheiros do sistema infetado, e exigem um pagamento para voltar a dar acesso.

Spywares são desenhados para recolher informação sobre o sistema e o utilizador sem que este se aperceba.

Malwares podem ter consequência adversas para utilizadores individuais, empresas e organizações como:

  • Roubo de informações sensíveis;
  • Disrupção do bom funcionamento do sistema;
  • Perdas financeiras.

 

Como nos devemos proteger de Cibercrimes?

Os cibercrimes, cada vez mais comuns na internet, exigem que nos adaptemos à sua existência. Empresas, indivíduos e instituições devem de tomar medidas para se protegerem e garantirem a segurança de outros utilizadores.

Enquanto utilizadores individuais devemos de alterar as nossas passwords regularmente, utilizar passwords fortes com mais de 11 caracteres que incluam letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números, manter os softwares e os sistemas que utilizamos atualizados, utilizar firewall e antivírus.

Empresas e instituições governamentais ou financeiras devem de tomar medidas mais técnicas – a sua segurança não só é importante para si, mas também protege os utilizadores das suas plataformas. Um ciber ataque bem-sucedido numa empresa pode colocar em risco o seu bom nome e reputação.

Desta forma, podem ser tomadas algumas medidas:

Treino da Equipa – O treino regular da equipa que manuseia informação sensível e o sistema informático é fundamental para manter a segurança digital (diminui o risco de erro humano).

Metodologias fortes de passwords e autenticação – Utilizar sistemas de autenticação por várias etapas, usar passwords fortes e fazer o seu update regular pode prevenir o acesso não autorizado de entidades no sistema.

Realizar Backups de Dados – Ter um plano de ação e uma cópia dos dados no sistema pode facilitar a estratégia de uma empresa que sofreu um ataque digital bem-sucedido.

Segurança do Sistema – Realizar o update regular dos sistemas, utilizar firewall e aplicar configurações de sistema seguras diminui o risco de cibercrimes.

 

 

Começar uma carreira em Cibersegurança

O risco constante de cibercrimes tornou a área da cibersegurança numa excelente aposta profissional.

Hoje em dia, os profissionais desta área são muito procurados e têm excelentes oportunidades de progredir na sua posição conforme ganham experiência e conhecimentos.

Já pensou em trabalhar nesta área?

O Curso de Cibersegurança Master D foca-se nas capacidades e no conhecimento essenciais para os desafios que os profissionais poderão sentir no mercado de trabalho.

Módulo I – Conceitos fundamentais de segurança e legislação

Módulo II – Encriptação, Segurança e Normas

Módulo III – Proteção Digital

Módulo IV – Hacking e Segurança de Sistemas

Módulo V – Hardening e Proteção

 

No final da formação terá acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio Master D.

Combinando os conhecimentos e técnicas conseguidos durante o curso de cibersegurança com a experiência do primeiro emprego ou estágio, terá as chaves para começar uma carreira de sucesso!

> Conheça os Cursos de Informática e Cursos de Programação Master D!

Não perca a oportunidade de entrar numa área em grande expansão e com excelentes oportunidades de emprego!

Curso de Cibersegurança

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: