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Blender VS Sketchup – Qual a Melhor Plataforma Para Iniciantes em Modelação 3D?

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Blender VS Sketchup – Qual a Melhor Plataforma Para Iniciantes em Modelação 3D?

Blender 3D VS SketchUp – Qual o melhor software para um artista 3D?

Para entrar no mundo do desenho e modelação 3D são necessárias muitas horas de trabalho e dedicação. De todas essas horas, uma larga maioria será dedicada a aprender a trabalhar com um dos softwares de modelação 3D existentes no mercado.

Entre o Blender e o SketchUp, é fácil ficar-se indeciso. Neste artigo vamos dizer-vos qual o melhor software para modelação, tendo em conta o que estas permitem fazer, a interface e o mercado de trabalho.

Tudo parte da experiência do próprio artista 3D, mas uma coisa é certa: ambos os softwares já ganharam uma boa reputação no mercado.

Tendo o Blender 3D e o SketchUp versões gratuitas, é fácil perceber o porquê de serem os mais procurados por iniciantes nas artes 3D. Porém, estas plataformas têm grandes diferenças entre elas, especialmente tendo em conta o objetivo para o qual se vai trabalhar.

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Quais as maiores diferenças entre eles?

Tanto o Blender 3D como o SketchUp são ambos softwares de desenho e modelação 3D. Contudo, existem algumas diferenças a ter em conta.

Em termos de ferramentas e recursos disponíveis, o Blender 3D tem um repertório quase infinito, já que é uma plataforma open-source. Isto faz com que a plataforma esteja sempre a melhorar, tanto a nível de interface como a nível de funcionalidades. Além disso, os artistas não precisam de se preocupar com copyrights de modelos já criados.

Por sua vez, o SketchUp tem um número mais limitado de recursos, podendo restringir um artista 3D no modo como cria as suas peças ou modela uma personagem de videojogo.

Este último software foi ainda desenvolvido para se manter no âmbito do desenho e modelagem 3D. Já o Blender 3D expande as suas funcionalidades à animação 3D e também ao desenvolvimento de videojogos.

 

Qual o Software de Modelação 3D mais fácil e rápido de aprender?

Quando se está a dar os primeiros passos num software de desenho e modelação 3D, é essencial olhar para a interface e escolher a plataforma que melhor se ajusta às necessidades da pessoa que o vai usar.

Há quem prefira começar por softwares mais intuitivos e fáceis de aprender, há quem se aventure a ir para plataformas mais complexas.

Entre o Blender 3D e o SketchUp, este último é o software mais simples e intuitivo de começar a usar por ter as ferramentas mais expostas.

Por sua vez, a interface do Blender 3D é muito mais complexa, com algumas ferramentas escondidas e vários caminhos para se criar a mesma peça. Contudo, existem inúmeros guias e tutoriais disponíveis que podem ajudar a se estar completamente à vontade com a plataforma.

Na Master D, no curso de Desenho e Modelação 3D para Videojogos com Blender, ensinamos os nossos formandos a trabalhar com esta plataforma, pelo que se torna mais fácil compreender as ferramentas e as possibilidades que este software oferece.

 

Entre o Blender 3D e o SketchUp qual o mais indicado para o mercado de trabalho?

De entre as várias fases de desenvolvimento de um videojogo, o desenho e a modelação 3D são essenciais para criar os gráficos imersivos que todos os gamers adoram.

Por essa razão, saber trabalhar com um bom software de modelação é crucial para dar os primeiros passos no mercado de trabalho.

O Blender 3D é dos softwares mais populares no mercado por ser dos mais completos. Desde as infindáveis ferramentas até aos workflows livres, esta plataforma é das que melhor desempenham o seu papel. Além do mais, depois de se estar à vontade com o Blender 3D, estar-se-á preparado para utilizar outras plataformas mais complexas.

Quanto ao SketchUp, este acaba por não ser um software de modelação 3D tão pedido pelas empresas de desenvolvimento de videojogos. Será, definitivamente, uma boa plataforma para começar a dar os primeiros passos de forma autodidática, mas para ganhar mais competências, este software tem funcionalidades mais limitadas.

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