Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Assistente dentária - o melhor da profissão

Curso Assistente Dentaria

 

 

A médica dentista e assistente dentáriaAs funções de uma assistente dentária são muito mais do que aquelas que se imagina. A importância destas dentro de uma clínica é crucial para o bom funcionamento da mesma. A saúde oral é, muitas vezes, ignorada por parte da população. Contudo, à medida que o tempo avança, também a importância destes cuidados de saúde se tornam mais visíveis. Desde o ano de 2016 que o governo tem implementado um projecto-piloto em 11 centros de saúde. O objectivo é simples: ter cuidados de saúde oral nestes centros. Ainda este ano está previsto o alargamento do projecto para mais 12 centros de saúde. Até essa data já foram realizadas quase 20 mil consultas de saúde oral a utentes com várias patologias. Entre os utentes abrangidos pelo projecto, estão aqueles que são portadores de insuficiência renal, diabetes e utentes transplantados. Onde é que se quer chegar com estes dados? Simples: a saúde e higiene oral está, de facto, a fazer parte da vida das pessoas como nunca antes tinha feito. Existe uma maior preocupação, não só a nível social mas também a nível dos órgãos administrativos.

 

Com uma maior preocupação, acresce uma maior disponibilidade para usufruir de serviços relacionados com estes cuidados. Os/as profissionais da área da medicina dentária são, desta forma, essenciais para dar continuidade aos cuidados de saúde oral. A saúde oral é crucial para se ser saudável no seu todo. E isso nota-se na crescente procura de serviços de dentista. Sempre que se pensa numa clínica dentária, o/a médico/a dentista é das únicas personagens que aparece na nossa mente. No entanto, uma clínica não funciona apenas com essa pessoa. Um/a assistente dentária é essencial para o bom funcionamento da mesma.  

A importância da assistente dentária

Quem pensa que as funções de auxiliar de clínica dentária são apenas efectuar marcações e preparar o gabinete está redondamente enganado. As tarefas destinadas aos assistentes dentários são muito mais diversas do que aquilo que se pensa. Em grau de igualdade para com o dentista, é responsabilidade da assistente dentária o cumprimento do código deontológico. Ou seja, respeitar sempre o paciente e providenciar o melhor tratamento possível. Apesar de poder acumular a função de recepcionista da clínica, a verdadeira função de uma assistente dentária é auxiliar a médica dentista. Assim, o auxiliar terá de realizar tarefas como a aspiração, a preparação do material e o acompanhamento do paciente. O acompanhamento dos pacientes é uma das funções de uma assistente dentária O auxiliar de clínica dentária pode prestar assistência directa nos procedimentos que o médico dentista está a realizar. É também da sua responsabilidade a verificação dos trabalhos de prótese. Outra das suas funções está relativa a assepsia. Isto é, a desinfeção e esterilização de todo o material. De notar que esta é das funções com maior importância dentro de uma clínica (ou até mesmo um hospital). A assepsia é uma das condições obrigatórias devido ao perigo de infeção e contágio. O acompanhamento do paciente é também feito pela assistente dentária. É esta que detém o primeiro contacto com o paciente, que é crucial para que este se sinta confortável no tratamento. Por último, uma das funções do auxiliar é a educação. A atenção prestada aos cuidados de saúde oral ainda não é a desejada e, por isso, parte tanto do médico dentista como do assistente educar os pacientes para a importância da mesma.  

A importância de uma formação

Com a saúde não se brinca e essa a primeira razão pela qual os profissionais deste ramo devem ser qualificados. Numa clínica de medicina dentária não é diferente. O facto dos assistentes dentários poderem fazer assistências directas, faz com que tenham que ter conhecimento anatómico e do material que têm de utilizar. Para se realizar assistência directa no tratamento de uma paciente é necessário ser-se qualificado Para se realizar assistência directa no tratamento de uma paciente é necessário ser-se um profissional qualificado. De acordo com as funções relativas à desinfeção do material, este não pode ser limpo de forma aleatória. Existem formas específicas para que o material seja correctamente limpo. Assim como todas as outras áreas da medicina, a medicina dentária está em constante evolução. Desta forma, a actualização de conhecimentos é essencial para que se apliquem as melhores técnicas e se façam os melhores tratamentos. Para além disso, só é possível aconselhar um paciente se se tiver conhecimento de um dado tratamento.

Interessado/a em tirar uma formação nesta área? Conheça o curso de Assistente Dentária

Assistente Dentaria - Banner

5 respostas a Assistente dentária - o melhor da profissão

03 de enero del 2020

Sou assistente Dentaria no Canada, o que tenho que fazer para puder performar em Portugal?

responder
28 de Janeiro de 2020

Olá, Cristina!
Para realizar o reconhecimento do seu curso para outro país deverá contactar o Consulado do mesmo para se informar e saber quais os procedimentos para o efeito, pois existem diferenças de país para país.
Atenciosamente,
Master D

Responder
21 de marzo del 2019

Exmo. senhores,

A clínica Ortopura está a recrutar estágio para a clinica de Queluz.
Oferecemos prática em assistência em cirurgia de implantes e ortodoncia. Possibilidade de contrato dependerá da avaliação desempenho.

Cumprimentos Nivea Freitas

responder
04 de febrero del 2018

Boa noite, tenho uma clinica dentária e necessito com urgência de contratar uma assistente dentária para entrada imediata, pf se me poderem enviar alguns contactos, agradeço

responder
07 de Fevereiro de 2018

Olá Luís,

Pode enviar-nos e-mail para cursos@masterd.pt

Atentamente,
Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: