Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Animação Sociocultural - Tudo sobre a área

  • Já pensou em trabalhar na área da Animação Sociocultural - uma carreira ligada às pessoas e à produção de eventos e atividades culturais? Esta é uma profissão que permite trabalhar em diferentes projetos com diferentes pessoas, ajudando diferentes faixas etárias!
  • Conheça o curso de Animação Sociocultural da Master D!
Animação Sociocultural

A animação sociocultural desenvolve a sua actividade principal na promoção e desenvolvimento do bem-estar e ocupação de tempos livres, dos grupos que acompanha, ao mesmo tempo que cria os programas e projectos que potenciam esse bem-estar e ocupação dos tempos livres.

O que faz um animador sociocultural?

Trabalhar em “animação sociocultural” requer uma preparação técnica para além do gosto pela área e vontade de trabalhar com e para as pessoas. Tratando-se de uma actividade que envolve diferentes faixas etárias e diferentes fases da vida do ser humano, torna-se importante saber lidar com as pessoas quer em situações em grupo, quer a nível individual.

Para o efeito, os conhecimentos técnicos nesta área são uma mais-valia que prepara o animador de forma abrangente em função do que é esperado no seu desempenho diário. Considerar a formação especializada através de um “curso de animador sociocultural” permite ao futuro profissional desenvolver mais e melhores competências.

No seu dia-a-dia de trabalho, o animador sociocultural acompanha as pessoas e cativa-as para a acção através de actividades dinâmicas, lúdicas e pedagógicas. Através da sua actuação um animador sociocultural bem preparado, potencia um maior desenvolvimento cultural, social, educativo, lúdico e recreativo dos grupos que trabalha.

Para além disso, planifica e implementa projetos, organiza, realiza e avalia atividades educativas, culturais, desportivas, lúdicas, recreativas, turísticas e sociais. Promove também, no seu dia-a-dia o intercâmbio e relacionamento com os diversos agentes sociais da comunidade.

Saiba como trabalhar na área de animação sociocultural

Utiliza no seu trabalho metodologias e ferramentas próprias de trabalho para diagnosticar situações de risco e identificar áreas de intervenção. Realiza a avaliação e a produção de relatórios de atividades, e prepara propostas de melhoria e novas ideias para futuras actividades.

Emprego como animador sociocultural

As possibilidades profissionais são diversas sendo as actividades diárias muito relacionadas com o público-alvo e a faixa etária que o animador acompanha. É normal que surjam dúvidas sobre quais as funções e locais onde trabalhar.

O animador sociocultural deverá avaliar com que grupos se sente mais motivado e que tipo de actividades mais o realizam.

Poderá desempenhar diferentes funções como animador sociocultural, animador socioeducativo, animador turístico, monitor (de CTL, ATL e/ou colónias de férias, centros desportivos e/ou recreativos), ser um elemento integrante de equipas de intervenção social (IPSS direcionadas à infância e idosos, bem como a pessoas com diversidade funcional, CPCJ, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.), animador de festas/eventos e ainda monitor de atividades turísticas.

Os seus locais de trabalho encontram-se um pouco por todo o país, quer nas cidades, quer em vilas ou pequenas aldeias sendo por isso também uma opção profissional para quem não pretende viver nos grandes centros urbanos.

emprego em animação sociocultural

Trabalhar em Animação Sociocultural é possível nos seguintes locais:

  • Escolas (pré-escolar até secundário), centros de tempos livres (CTL) e centros de atividades de tempos livres (CATL) – públicos ou privados.
  • Centros ocupacionais, casas de acolhimento (para crianças ou grupos de risco), centros de dia e estruturas residenciais para idosos (ERPI).
  • Juntas de freguesia e câmaras municipais.
  • Bibliotecas, ludotecas, museus e casas da cultura.
  • Ginásios e centros/parques desportivos, e centros recreativos.
  • Quintas de casamentos/batizados, empreendimentos turísticos, empresas de eventos e cruzeiros.

O trabalho de um animador sociocultural tem um efeito muito positivo na sociedade e nas famílias. O resultado do seu trabalho contribui para a saúde física e mental dos seus beneficiários e diminui também o isolamento dos mais velhos. Promove também a participação comunitária e potencia a auto-ajuda. O animador altera para melhor o funcionamento da comunidade em que trabalha, sendo um elemento agregador de pessoas e um agente de mudança social.

Fale Connosco 800 109 498

Conheça os Formandos Master D

 

“Finalmente sou uma pessoa que tem rumo na vida profissional, que sabe o que gosta e o que quer fazer”, desabafou-nos. Para a Master D, ouvir estas palavras é sinal de dever cumprido! É para termos resultados como os da Mariana que trabalhamos e dedicamos diariamente. Sabermos que os nossos formandos têm o tão merecido sucesso e que seguem seguros para o mercado de trabalho, é a nossa meta.
 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: