Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Ajudante de Lar: Conheça a Profissão e as suas Funções

  • O ajudante de lar tem um papel determinante no bem-estar da população com mais idade. Numa altura em que estamos mais fragilizados, são eles que zelam pelo nosso conforto e saúde.
  • Saiba como pode começar a sua carreira na área com o curso de Auxiliar de Geriatria da Master D!
ajudante de lar

O Ajudante de Lar

O ajudante de lar é a pessoa que auxilia os idosos enquanto realizam as suas atividades do dia-a-dia – auxiliam com a sua alimentação, com a sua higiene, o seu conforto, lavandaria, saúde, entre outros…

Esta é uma profissão que exige o profissional certo. É necessário ter empatia e paciência. E acima de tudo é necessário ter muito amor por ajudar os nossos próximos.

Segundo a equipa Pordata, Portugal é um dos países com uma maior evolução no índice de envelhecimento – profissionais qualificados com conhecimento e experiência no cuidar de idosos são mais importantes do que nunca.

O Ajudante de Lar qualificado é um profissional com muita procura.

 

Começar a trabalhar enquanto ajudante de lar

A profissão de ajudante de lar é uma profissão de grande responsabilidade.

Numa idade de maior fragilidade, os idosos vão estar dependentes de nós para conseguirem realizar a sua vida e o seu dia-a-dia da forma mais natural possível.

A melhor forma de começar uma carreira de sucesso é com a formação certa, como o curso de Auxiliar de Geriatria da Master D.

Este é um curso certificado que pode ser realizado de forma completamente online, à distância, por formandos com ou sem experiência na área. Irá obter os conhecimentos técnicos e teóricos para desempenhar as suas funções enquanto ajudante de lar da forma mais própria, zelando pela saúde, pelo conforto e pelo bem-estar daqueles sobre sua conta.

No final do curso, os formandos terão acesso a uma bolsa de emprego e uma bolsa de estágio, com os parceiros Master D, que os pode auxiliar na procura de uma primeira oportunidade de trabalho na área. Se estiver preocupado com a disponibilidade, dispomos também de uma modalidade completamente online, onde é o formando que determina os seus horários – pode realizar o curso consoante a sua disponibilidade e avança na formação conforme se sente confortável e preparado.

Saiba Mais sobre o curso de Auxiliar de Geriatria

funções de ajudante de lar

Funções do ajudante de lar

O ajudante de lar tem um papel fundamental em quase todas as atividades do dia-a-dia dos idosos sobre o seu cuidado.

Para além das atividades relacionadas com o bem-estar e com a saúde, uma das suas funções primárias tem a haver com o bem-estar emocional. Tomar o tempo para conversar com o idoso, para perceber como está e para criar uma ligação, faz toda a diferença. Esta é uma característica que parece impossível de ser realizada com tantas funções a serem realizadas, mas á uma característica diferenciadora do profissional de excelência.

As principais funções do ajudante de lar são:

  • Auxiliar com a alimentação
  • Auxiliar com a higiene pessoal
  • Auxiliar nos cuidados de saúde
  • Realizar a higienização dos espaços
  • Auxiliar no bem-estar emocional

 

Função 1 – Alimentação

A alimentação dos idosos é fundamental para o seu bem-estar, e é o ajudante de lar que está responsável por dar a comida dentro dos lares. É responsável por dar auxilio à equipa de cozinha, e pode ser responsável pela preparação de lanches ou pequenas refeições. No final da refeição, terá de proceder à higienização do espaço.

 

Função 2 – Higiene Pessoal

O ajudante de lar tem de se certificar que as pessoas a seu cuidado têm uma higiene pessoal impecável. Este é um fator determinante para a sua saúde e para o seu bem-estar. O ajudante de lar pode dar auxilio durante o banho, durante a escovagem dos dentes, ao fazer a barba e pentear, e até durante a escolha do vestuário.

 

Função 3 – Saúde

Numa idade mais avançada, os utentes do lar, muitas vezes não têm autonomia para tomar conta da sua medicação. Este cuidado do ajudante de lar, sempre sob supervisão e orientação da equipa de enfermagem/médica, é importantíssimo para a saúde das pessoas. Sabendo que, muitas vezes, os idosos querem contrariar a sua medicação, é fundamental que o ajudante de lar tenha o máximo cuidado e atenção nesta vertente.

 

Função 4 – Higienização

A higienização dos espaços também é responsabilidade do ajudante de lar. Ter todos os cuidados com os quartos, com as casas de banho e com os espaços partilhados, proporciona uma melhor qualidade de vida aos utentes do lar.

 

Função 5 – Bem-estar emocional

Numa idade mais avançada, todos os elementos relacionados com o foro emocional são fundamentais para o bem-estar. Ter alguém com quem falar, ter algo que fazer, ter a possibilidade de viver uma vida com um cariz social.

 

Conheça os Formandos Master D

 

Os conteúdos da escola estão muito bem divididos. Estão sem dúvida de acordo com a realidade laboral. É aquilo que se faz na prática. E depois é o acompanhamento que fazem que é fantástico.

Conheça os Cursos Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: