Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O Que é a Agricultura de Precisão?

  • A inovação tecnológica e a inteligência artificial têm permitido incríveis avanços no setor agrícola e na chamada Agricultura de Precisão.
  • Já pensou em começar a sua carreira nesta área? Conheça os cursos de agricultura e espaços verdes Master D!
Agricultura de precisão

O que é a Agricultura de Precisão?

O cerne do que é a Agricultura de Precisão define-se pela seguinte expressão: “Recolha e análise de dados”.

Este tipo de agricultura apoia-se na tecnologia e inteligência artificial para recolher informação acerca das culturas agrícolas e delinear uma série de estratégias para que se consiga produzir mais com o mínimo de gastos e de impacto ambiental.

A partir da recolha de informação detalhada acerca da área de cultivo, das características do solo e de infestações e pragas, é possível escolher a melhor espécie a cultivar, saber a melhor forma de o fazer e combater doenças de forma certeira. Além do mais, ao saber a quantidade certa de água, de fertilizantes e outros agrotóxicos é possível medir o impacto ambiental e tentar reduzi-lo ao máximo.

Desta forma, compreender todas as variáveis de uma área de cultivo irá converter-se em estratégias concretas para que uma cultura cresça de forma saudável e a colheita seja mais quantitativa e qualitativamente rentável.

Além destas estratégias, a automação agrícola é também uma grande parte do que é a Agricultura de Precisão. Adubos e agrotóxicos são doseados de forma a não contaminarem os solos, a água é distribuída com o mínimo de desperdício. É, essencialmente, por esta razão que a Agricultura de Precisão é considerada a forma mais sustentável de agricultura, tanto a nível ambiental como a nível dos custos de produção.

Quanto à rentabilidade dos cultivos, monitorizar e analisar uma dada cultura permite aos gestores agrícolas medir a produtividade ao longo do tempo e ter uma noção mais acertada dos seus lucros.

Para que tudo isto possa ser uma realidade, os produtores que implementam estratégias Agricultura de Precisão utilizam tecnologia avançada e ferramentas com inteligência artificial, como:

  • Drones, para monitorizar pragas e quaisquer outros contratempos a ser corrigidos;
  • Sensores, para que se acompanhe o crescimento das culturas e monitorize pragas;
  • Semeadores automáticos, que apenas semeiam onde é mais rentável;
  • Distribuidores de fertilizantes, alguns em piloto automático;
  • Monitores de colheita, para acompanhar o processo e a rentabilidade de uma dada cultura.
     

Cursos de Agricultura e Espaços Verdes

Vantagens e Desvantagens da Agricultura de Precisão

Tal como todas as outras formas de Gestão Agrícola, a Agricultura de Precisão tem os seus prós e contras. Se, por um lado, é das formas de gestão mais rentáveis e sustentáveis, por outro, é também das que necessitam de mais investimento financeiro para que seja implementada.

 

Vantagens da Agricultura de Precisão:

Como dito acima, a Agricultura de Precisão traz inúmeras vantagens aos produtores, especialmente por ser possível aumentar a produção sem ser preciso recorrer à Agricultura Intensiva. Estas vantagens passam por:

  • Uniformização dos processos;
  • Diminuição dos custos de operação
  • Exatidão na irrigação e aplicação de agrotóxicos;
  • Redução da margem de erro e do desperdício;
  • Diminuição do impacto ambiental;
  • Previsão de produtividade mensal / anual;
  • Aumento do rendimento nas colheitas;
  • Aumento da produtividade;
  • Monitorização de stocks;
  • Aumento dos lucros financeiros.

 

Desvantagens da Agricultura de Precisão

Por muito notável que a Agricultura de Precisão pareça, existem desvantagens e obstáculos na sua aplicação, tais como:

  • Alto custo de implementação das ferramentas tecnológicas;
  • Falta de mão de obra qualificada para operarem a maquinaria e fazerem uma correta análise de dados.

 

vantagens da agricultura de precisão

Agricultura de Precisão em Portugal

A Agricultura de Precisão tal como a Agricultura Biológica, estão a dar os seus primeiros passos em Portugal.

Na Lezíria Ribatejana, por exemplo, foi dinamizado um ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz e os resultados foram notáveis. O consumo de água foi cortado para apenas metade, sendo que o desenvolvimento culturas se manteve com uma qualidade e quantidade semelhantes.

Além disto, algumas tecnologias utilizadas nesta forma de produção agrícola já se disseminaram e existem cada vez mais produtores que fazem uso de tratores com auto guiamento, de sensores geoelétricos, de drones para monitorização das culturas e sensores que delineiam características do solo.

Contudo, não são apenas os gestores agrícolas que investem na Agricultura de Precisão. O Governo português anunciou que, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, iria apoiar esta forma de gestão agrícola com 24,5 milhões de euros.

 

Trabalhar na área agrícola em Portugal

A agricultura sempre teve um impacto cultural significante em Portugal.

Anteriormente considerado como um dos principais meios de subsistência, a agricultura em Portugal ainda oferece emprego e oportunidades de desenvolvimento para muitos profissionais qualificados.

Gostaria de trabalhar na área?

Os cursos de Agricultura e Espaços Verdes da Master D preparam-no para o mercado de trabalho e ajudam-no na conquista de uma primeira oportunidade com a bolsa de emprego e bolsa de estágio!

O curso de agricultura biológica e sustentável preparam o formando para desenvolver a sua atividade enquanto agricultor em modo de produção biológico, responsável de negócio, responsável de produção e aprovisionamento de uma exploração agrícola e empreendedor na área da agricultura biológica.

O curso de gestão agrícola prepara o formando para desenvolver a sua atividade profissional enquanto gestores agrícolas, responsáveis de exploração agrícola, responsável de produção e aprovisionamento de uma exploração agrícola ou como empreendedor na área agrícola.

 

Não perca a oportunidade de começar uma carreira ligada à produção agrícola com os cursos Master D!

Cursos de Agricultura e Espaços Verdes

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: