Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

A importância das relações públicas - o que são e quais as funções

A importância das Relações Públicas

Relações Públicas

Qualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida já ouviu certamente o termo “Relações Públicas”. Para alguém que não está, de todo, na área da comunicação este termo pode ser facilmente associado aos “rp’s” de discoteca ou até às figuras públicas que aparecem nas festas para chamarem mais consumidores. A grande verdade é que estas duas figuras não reflectem o real profissional de relações públicas. Estes profissionais têm muitas mais competências comunicacionais que se possa imaginar. Mas então… Qual é mesmo a importância das Relações Públicas?   

O que são as relações públicas?

Tal como já se subentendeu no parágrafo acima, estes cargos estão ligados à comunicação. Neste caso, os profissionais de relações públicas fazem a ponte entre empresas, instituições e associações e o indivíduo. Esta é a grande importância das relações públicas. Sem estes profissionais muitas empresas não conseguiriam fazer parcerias, angariar novos clientes e até apresentar uma nova imagem pública. No entanto, é impossível imaginar a existência das Relações Públicas sem nenhum casamento com outras áreas. Numa relação poliamorosa estas andam lado a lado com o marketing, com o jornalismo e com outras áreas empresariais.

três profissionais de relações públicas

As estratégias comunicacionais de relações públicas andam de mãos dadas com as estratégias de marketing. As primeiras são indispensáveis para que as segundas funcionem e vice-versa. Também com os meios de comunicação social o trabalho dos relações públicas é fundamental. São eles que fazem com que um determinado evento seja notícia e, deste modo, conseguir um maior número de possíveis clientes.  

O que fazem, os profissionais de Relações Públicas?

A importância das Relações Públicas é tão vasta que a listas das funções destes profissionais podia não ter fim. O papel dos profissionais de relações públicas é activo, ou seja, são eles que dão a cara e vão para o “terreno”. Ao longo dos anos de trabalho na área, os relações públicas vão construindo a sua própria base de contactos, permitindo-lhes subir na carreira. É da responsabilidade do relações públicas defender sempre o ponto de vista do seu cliente. Vejamos as funções mais comuns:
  • Assessoria: ou seja, estar em contacto com várias empresas, tentando arranjar estratégias comunicacionais para cada uma delas e de acordo que esses clientes pretendam.
  • Planificação de programas de acção, assim como, tratar da execução dos mesmo.
  • Desenvolvimento de acontecimentos especiais, tais como congressos, feiras, entre outros.

Conheça o Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing da Master D 

curso de relações públicas

11 respostas a A importância das relações públicas - o que são e quais as funções

24 de agosto del 2020

Quero mais informações sobre o concurso de relações públicas.

responder
31 de Agosto de 2020

Estimado Joaquim, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/34QfvU7

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
07 de junio del 2019

Esse material ajudou a entender mas sobre o assunto gostaria de receber mas material pelo meu e-mail.

responder
18 de Junho de 2019

Olá, Denise!
Somos uma empresa de formação e os nossos artigos são meramente informativos. Caso seja nossa formanda, poderá entrar em contacto com o seu e-tutor através do Campus Virtual.
Se pretender especializar-se na área dos Eventos, Relações Públicas e Marketing pode preencher o formulário de contacto aqui: https://bit.ly/2XoSoNf
Em alternativa, poderá enviar os seus dados para cursos@masterd.pt e entraremos em contacto.
Atenciosamente,
Master D

Responder
22 de mayo del 2018

gostei bastante

responder
28 de febrero del 2018

bom dia gostei do material so novo no curso e gostaria de receber mais matérial para o meu aprendizado.

responder
28 de Fevereiro de 2018

Bom dia Celso,

Ficamos felizes pelo material entregue ter sido vantajoso para si. Quanto a receber mais material, terá que falar directamente com as suas preparadoras e e-tutora. Apenas estes técnicos de formação podem gerir o seu percurso.

Atentamente,
Master D

Responder
05 de Maio de 2019

As relacoes publicas a juda muito a empresa ter uma imagem fqvoravel diante da sociedade

Responder
07 de Maio de 2019

Olá, Lucrencia!

Exatamente! São fundamentais para uma imagem positiva da organização. Por outro lado, são um importante veículo para construção de boas relações entre a empresa e os seus públicos.
Gosta desta área? Consulte a nossa formação em Eventos, Relações Públicas e Marketing aqui: https://www.masterd.pt/curso-eventos-relacoes-publicas-marketing.html
Atenciosamente,
Master D

Responder
01 de noviembre del 2017

encontrei um pouco do que precisava para estar devidamente esclarecido

responder
15 de Novembro de 2017

Ainda bem Sr António

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: