Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

5 Truques de decoração para fazer uma sala parecer maior

Tem uma sala pequena e quer decorá-la de forma a dar uma sensação de maior espaço sem descurar o conforto e a harmonia? Conheça algumas dicas Master D que o ajudarão a resolver o seu problema!
Truques para decorar sala pequena

Tornar um espaço agradável requer atenção ao detalhe, ao equilíbrio entre o espaço disponível e os elementos essenciais que vão permitir que tudo se complemente harmoniosamente. Parece fácil, mas é, por vezes, desafiante. Os espaços menores têm de ser bem pensados e a prática na decoração de interiores e experiência também ajudam.

Antes de ganhar a experiência é um bom investimento considerar frequentar um curso de Decoração de Interiores para quem já gosta deste sector e gostaria de trabalhar na área. Um curso para se tornar um profissional ajuda o futuro decorador a decifrar os espaços e ganhar experiência para se lançar no mundo da decoração.

Por exemplo, se tiver um espaço pequeno, como uma sala, o que pode fazer para lhe dar uma sensação de maior espaço sem descurar o conforto e a harmonia? Vejamos algumas opções simples e que resultam.

Como decorar sala pequena

Como decorar uma sala pequena

  • Cores
Optar pela cor branca, por cores claras ou cores pastel nas peças de mobiliário de maior dimensão confere ao espaço não só uma maior leveza, mas também uma maior amplitude. Depois, pode colocar apontamentos menores como almofadas, mantas, molduras com cores mais fortes ou padrões mais marcantes.
 
  • Menos é mais
Colocar apenas alguns apontamentos na parede, quer sejam quadros, pequenas esculturas ou peças de cerâmica. Tudo com conta peso e medida, pois, neste caso, menos é mais.
 
Apostar em peças marcantes e com presença ajuda a conferir ao espaço a personalidade que quer dar ao mesmo e ainda possibilita transmitir uma imagem equilibrada e suficientemente preenchida sem se tornar pesada.
 
  • Mobiliário

É importante que a mobília seja proporcional ao espaço onde é colocada. Uma cómoda alta e retangular numa sala estreita e pequena absorve grande parte do espaço de a usufruir bem como pode dificultar a circulação.

Assim, colocar peças que sejam pequenas em relação ao espaço onde vão ser colocadas, que permitam circular e desfrutar da imagem que as mesmas proporcionam ao espaço.

Por outro lado, optar por mobiliário mais próximo do chão, que seja baixo ou com pernas mais curtas também confere uma maior leveza e abertura à sala.

 

  • Espelhos

Colocar espelhos a uma altura que permita, a quem circula no espaço, usufruir dos reflexos do espelho ajuda a obter uma sensação de espaço maior. Pode também colocar o espelho numa das paredes fazendo um efeito de duplicação da área para quem olha e se encontra na sala.

 

  • Cortinados e tapetes

Outra forma de dar uma maior sensação de espaço à sala é através da escolha cuidadosa dos cortinados e dos tapetes que vai utilizar. Em relação aos cortinados, e como já referido anteriormente, é importante que tenha em atenção que os mesmos devem ter uma cor clara e leve.

Também devem permitir ver as janelas na íntegra, estando colocadas mais para os lados e permitindo assim a entrada de luz e uma melhor ligação ao exterior.

Os tapetes poderão ser evitados, principalmente se o chão for bonito, ou poderá optar por tapetes menores que permitam fazer um pequeno apontamento na sala, enquanto permitem ver o seu pavimento.

Esta combinação de um tapete mais pequeno que permita ver o chão da sala acaba por conferir mais conforto e leveza ao ambiente, o que irá contribuir também para a sensação de um espaço mais amplo.

--

Em resumo, para fazer uma sala parecer maior opte por tons sóbrios, de preferência claros, e organização consciente de todos os objetos de decoração colocados na sala e nas suas paredes. Seja rigoroso, averigue a intenção das peças que escolhe, bem como todo o mobiliário que vai estar presente. Em caso de dúvidas, menos será sempre mais.

Quer ir mais além e fazer da decoração a sua profissão? Vai precisar de gosto pela decoração, uma formação, alguns truques e uma aprendizagem no terreno. Conheça ainda 3 problemas que o curso de Decoração de Interiores da Master D ajuda a resolver e invista na sua profissão de sonho. 

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: