O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

Publicado em 2016-04-06

Para quem tenha uma vocação especial para trabalhar com crianças, a profissão de auxiliar de educação infantil poderá ser uma opção a considerar. Neste artigo abordamos algumas das possíveis funções associadas ao dia-a-dia destes profissionais.

Equipa de auxiliares de educação infantil num jardim de infância

Possíveis funções de um Auxiliar de Educação Infantil

1 – Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia.

2 – Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde.

3 – Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança.

4 – Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças, encaminhando para as unidades de saúde próprias, sempre que se justifique.

5 – Prevenir acidentes e socorrer a criança, de forma adequada em qualquer acidente infantil.

6 – Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social.

7 – Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças.

8 – Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível.

9 – Procurar os materiais e recursos tecnológicos úteis ao desenvolvimento de actividades adequadas às crianças.

10 – Promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças.

Auxiliar a brincar com uma criança

11 – Participar ativamente nas atividades de animação desenvolvidas pelos animadores, em contexto escolar e de tempos livres.

12 – Garantir a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social e com Necessidades Educativas Especiais.

13 – Participar proativamente nas instituições, como elemento da equipa educativa, assegurando a melhor atenção à criança e família.

14 – Apoiar os elementos da equipa educativa, nas suas tarefas, e dar resposta às necessidades das crianças e famílias, na ausência de cada elemento.

Os auxiliares de educação infantil podem trabalhar em diversos tipos de instituições, empresas e organizações, tanto públicas como privadas, tais como: jardins de infância, creches, associações de tempos livres, instituições de solidariedade social, entre outros.

Auxiliar de Educação Infantil

Aprenda a profissão de Auxiliar de Educação Infantil

Caso se identifique com esta profissão, queira aprender mais sobre as funções associadas, e sinta necessidade de uma formação, conheça o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master.D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *