Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

auxiliar de educação infantil

> Conheça o Curso de Auxiliar de Educação Infantil

Para quem tem uma vocação especial para trabalhar com crianças, a profissão de auxiliar de educação infantil poderá ser uma opção a considerar. Esta é uma área de extrema importância porque envolve o desenvolvimento, aprendizagem e o bem estar dos futuros adultos. 

Neste artigo abordamos algumas das possíveis funções associadas ao dia a dia destes profissionais. 

 

Conheça o Curso de Auxiliar de Educação

Possíveis funções de um Auxiliar de Educação Infantil

1 - Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia.

2 - Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde.

3 - Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança.

4 - Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças, encaminhando para as unidades de saúde próprias, sempre que se justifique.

5 - Prevenir acidentes e socorrer a criança, de forma adequada em qualquer acidente infantil.

6 - Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social.

7 - Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças.

8 - Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível.

9 - Procurar os materiais e recursos tecnológicos úteis ao desenvolvimento de actividades adequadas às crianças.

10 - Promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças.

11 - Participar ativamente nas atividades de animação desenvolvidas pelos animadores, em contexto escolar e de tempos livres.

12 - Garantir a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social e com Necessidades Educativas Especiais.

13 - Participar proativamente nas instituições, como elemento da equipa educativa, assegurando a melhor atenção à criança e família.

14 - Apoiar os elementos da equipa educativa, nas suas tarefas, e dar resposta às necessidades das crianças e famílias, na ausência de cada elemento.

Os auxiliares de educação infantil podem trabalhar em diversos tipos de instituições, empresas e organizações, tanto públicas como privadas, tais como: jardins de infância, creches, associações de tempos livres, instituições de solidariedade social, entre outros.

Auxiliar a brincar com uma criança

O que é a Educação Infantil?

A Educação Infantil e o trabalho do Auxiliar de educação infantil é cuidar das crianças desde que nascem até aos seus 12 anos de idade, promover o seu crescimento, desenvolvimento, a sua saúde e segurança.

Como trabalhar como Auxiliar de Educação Infantil

O Auxiliar de Educação Infantil tem um papel muito importante na vida das crianças. Na maneira como crescem, como aprendem, e como socializam entre si. Por isso, tanto pais como responsáveis de educação, dão a máxima importância às credenciais do auxiliar de ação educativa.

Pela nossa experiência, a melhor maneira de ganhar a confiança dos empregadores, é destacando-se com um certificado de formação enquanto auxiliar de educação infantil, como o certificado de formação Master D.

No curso Master D Auxiliar de Educação Infantil vai receber todo o conhecimento para o trabalho de apoio a crianças, desde que nascem até aos seus 12 anos, trabalho de cuidados a grupos de risco e trabalho com crianças com necessidades educativas especiais.

Fale Conosco 21 040 2440

Oportunidades de Emprego

Quando os formandos Master D terminam o curso de Auxiliar de Educação Infantil ficam aptos a desempenhar as funções de:

  • Auxiliares de Educação Infantil;
  • Auxiliares de Serviços Gerais;
  • Animadores Infantis;
  • Babysitters;
  • Monitores;
  • Ama;

 

Aprenda a profissão de Auxiliar de Educação Infantil

Caso se identifique com esta profissão, queira aprender mais sobre as funções associadas, e sinta necessidade de uma formação, conheça o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting e as Formações Online Master D!

 

 Auxiliar de Educação Infantil

36 respostas a O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

19 de febrero del 2022

Boa tarde, quais as tarefas de uma ajudante da educação e de uma auxiliar de educação?
Obrigado

responder
22 de Fevereiro de 2022

Olá, Filipa



Quando falamos de educação infantil, existem dois perfis principais: Educador(a) de Infância e Auxiliar de Educação. O Educador(a) de Infância, de forma simples, é o profissional pedagógico responsável pela orientação, avaliação, apoio e estímulo de crianças através de exercícios lúdicos e jogos. Para exercer esta profissão é necessário ter uma formação superior.



No caso do(a) Auxiliar de Educação, poderá optar por um curso de formação profissional e as suas tarefas estão descritas neste artigo. Este profissional não substitui o Educador(a), mas tem um papel também muito importante no bem-estar das crianças.



Se for do seu interesse, pode saber mais sobre o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D aqui: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html ou entrar em contacto connosco pelo email cursos@masterd.pt



Esperamos ter ajudado!



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
15 de febrero del 2022

Olá boa tarde , qual é a diferença entre uma auxiliar de acção educativa e técnica de acção educativa? Ou a diferença é apenas o nome ?

responder
17 de Fevereiro de 2022

Olá, Liliana



Somente o nome é diferente. No entanto, o termo "técnica" advém de formação do Quadro Nacional de Qualificações onde se verifica equivalência escolar. No caso de não ter esse termo trata-se, por norma, de um curso de formação profissional sem equivalência escolar. 



Se for do seu interesse, pode ainda saber mais sobre o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D aqui: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html



Atenciosamente,

Master D


Responder
23 de septiembre del 2021

Boa tarde uma pessoa com o curso profissional de Técnico de Apoio à Infância pode trabalhar em uma cerci?

responder
24 de Setembro de 2021

Olá, Vitória



O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D prepara-a para o trabalho de apoio a crianças, desde o nascimento até aos 12 anos, considerando também cuidados a grupos de risco e Necessidades Educativas Especiais. Com esta formação, poderá trabalhar em áreas e instituições tais como:




  • Área da Assistência social e de saúde (Instituições Particulares de Solidariedade Social-IPSS’s, cooperativas, Santas Casas da Misericórdia, hospitais, centros de reabilitação e de psicopedagogia).

  • Área dos tempos livres, férias e animação de festas (colónias de férias, empresas de animação de festas, ludotecas).

  • Área do apoio domiciliário e babysitting (IPSS’s, empresas privadas, particulares).

  • Instituições de educação infantil (creches, infantários, cooperativas de ensino, jardins-de-infância)



Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3fwWHMu



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
09 de enero del 2021

Pontualidade , Flexibilidade

responder
13 de Janeiro de 2021

Exatamente, Sara! 



Veja mais artigos da Master D relacionados com a área dos Cuidados Infantis e Geriátricos: https://www.masterd.pt/noticias/category/cuidados-infantis-geriatricos



Obrigado por acompanhar as nossas publicações.



Atenciosamente,



Master D


Responder
10 de diciembre del 2020

Bom dia, sou do Brasil, como faço para trabalhar como auxiliar de escola em Portugal?

responder
21 de Dezembro de 2020

Olá, Gislaine



Agradecemos o seu contacto. 



Está a morar em Portugal? A Master D tem disponível o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting. Veja mais informações acerca do curso aqui: https://bit.ly/3fwWHMu.



Se precisar de mais informações, estamos ao dispor através do email cursos@masterd.pt



Atenciosamente,



Master D 


Responder
04 de diciembre del 2020

Adoro crianças e bebés

responder
17 de Dezembro de 2020

Olá, Ana Sofia!



Gostava de trabalhar nesta área? Este curso tem a vantagem de poder ser feito nas modalidades distância (e-learning) ou semipresencial (b-learning). Conheça o nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting e estará apta a trabalhar com crianças desde o nascimento até aos 12 anos, considerando igualmente cuidados a grupos de risco e Necessidades Educativas Especiais. Clique aqui: https://bit.ly/3fwWHMu



Para mais informações, pode enviar-nos email para cursos@masterd.pt e temos todo o gosto em deixar todas as informações.



Ficamos à espera de notícias suas!



Master D


Responder
12 de junio del 2020

Boa tarde, sou iniciante em pedagogia e gostaria de uma oportunidade de poder dar andamento a essa profissão que adoro. Se for atendida fiquei grata. Obrigada
Roseli

responder
17 de Junho de 2020

Olá, Roseli



Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado na Master D!

Para participar nos nossos processos de selecção pode entrar em contacto diretamente com o nosso Departamento de Recursos Humanos. 

Para tal, basta aceder ao link que enviamos abaixo, preencher o formulário e anexar o seu CV.

Clique aqui: https://www.masterd.pt/recursos-humanos.html 



Desejamos um excelente dia e boa sorte! 



Obrigada,

MASTER D


Responder
30 de junio del 2018

Boa tarde ! Gostaria de dar início a minha carreira trabalhando na educação infantil.Qual curso devo me arriscar primeiro.Me ajudem .Obrigada :)

responder
09 de Julho de 2018

Olá Isabelle,

O nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting pode ser o primeiro passo para começar uma carreira nesta área. Caso queira receber mais informações, pedimos-lhe que preencha o formulário na página do curso (https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html) ou que envie e-mail para cursos@masterd.pt

Responder
22 de febrero del 2018

ola gostaria de fazer parte dessa equipe,porque mexo com criancas ha 10 anos em escolinha de igreja como faco para fazer inscricao.

responder
15 de Março de 2018

boa tarde
Meu nome e Isabel vieira
tenho 44 anos e moro em Uruguaiana RS
Já trabalhei com criança de 0 a 7 anos gosto muito de criança quero saber para trabalhar como auxiliar de escolinha infantil preciso ter faculdade.

Responder
01 de febrero del 2018

Eu trabalho num infantário a mais de 20 anos e a 10 anos tiraram me das salas e meteram me a fazer limpezas e preparação de lanches sem me darem um motivo. E como infelizmente sabem que preciso de trabalho eu tenho me mantido calada mas muito infeliz até mesmo para a minha sanidade mental o que posso fazer só tenho o 9º ano e 40 anos

responder
26 de Fevereiro de 2018

Eu tenho 23 anos, e estou confusa, acho que escolhi a faculdade errada, já me formei. Vou tentar ser empresária, tenho medo de chegar na sua idade, aos 40 e ter o meu negócio falido e não ter uma profissão que goste.

Responder
22 de enero del 2018

Gostaria de saber qual o valor? Ou se é grátis pois não há essa informação.

responder
23 de Janeiro de 2018

Olá Ana Sabrina,

Os cursos da Master D não são financiados, contudo, existem facilidades de pagamento.
Para ter mais informações sobre este e/ou outros assuntos, pedimos que preencha o formulário na página do curso que pretende: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html

Atentamente,
Master D

Responder
21 de enero del 2018

Eu faço o curso de pedagogia já terminei Tô só fazendo uma Dependência em psicologia infantil esse semestre e gostaria de trabalhar mas dentro de uma residência não numa creche com crianças não come Babá e assim auxiliar a criança na leitura Brincadeira levar o pátio da comida e colocar ela para dormir mas eu só tenho tempo disponível de mais ou menos 5 horas porque eu faço estágio ainda esse semestre e estudo à noite o estágio são 4 horas que eu faço então eu tenho tempo da tarde que o estágio pela manhã não sei se vai trocar como faço para me inscrever precisa de curso eu como pedagoga queria saber se você tem vagas para tá atuando e aonde eu encontro as vagas e qual o salário meu telefone watzap 99595-0698
van_borges5@yahoo.com.br marymattos@gmail.com.

responder
22 de Janeiro de 2018

Olá Vânia!

Envie-nos um e-mail para cursos@masterd.pt, explicando a sua situação e receberá uma resposta da nossa parte.

Atentamente,
Master D

Responder
19 de diciembre del 2017

É fundamental,trabalhar, gostade Enfermagemr de lidar com crianças,orientando,ouvindo-as,conhecendo suas, habilidades ajudando no ensino,alimentação,na higiene pessoal.muita das vëzes os Pais não tëm este tempo e as vëzes muita paciëncia pois a cada dia as crianças nos supreendem.estou participando de um concurso para Auxiliar de Educação hoje já tenho formação como Auxiliar de Enfermagem estou no 4.módulo de Técnico de Enfermagem acredito sim uma nova experiëncia em minha vida aos 54 anos.obrigado pelo espaço de comentar.

responder
24 de noviembre del 2017

O profissional deve auxiliar o professor com o cuidado dos materiais pedagógicos; observar a manutenção dos equipamentos; ser responsável pela limpeza de brinquedos e equipamentos; participar dos cuidados relacionados à alimentação, higiene educação, cultura e etc; ajudar as crianças nas refeições; e participar de todas as atividades propostas pela escola.

responder
02 de Setembro de 2018

terminei o ensino medio recentemente e gostaria de sabe se e´ necessario ter a formado na area para atuar no mercado de trabalho?

Responder
02 de Setembro de 2018

formação*

Responder
18 de agosto del 2017

gostaria de me aperfeiçoar em como preparar criança para socidade

responder
21 de Agosto de 2017

Bom dia Elizabete,

Para saber como se pode inscrever no nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil terá que preencher o formulário que se encontra na página desse curso. Após obtermos os seus dados, a Elizabete irá ser contactada por um dos nosso técnicos responsáveis.

Atentamente
Master D

Responder
11 de Agosto de 2018

Sim

Responder
18 de agosto del 2017

gostar de criança quem não gosta? de criança quem nao gosta de ver um sorriso puro e feliz, mas vc ajudar preparar um cidadão é muito gratificante vermos preparar pessoas para o futuro ....

responder
21 de Abril de 2019

sim, As crianças são nosso futuro

Responder
22 de Abril de 2019

Exatamente, Dayane!

Responder
29 de Outubro de 2019

Já pensei assim, porém hoje muitas crianças estão ameaçadas de não terem um bom futuro.
Hoje vemos muitos crianças agredindo os professores, e a família ainda ser a favor da criança.

Responder
31 de Outubro de 2019

Olá, Regina!
Por isso é tão importante formar bons profissionais que realmente gostem do trabalho junto das crianças. Elas serão os adultos de amanhã. O que lhe parece?
Fique atento aos nossos artigos nesta área!
Atenciosamente,
Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: