BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado laboral com
a Master.D
BOLSA DE EMPREGO
Acesso à nossa Bolsa de Emprego
GRÁTIS
CAMPUS VIRTUAL
Learnnity: a sua comunidade de
aprendizagem
TUTOR ESPECIALIZADO
Técnico especialista na área
Com o curso de Decoração de Interiores, os formandos desenvolverão competências para pensar e projetar espaços, com critério e adequados à função para a qual foram idealizados com um elevado sentido estético.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
Torne-se num profissional qualificado para o trabalho em decoração de interiores.
Pensar é criar no nosso pensamento!
Inicialmente começámos por habitar as cavernas, o Homem procurava proteção. Aos poucos, começou a ser sedentário e sentiu necessidade de construir um abrigo mais permanente com soluções construtivas primárias, mas que lhe atribuíam uma maior qualidade espacial. A procura de conforto e luz.
Com a evolução do pensamento e dos métodos construtivos, gerou-se aos poucos o conceito de lar.
Hoje em dia somos cada vez mais exigentes com os espaços que habitamos, a nível estético e funcional. O bom não chega; exigimos espaços personalizados, com uma estética criteriosa. Todos nós sabemos aquilo que nos identifica e de que gostamos nos espaços que habitamos no nosso lar, no entanto, mantemos o mesmo nível de exigência nos espaços que frequentamos, quer seja em lazer ou em trabalho.
Por consequência, atualmente, com a elevada concorrência no setor comercial, os espaços comerciais procuram afirmar-se através de elementos diferenciadores, apostando em designs apelativos e estimulantes de forma a obter melhores resultados comerciais, aumentar a satisfação dos clientes e criar uma experiência única de compra.
Desta forma, para além do curso de Decoração de Interiores, a Master D disponibiliza o curso Avançado em Decoração de Interiores, Visual Merchadising e Vitrinismo que prepara os formandos para intervirem como decoradores de interiores, quer de espaços habitacionais, quer de espaços comerciais.
Nos dias de hoje, a flexibilidade de competências é uma ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho. Com o curso Avançado em Decoração de Interiores, Visual Merchadising e Vitrinismo, ficará capacitado para dar respostas às várias valências do uso do espaço, contribuindo para o bem-estar das habitações, mas também promovendo e potenciando as vendas dos espaços de comércio.
Com a dinâmica constante do mercado imobiliário, transversal aos diversos tipos de uso, cabe ao decorador de interiores marcar a diferença nos espaços, tornar um espaço único e lutar contra a “fast food” decorativa. O curso de Decoração de Interiores Master D dá-lhe esta capacidade!
Trabalhar a ideia será um elemento chave. Se o espaço é branco ou cinzento, luminoso ou escuro, no estilo A ou B, é relativo… o importante é a ideia e onde se deve investir mais tempo. A restante parte será a concretização da mesma. “…a ideia como base necessária de qualquer criação.” (Alberto Campo Baeza, A ideia construída, 2009).
Poderá optar por realizar a sua formação nas seguintes modalidades:
A decoração de interiores é a atividade de criar espaços que combinam estética e funcionalidade – espaços com uma estética própria, que traga as sensações e a harmonia desejada, e a funcionalidade para que o espaço consiga desempenhar o seu objetivo.
Módulo I – Introdução à decoração
Enquadramento da profissão de decorador de interiores, percurso pela história da Arte e a sua influência nos diferentes estilos e tendências na decoração.
Módulo II – Espaço e desenho
Compreensão de espaço, das principais tipologias e dos factores que o influenciam a sua utilização. Processo de design, as suas fases e princípios básicos da decoração. Durante este módulo irá ter o primeiro contacto com o software AutoCAD e praticar com os elementos base do desenho técnico.
Módulo III – Interiores e conforto
Caracterização da composição de um edifício, bem como as suas componentes de segurança, tecnologia e de conforto interior. Desenvolva as competências práticas para realizar modificações de projetos e para trabalhar com layers e linhas.
Módulo IV – Composição do espaço
Compreenda conceitos de iluminação e acústica. Introdução aos materiais base de revestimentos e as características do mobiliário e a sua história. Ao longo deste módulo irá ter a oportunidade de realizar casos práticos relacionados com desenho técnico, medições e a construção de um mapa de quantidades.
Módulo V – Tipologias de espaço
Conheça as características e desenvolva conhecimentos sobre os princípios intervenção em espaços habitacionais, comerciais e de escritórios. Pratique estimativas de projecto e retracte o seu processo criativo numa memória descritiva e justificativa.
Módulo VI – Etapas para a criação de projetos
Organização, gestão e formalização de um projecto de interiores. Trabalhar a comunicação, apresentando a sua ideia através da criação de um Conceptboard.
Possíveis saídas profissionais do curso de Decoração de Interiores:
Entidades empregadoras:
Funções:
Caso optem pelo curso Avançado em Decoração de Interiores, Vitrinismo e Visual Merchandising, os formandos poderão ainda enveredar pelas seguintes saídas profissionais:
No âmbito destas atividades, poderão desempenhar várias funções, nomeadamente:
Poderão desenvolver a sua atividade profissional em várias entidades empregadoras:
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
Decoração ou Design de Interiores, o que os torna diferentes?
O Design de Interiores e a Decoração de Interiores são duas atividades complementares ao trabalho de arquitetura. Poderá mesmo dizer-se que ambas complementam a Arquitetura do espaço, conferindo individualidade à habitabilidade.
O Arquiteto é o profissional que define o espaço, dando resposta a um programa funcional e enquadrando-o numa realidade regulamentar e estética. Por regra, é sob este que quer o Designer de Interiores, quer o Decorador de Interiores intervêm. Se o arquiteto nos dá um enquadramento regulamentar e estético de um programa de projeto funcional e estético o designer de interiores deverá contribuir e aliar o carácter do projeto de arquitetura com o do cliente, trabalhando em comum e auxiliar nas escolhas das cores, texturas e nos materiais utilizados para definir um fundo que depois irá ser complementado pela decoração de interiores que vai até ao mais ínfimo detalhe, para uma harmonização do projeto em um todo.
Ambos têm liberdade e o dever de pensar o espaço e definir uma nova realidade para o mesmo, sem que tenham que os modificar estruturalmente, aplicando um sentido estético e criativo apurado, sem nunca descorar a parte funcional do mesmo. A sua prática inclui uma rigorosa avaliação das necessidades, dando uma resposta criativa aos problemas levantados, programando as suas ações desenvolvendo elementos gráficos que comuniquem as suas ideias e intenções para o cliente.
Poderemos afirmar que o enquadramento de intervenção num espaço, entre estes dois profissionais é semelhante, não existindo limites profissionais ou regulamentares na abrangência do seu trabalho.
A sua génese e formação, podem ter bases diferenciadas, com um maior apuramento técnico, conceção construtiva dos espaços, mas com uma área de intervenção sobre o espaço muito similar.
Embora seja um trabalho transversal, cabe a cada um dos profissionais a capacidade de conhecer a longitude dos seus conhecimentos técnicos e em caso disso, trabalhar em equipa.
Quais são as saídas profissionais com o curso de Decoração de Interiores?
O Curso de Decoração de Interiores prepara os formandos para desenvolverem a sua atividade profissional enquanto:
- Decorador de Interiores;
- Consultor em Decoração de Interiores;
- Assessor de Espaços Comerciais e de Hotelaria/ Restauração;
- Vitrinista
No final do curso, os formandos terão acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio da Master D, que poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de emprego.
É possível realizar o curso em modelo pós-laboral?
Na Master D acreditamos que os melhores resultados vêm quando damos a máxima liberdade aos formandos. Poderá realizar o curso de decoração de interiores em modelo pós-laboral, ou de acordo com a sua disponibilidade.
Poderá ter acesso a todas as aulas através dos seus dispositivos digitais, irá optar sobre quando ter as aulas e irá ter a oportunidade de avançar ao seu ritmo.
Existem oportunidades de emprego na área da decoração de interiores?
Sim!
Enquanto consumidores, estamos cada vez mais exigentes em relação aos espaços que habitamos e frequentamos. Zonas comerciais têm maior probabilidade de sucesso quando têm um design e uma decoração diferenciadora; proprietários de habitações querem uma decoração única e personalizada para ir de encontro aos seus ideais.
Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, existem excelentes oportunidades de emprego na área de decoração de interiores. O Curso de Decoração de Interiores prepara os formandos para desenvolverem a sua atividade profissional enquanto: Decorador de interiores, Consultor em decoração de interiores, Assessor de espaços comerciais e Vitrinistas!
Onde poderei realizar a formação em Decoração de Interiores?
O curso de Decoração de Interiores poderá ser realizado em 2 modalidades:
- Modalidade E-Learning – Curso de Decoração de Interiores Online;
- Modalidade B-Learning – Curso de Decoração de Interiores em Lisboa, no Porto, em Faro ou Coimbra Semipresencial
Quais as temáticas do Curso de Decoração de Interiores?
O curso de Decoração de Interiores tem como objetivo preparar profissionais qualificados para desempenharem funções no âmbito da decoração de interiores. E ainda:
- Compreender a História e os Estilos;
- Conhecer técnicas para análise de espaços;
- Adquirir sentido crítico;
- Desenvolver estratégias para acompanhar as tendências;
- Desenvolver técnicas para definir programas de intervenção ajustados;
- Reconhecer a importância do trabalho em equipa, nesta área;
- Aprender a gerir orçamentos;
- Saber comunicar ideias;
- Perceber as diferenças entre Desenho Artístico e Desenho Técnico;
- Adquirir conhecimentos base de AutoCAD;
- Aplicar técnicas de medição e de cálculo de estimativas;
- Adquirir ferramentas para conceber, formalizar um projeto e acompanhar a sua execução;
- Distinguir diferentes materiais e respetiva aplicação;
- Desenvolver técnicas de representação gráfica.
O curso Avançado em Decoração de Interiores, Vitrinismo e Visual Merchandising tem como objetivo preparar profissionais qualificados para desempenharem funções no âmbito da decoração de interiores. E ainda:
- Compreender a História e os Estilos;
- Compreender a evolução do século XX e XXI da História do visual merchandising e do vitrinismo;
- Conhecer as tendências mais atuais desta vertente do design;
- Conhecer técnicas para análise de espaços habitacionais e espaços comerciais;
- Adquirir sentido crítico;
- Desenvolver estratégias para acompanhar as tendências;
- Aplicar técnicas e estratégias que valorizem produtos, marcas e o próprio espaço comercial para atrair clientes e atingir os melhores resultados comerciais;
- Desenvolver técnicas para definir programas de intervenção ajustados;
- Reconhecer a importância do trabalho em equipa, nesta área;
- Aprender a gerir orçamentos;
- Saber comunicar ideias;
- Perceber as diferenças entre desenho artístico e desenho técnico;
- Adquirir conhecimentos base de AutoCAD;
- Aplicar técnicas de medição e de cálculo de estimativas;
- Adquirir ferramentas para conceber, formalizar um projeto e acompanhar a sua execução;
- Distinguir diferentes materiais e respetiva aplicação;
- Desenvolver técnicas de representação gráfica.
Obtenha informações sem compromisso