Apresentação
O curso de Visual Merchandising e Vitrinismo proporciona aos formandos competências essenciais para atuar profissionalmente, tanto num pequeno espaço comercial, de comércio tradicional, como num stand ou numa feira.
“Torne-se num profissional preparado para criar ideias e espaços e captar a atenção e o interesse do cliente, a sua vontade de experimentar aquele produto e potenciar a sua satisfação. .
Atualmente, com a elevada concorrência no setor, os espaços comerciais procuram afirmar-se através de elementos diferenciadores, apostando em designs apelativos e estimulantes de forma a obter melhores resultados comerciais, aumentar a satisfação dos clientes e criar uma experiência única de compra.
Deste modo, o setor da conceção do espaço comercial requer cada vez mais profissionais qualificados, capazes de acompanharem as tendências de espaços comerciais e que respondam eficazmente aos diversos estímulos e à elevada oferta comercial existente.
Torne-se num profissional preparado para criar ideias e espaços e captar a atenção e o interesse do cliente, a sua vontade de experimentar aquele produto e potenciar a sua satisfação.
Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo com especialização em Personal Shopper
Caso também tenha interesse na área de Personal Shopper e gostasse de complementar a sua formação, poderá inscrever-se no curso de Visual Merchandising e Vitrinismo com especialização em Personal Shopper. Esta formação permite a aquisição de conhecimentos tanto no âmbito do visual merchandising como em personal shopper.
Curso Avançado de Decoração de Interiores, Visual Merchadising e Vitrinismo
Se a sua paixão por decoração vai além dos espaços comerciais, a Master D disponibiliza também o curso Avançado de Decoração de Interiores, Visual Merchadising e Vitrinismo, que prepara futuros profissionais na área da decoração de interiores, dotando-os de competências para conceberem espaços com identidade própria.
No final do curso, os formandos poderão ter a oportunidade de se candidatar a um estágio formativo através do nosso serviço de inserção laboral.

Modalidades do Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo
- Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo Online: modalidade e-learning;
- Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo em Lisboa, no Porto, em Faro, em Braga e em Coimbra: modalidade b-learning.
Objetivos do curso de Visual Merchandising e Vitrinismo
O curso de Vitrinismo e Visual Merchandising tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimentos e de competências técnicas que os tornem capazes de realizar o projeto de um espaço comercial ou de desenvolver o design de um stand de feiras, projetando e promovendo uma determinada marca.
Ao longo da formação de Visual Merchandising e Vitrinismo pretendemos que os formandos alcancem ainda os seguintes objetivos:
- Compreender a evolução, nos séculos XX e XXI, da História do visual merchandising e do vitrinismo.
- Conhecer as tendências mais atuais desta vertente do design.
- Compreender a conceção de um espaço comercial, de forma a criar uma identidade comercial própria e única da imagem da marca.
- Aplicar técnicas e estratégias que valorizem produtos, marcas e o próprio espaço comercial para atrair clientes e atingir os melhores resultados comerciais.
- Compreender e desenvolver técnicas gráficas e de realização de projetos de visual merchandising.
- Saber selecionar materiais, texturas, cores, mobiliário específico, entre tantas outras possibilidades criativas.
- Conceber projetos de decoração, tendo em consideração toda a parte criativa e gráfica de um projeto, até à seleção dos materiais e elementos decorativos.
Conteúdos Programáticos
Módulo I - Visual Merchandising
Módulo II - Vitrinismo
Módulo III - Projetar a Loja
Módulo IV - Loja – Espaço Físico, Espacial e Promotor de Produto
Módulo V - Conhecer a Loja e Produto
Módulo VIII - Representação Gráfica
Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Softwares utilizados no Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo
No decorrer do curso de Visual Merchandising e Vitrinismo terá acesso às licenças para acesso aos seguintes softwares:
- AutoCAD
- SkechtUp
- Enscape
Com estas licenças poderá explorar os softwares abordados ao longo da formação, realizar exercícios e atividades avaliativas.

Saídas Profissionais em Visual Merchandising e Vitrinismo
Após concluírem o curso de Visual Merchandising e Vitrinismo, os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:
- Decorador de espaços comerciais.
- Visual merchandiser.
- Vitrinista.
- Freelancer como visual merchandiser.
Funções a Desenvolver
Com o Curso de Vitrinismo e Visual Merchandising, os formandos poderão desempenhar as funções de:
- Analisar espaços.
- Tirar medidas.
- Analisar e selecionar materiais, texturas, cores, mobiliário específico, elementos decorativos a aplicar no projeto de decoração.
- Promover a exposição de produtos.
- Elaborar e desenvolver projetos de decoração de espaços comerciais.
- Elaborar e desenvolver projetos de decoração de vitrinas.
Locais onde poderão desenvolver as atividades de Visual Merchandising e Vitrinismo:
- Gabinetes de arquitetura.
- Gabinetes de decoração.
- Departamentos/equipas de gestão e exploração comercial.
- Departamentos/equipas de trabalho de desenvolvimento de funções para lojas, espaços comerciais, criação de espaços público ou de eventos.
- Departamentos/equipas de design de grandes marcas de retalho.

Certificação


De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.

Perguntas Frequentes
Existem oportunidades profissionais na área do visual merchandising e vitrinismo?
Sim! Pela nossa experiência e pelos comentários de formandos que já terminaram o curso de visual merchandising e vitrinismo, existem bastantes oportunidades de emprego e de progressão de carreira nesta área.
A crescente competição que se sente no mercado retalhista faz com que cada vez mais marcas, grandes e pequenas, invistam na sua imagem e na imagem dos seus espaços como forma de diferenciação. Uma montra bem-apresentada traz possíveis clientes a uma loja sobre outra. A disposição e a decoração do espaço criam o desejo de compra e desenvolvem o branding da marca.
Durante o curso de visual merchandising e vitrinismo, os formandos terão acesso à bolsa de emprego que os avisará de novas oportunidades apresentadas por empresas parceiras Master D e à bolsa de estágio que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira experiência profissional!
Que Profissões podem ser desempenhadas com o Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo?
O Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo prepara os formandos para os desafios reais que irão enfrentar durante o seu percurso profissional. A formação consta de 6 Módulos grandes que são complementados com atividades práticas, webinares, workshops e Masterclasses:
Módulo I – Visual Merchandising
Módulo II – Vitrinismo
Módulo III – Projetar a loja
Módulo IV – Espaço físico, espacial e promotor de produto
Módulo V – Conhecer a loja e o produto
Módulo VI – Centros de exposição, stands e feiras
Projeto final
No final do curso, os formandos terão as capacidades para começarem e desenvolverem a sua atividade enquanto Decoradores de espaços comerciais, Visual merchandisers, Vitrinistas, ou Freelancers enquanto visual merchandisers.
Quais são as funções do Vitrinista?
O Vitrinista é um dos profissionais responsáveis pelas estratégias de branding na loja. É responsável por criar uma montra atrativa, que impulsione as vendas de momento, que traga possíveis clientes à loja, e que defina ou fortaleça a imagem de marca na mente dos potenciais consumidores. Esta é uma profissão de grande importância. Com o aumento da competição entre lojas e marcas que compartilham o mesmo espaço comercial (por exemplo um centro comercial ou uma feira), existe uma necessidade cada vez maior por diferenciação. A montra atrativa é o elemento chamativo que leva potenciais compradores a uma loja e não a outra.
Quais são as funções do Visual Merchandiser?
O Visual Merchandiser é o profissional responsável por trazer a imagem ideal de branding para a disposição da loja. É responsável por criar um ambiente atrativo que impulsione as vendas de momento e que reflita a imagem ideal da marca na mente dos consumidores. Os profissionais de Vitrinismo e de Visual Merchandising trabalham em conjunto para criar uma imagem coesa que traga o maior retorno para a marca. Estas são profissões complementares, muitas vezes desempenhadas pelo mesmo profissional.
Obtenha informações sem compromisso