Apresentação
O Curso de Técnico de Turismo visa preparar os formandos para desempenharem a sua atividade profissional no sector do turismo. É dirigido a futuros ou atuais profissionais da área do turismo, com ou sem experiência, que pretendam adquirir, melhorar ou aprofundar os seus conhecimentos e competências técnicas nesta área.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
O turismo é um dos motores económicos em Portugal. Trata-se de um sector estratégico para o país e pode proporcionar oportunidades de emprego a profissionais qualificados.
Com o Curso de Técnico de Turismo os formandos vão adquirir os conhecimentos essenciais para o desempenho desta profissão. São abordados temas como técnicas de venda, atendimento ao cliente, emissão de documentos e realização de reservas, entre outros.
Além do curso de Técnico de Turismo, a Master.D disponibiliza também o curso Avançado em Turismo, que prepara os formandos para o desempenho de funções, não só ao nível do atendimento ao cliente e da operativa interna do hotel, mas também da animação turística e organização de eventos, do marketing digital e da gestão do negócio.
No curso Avançado em Turismo os formandos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos do software Galileo, utilizado pelas centrais de reservas e agentes de viagens.
A metodologia da Master.D possibilita que os formandos realizem este curso ao seu ritmo e com o apoio de um e-Tutor especializado no sector do turismo.
Modalidades disponíveis:
- Curso Online (totalmente a distância);
- Curso Semipresencial;
- Formação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e todo o país: Peça mais informações.
Objetivos
- Perceber a evolução histórica do turismo.
- Adquirir um vasto conhecimento da geografia turística.
- Conhecer os aspetos a ter em consideração na comunicação e no atendimento ao cliente, com o objetivo de obter a sua satisfação.
- Conhecer as normas básicas para emitir documentos, usados numa agência de viagens, e para calcular preços e tarifas.
- Dominar os conceitos básicos da faturação de produtos turísticos.
- Adquirir as noções básicas de informática aplicada às agências de viagens.
- Conhecer o método de elaboração de viagens programadas, analisando os seus custos e determinando o melhor preço de venda.
- Adquirir conhecimentos para comercializar os produtos turísticos com recurso às tecnologias de informação, nomeadamente pela gestão de websites, redes sociais e comércio eletrónico.
- Conhecer a legislação vigente.
- Dominar o vocabulário básico de inglês para um melhor desempenho da sua atividade profissional.
Caso os formandos optem pelo curso Avançado em Turismo, os objetivos são:
- Compreender as características do setor da hotelaria, bem como as suas especificidades.
- Conhecer a estrutura e a organização funcional de uma receção de unidades hoteleiras e turísticas.
- Aprender a efetuar uma gestão correta de pedidos e sistemas de reserva.
- Identificar os serviços/procedimentos de gestão da informação e de segurança utilizados na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
- Adquirir conhecimentos para acompanhar/controlar os movimentos das contas dos clientes.
- Aprender a aplicar, de forma adequada, técnicas de atendimento ao cliente.
- Aprender a efetuar o acolhimento e o check-in de clientes em unidades hoteleiras e turísticas, bem como os procedimentos necessários à realização do seu check-out.
- Adquirir conhecimentos para prestar assistência ao cliente durante a estadia.
- Aprender a prestar informações sobre a unidade hoteleira, bem como de caráter turístico, aos clientes.
- Adquirir noções de léxico e língua inglesa em contexto de receção, serviço de reservas e informação turística.
- Aprender a efetuar a gestão de reclamações dos clientes/hóspedes, participando na definição de medidas corretivas.
- Aprender a transmitir os pedidos dos clientes aos restantes departamentos da unidade hoteleira e turística.
- Compreender o funcionamento de tecnologias informáticas e de comunicação utilizadas na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
- Desenvolver competências de liderança, comunicação e gestão de tempo e equipas.
- Desenvolver noções gerais de gestão de negócio e de gestão financeira.
- Compreender o revenue management e o departamento comercial em hotelaria.
- Desenvolver estratégias de marketing digital no setor hoteleiro.
- Desenvolver técnicas para organização, gestão e comercialização de eventos.
- Conhecer diferentes tipos de protocolo e saber aplicar os mesmos.
- Planificar, organizar, promover, realizar e avaliar atividades culturais, desportivas, lúdicas e recreativas.
Vantagens deste curso
-
BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado laboral com
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CAMPUS VIRTUAL
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aprendizagem - TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área
Saídas Profissionais
Após concluírem o curso de Técnico de Turismo os formandos estarão aptos a atuar profissionalmente como:
- Técnicos de Turismo em empresas agências de viagens e operadores turísticos.
- Profissionais de informação e promoção turística.
- Colaboradores do departamento de reservas em empresas turísticas.
- Colaboradores de empresas de consultoria turística.
- Organizadores de viagens, congressos, feiras, forfaits e outros eventos.
- Delegados comerciais.
- Futuros responsáveis de agências em franchising ou de negócio próprio.
Os formandos poderão exercer a sua atividade profissional em diversos locais, nomeadamente:
- Agências de viagens.
- Receção de hotéis.
- Empresas de rent-a-car.
- Empresas de reservas.
- Departamentos comerciais.
- Empresas com atividades turísticas.
Caso optem pelo curso Avançado em Turismo, após concluírem a formação, os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:
- Assistente de direção em unidades hoteleiras.
- Gestor de recursos humanos na hotelaria.
- Assessor financeiro de unidades de alojamento.
- Concierge.
- Assistente de reservas.
- Rececionista em unidades hoteleiras e turísticas.
- Chefe de turno.
- Night auditor.
- Monitor de atividades turísticas.
- Animador turístico.
- Agente de viagens.
- Operador de central de reservas.
No âmbito destas atividades, os formandos poderão desenvolver, entre outras, funções como:
- Efetuar as operações de reservas de uma unidade turística.
- Efetuar o check-in e o check-out dos clientes.
- Prestar informações e apoio aos clientes sobre a unidade hoteleira e de caráter turístico.
- Gerir reclamações dos clientes, assegurando e/ou providenciando a sua resolução.
- Receber sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas.
- Efetuar o controlo e gestão do serviço da receção de uma unidade turística, nomeadamente registos de ocupação e faturação dos alojamentos, arquivo da documentação utilizada na receção, entre outros.
- Efetuar as operações de gestão de uma unidade de alojamento.
- Acompanhar/controlar os movimentos das contas dos clientes.
- Realizar prospeção/promoção/atração de mercados.
- Criar e gerir eventos.
- Desenvolver projetos com base na promoção e desenvolvimento do turismo.
- Planear e programar as atividades anuais da empresa.
- Assegurar o contacto da unidade turística com o exterior.
- Organizar, realizar e avaliar atividades culturais, lúdicas, recreativas e turísticas.
Os formandos poderão exercer a sua atividade profissional em diversos locais, nomeadamente:
- Hotéis.
- Pousadas.
- Empreendimentos de turismo em espaço rural.
- Hostels.
- Estabelecimentos de alojamento local.
- Apart-hotéis.
- Parques de campismo.
- Outras unidades de alojamento turístico.
- Postos de turismo.
- Centros de atividades turísticas.
- Centrais de reservas.
- Agências de viagens.
- Operadores turísticos.
- Câmaras municipais.
Certificação de Formação
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
Certificado Galileo/Curso Básico de Reservas e Emissões
Ao frequentar o Curso Básico de Reservas e Emissões e após ser considerado apto pelo Galileo/Travelport, o formando receberá um Certificado Galileo, que certifica a aquisição de competências para trabalhar com o sistema Galileo. Além disso, receberá, também, um certificado de formação pela frequência no Curso Básico de Reservas e Emissões.

A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
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