Curso de Helpdesk e Suporte Técnico
O Curso de Helpdesk e Suporte Técnico da Master D prepara profissionais qualificados para atuar na resolução de problemas informáticos, apoio a utilizadores e manutenção de sistemas. Esta formação é indicada para quem procura iniciar carreira em informática ou reforçar competências na área de suporte técnico.
Obtenha a Certificação de CompTIA A+ e valorize-se no mercado de trabalho..
Porquê escolher o Curso de Helpdesk?
- Alta empregabilidade: o setor das TI continua a crescer em Portugal, com forte procura por técnicos de suporte e helpdesk.
- Curso profissional de informática: formação prática orientada para o mercado de trabalho.
- Flexibilidade: disponível em modalidade online ou semipresencial (b-learning).
- Acompanhamento personalizado: tutores especializados em informática e suporte técnico.
Vantagens deste curso
-
BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado laboral com
a Master.D + 1500 parceiros -
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aprendizagem - TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área
O que vais aprender em Helpdesk e Suporte Técnico
Ao longo do curso de Helpdesk e Suporte Técnico, vais adquirir competências como:
- Prestar suporte técnico a utilizadores (hardware e software);
- Realizar diagnósticos e resolver falhas em sistemas informáticos;
- Configurar redes locais e periféricos;
- Dar apoio remoto e presencial em Helpdesk;
- Gerir tickets e ferramentas de suporte ao cliente;
- Aplicar boas práticas de segurança e manutenção em informática.
Destinatários do Curso de Helpdesk
- Candidatos, com ou sem experiência, interessados em entrar na área da assistência técnica informática.
- Profissionais da área, tais como técnicos de informática, programadores ou outros, que desejem adquirir, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e competências técnicas no âmbito da manutenção e reparação de desktops e portáteis e da instalação e manutenção de servidores.
Objetivos do Curso de Helpdesk
A formação de HelpDesk /Suporte Técnico tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de prestarem assistência ou suporte técnico a utilizadores na área da informática, à distância ou presencialmente, e obter a Certificação CompTIA A+.
- Adquirir uma base teórica no campo da informática para poder compreender e aplicar os conceitos práticos.
- Conhecer os princípios físicos e lógicos da administração do hardware de um sistema.
- Dominar todos os princípios da administração lógica e física de uma rede.
- Compreender, administrar e dominar todas as vertentes do software de sistema.
- Aprender a interação dos componentes de um de um sistema (hardware e software) e, que conflitos/avarias, podem acontecer nos mesmos.
- Saber administrar a forma como se interligam os dispositivos na rede informática e, que conflitos/avarias, podem acontecer nos mesmos.
- Compreender como deve ser realizada uma correta manutenção e reparação de equipamentos.
- Saber realizar a manutenção de redes e seus equipamentos (perfil júnior).
- Montar e administrar redes informáticas.
- Instalar e configurar um servidor de rede.
- Compreender uma rede ponto-a-ponto e uma rede cliente-servidor.
- Desenvolver os conhecimentos para administrar as funções, funcionalidades e manutenção de sistemas informáticos.
- Dominar as ferramentas que permitem gerir e efetuar a manutenção de redes (perfil júnior).
- Compreender os fundamentos das redes Cisco.
- Realizar configurações iniciais de equipamentos Cisco.
- Obter a certificação informática “Comptia A+”.
Saídas Profissionais
Após concluírem o curso de formação de HelpDesk / Suporte Técnico os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional em:
- Assistência informática, de software e hardware.
- Manutenção de equipamentos informáticos.
- Comerciais de informática.
Que funções pode desempenhar como Técnico de Helpdesk?
- Atendimento ao público e/ou Helpdesk;
- Serviço pós-venda de sistemas informáticos;
- Deteção, análise e resolução de avarias/problemas técnicos em desktops, portáteis e dispositivos móveis;
- Realização e instalação de upgrades a sistemas operativos;
- Modificação das características de um computador, por forma a melhorar o seu rendimento/funcionamento;
- Instalação, gestão e manutenção de servidores.
Onde pode trabalhar um profissional de Helpdesk?
- Empresas de assistência informática;
- Qualquer empresa de qualquer setor que tenha equipamentos informáticos;
- Grandes superfícies de comércio informático.
Certificação
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.

- No final da formação o formando terá acesso aos exames de Certificação Comptia A+ (versão em vigor à data da realização do exame). O formando realizará os exames num dos nossos centros formativos certificadores.
- Os profissionais certificados pela CompTIA A + são solucionadores de problemas. Oferecem suporte às tecnologias centrais de hoje, desde a segurança até à cloud e muito mais. A certificação CompTIA A + é o padrão da indústria para lançar carreiras de TI no mundo digital de hoje.

A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e certificada pela DGERT para as áreas: (213) Audiovisuais e produção dos media, (342) Marketing e publicidade, (481) Ciências Informáticas, (522) Eletricidade e energia e (523) Eletrónica e automação. Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
Perguntas Frequentes
O curso de Helpdesk / Suporte Técnico oferece certificado?
No final do curso os formandos receberão o certificado de formação da Master D e poderão realizar os exames de Certificação CompTIA A num dos nossos centros formativos certificadores.
Helpdesk, o que é?
O Helpdesk é um serviço de suporte técnico e de atendimento ao cliente que tem como objetivo resolver problemas, responder a dúvidas e garantir que os utilizadores conseguem utilizar corretamente produtos, softwares ou serviços. Funciona como o primeiro ponto de contacto entre a empresa e o cliente.
Para que serve o Helpdesk?
O Helpdesk serve para dar suporte rápido e eficiente a utilizadores e colaboradores, garantindo a resolução de incidentes, pedidos técnicos e dúvidas relacionadas com sistemas informáticos, equipamentos ou serviços digitais.
Qual a diferença entre Helpdesk e Service Desk?
Enquanto o Helpdesk foca-se no suporte imediato (ex.: resolver problemas técnicos), o Service Desk tem um âmbito mais alargado, ligado à gestão de serviços de TI e ao alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
Preciso de conhecimentos prévios em informática para o curso de Helpdesk?
Não é obrigatório. O curso fornece bases sólidas em informática e suporte técnico, preparando quem está a iniciar e também quem já atua e quer atualizar conhecimentos.
Existem oportunidades de emprego na área?
De acordo com antigos formandos e com empresas parceiras existem oportunidades de emprego na área. No final do curso, os formandos terão acesso a uma bolsa de emprego e bolsa de estágio que os pode ajudar a conseguir uma primeira oportunidade de trabalho.
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