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Apresentação

O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting com especialização em Animação Sociocultural tem o objetivo de preparar os formandos com os conhecimentos e com as competências técnicas para começarem a sua carreira enquanto Auxiliares de Educação Infantil, Babysitters ou Animadores Socioculturais e Socioeducativos.

Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.

Assiste-se atualmente ao que se considera ser a retoma da natalidade em Portugal – em 2022 foram registados mais de 83 mil nascimentos. A par deste aumento, várias medidas políticas enfatizam a importância que o cuidado e a educação das crianças têm na nossa sociedade, como por exemplo, a tendencial gratuitidade de vertentes educativas, como o acesso à creche e aos manuais escolares. Estamos, pois, perante uma forte aposta na vertente educativa como motor de uma sociedade que entende o público infantil como o futuro da sua existência.

Os profissionais da área educacional e social vocacionada para o público infantil apresentam-se, assim, como elementos fundamentais para esta construção social. Espera-se, por isso, que a sua preparação seja total e completa, uma vez que atuam:

Individualmente, olhando para a criança como ser único e irrepetível, e que, por isso, necessita de respostas singulares (prestação de cuidados ao nível da higiene, alimentação, saúde e segurança);
Grupalmente, olhando para a criança como elemento de um grupo, e que, por isso, necessita de respostas que fomentem a sua integração natural (acompanhamento e estímulo ao nível social, cultural, lúdico e recreativo).

Com esta formação estará preparado para responder às necessidades da criança, prestando cuidados ao nível da saúde e segurança da criança, e promovendo o seu crescimento e desenvolvimento global nos anos seguintes (enquanto adolescente e adulto), nos âmbitos cultural, social, educativo, lúdico e recreativo.

O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting com especialização em Animação Sociocultural poderá ser realizado nas seguintes modalidades:

  • Formação online: e-learning;
  • Formação semipresencial em Lisboa, no Porto, em Faro, em Braga e Coimbra: b-learning.

Objetivos da Formação

A formação de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting com especialização em Animação Sociocultural tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de desempenhar funções e procedimentos ao nível da prestação de cuidados, saúde e segurança da crianças, dos 0 aos 12 anos, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento global nos anos seguintes (enquanto adolescente e adulto), nos âmbitos cultural, social, educativo, lúdico e recreativo, através de múltiplas atividades e recursos; e prepará-los para trabalhar em creches, jardins de infância, centros ATL, colónias de férias, apoio ao domicílio, etc., como auxiliares de educação infantil e babysitters.

  • Adquirir conhecimentos sobre o crescimento e desenvolvimento global da criança dos 0 aos 12 anos.
  • Conhecer as especificidades e hábitos de alimentação, higiene e descanso da criança.
  • Reconhecer sintomas de doenças infantis e conhecer a intervenção possível na promoção da sua saúde e segurança.
  • Conhecer, em profundidade, o desenvolvimento infantil do ponto de vista sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual.
  • Saber quais são as atividades a promover, junto da criança, para otimizar o seu desenvolvimento global.
  • Reconhecer a importância da expressão plástica e musical, da brincadeira e do jogo, da literatura e das TIC, como recursos educativos.
  • Reconhecer a importância da animação e do papel do animador com crianças em idades escolares.
  • Identificar as especificidades do apoio a crianças em situações de risco social e com necessidades educativas especiais.
  • Conhecer a organização do sistema educativo, assim como do currículo na educação infantil.
  • Identificar quais os aspetos mais relevantes da relação com pais e crianças, quer nas instituições de educação de infância, quer na prática de babysitting.
  • Atuar com base na matriz da investigação social (aplicação de instrumentos e técnicas próprias).
  • Recolher informação, analisar e diagnosticar a partir da mesma áreas de intervenção, situações de risco e grupos-alvo.
  • Planificar, organizar, promover, realizar e avaliar atividades educativas, sociais,  culturais, desportivas, lúdicas e recreativas.
  • Promover a interculturalidade, partindo das necessidades de cada grupo.
  • Elaborar relatórios de atividades e de avaliação das ações implementadas.

Vantagens deste curso

  • BOLSA DE ESTÁGIOS Aceda ao mercado laboral com
    a Master.D
  • BOLSA DE EMPREGO Acesso à nossa Bolsa de Emprego
    GRÁTIS
  • CAMPUS VIRTUAL Learnnity: a sua comunidade de
    aprendizagem
  • TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área

Saídas profissionais

Após concluírem esta formação os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Auxiliar de educação infantil.
  • Babysitter.
  • Animador sociocultural.
  • Animador socioeducativo.
  • Monitor (de CTL, ATL e/ou colónias de férias, centros desportivos e/ou recreativos).
  • Elemento integrante de equipas de intervenção social (IPSS direcionadas à infância, bem como a pessoas com diversidade funcional, CPCJ, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.).
  • Animador de festas/eventos.

 

Os formandos poderão desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, nomeadamente:

  • Áreas de da assistência social e de saúde (Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS, cooperativas, Santas Casas da Misericórdia, hospitais, centros de reabilitação e de psicopedagogia)
  • Centros de tempos livres (CTL) e centros de atividades de tempos livres (CATL) – públicos ou privados;
  • Centros ocupacionais, casas de acolhimento (para crianças ou grupos de risco);
  • Animação de festas e férias (colónias de férias, empresas de animação de festas, ludotecas);
  • Áreas do apoio domiciliário e babysitting (IPSS, empresas privadas, particulares);
  • Instituições de educação infantil (creches, infantários, cooperativas de ensino, jardins de infância);
  • Em escolas (pré-escolar até secundário); juntas de freguesia e câmaras municipais;
  • Bibliotecas, ludotecas, museus e casas da cultura;
  • Ginásios, centros/parques desportivos, e centros recreativos.

Certificação de Formação

 

Exemplo Certificado Master.DExemplo Certificado Master.D

 

De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.


Realizar a formação de SBVP complementa e destaca a formação do agente educativo, sendo crucial em momentos de emergência médica. Este profissional tem de saber reagir a situações inesperadas – este conhecimento é adquirido na formação de Suporte Básico de Vida Pediátrico, em que todos os passos são aprendidos e simulados para que o Auxiliar de Educação Infantil ou Babysitter possa atuar como agente promotor de vida. Ter a formação em SBVP pode fazer a diferença!

 

Certificação INEM

Para complemento da formação de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting pode realizar o curso de SBVP - Suporte Básico de Vida Pediátrico.


 
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.

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