O Curso de Arte Digital está abrangido no programa Cheque-Formação + Digital

Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Apresentação

A arte digital e os videojogos são a principal forma de entretenimento no mercado atual. A indústria está num período de crescimento exponencial, e a gerar milhares de milhões de euros anualmente - ultrapassa a indústria da música e do cinema, combinadas.

O Curso de Arte Digital está abrangido no programa Cheque-Formação + Digital.

O curso de Arte Digital da Master D foca as competências técnicas essenciais para se tornar num CG Artist ou Generalist. Nas áreas de desenvolvimento visual de videojogos é recomendado um conhecimento artístico integral, tanto a nível 2D como 3D; a formação de Arte Digital engloba ambas as disciplinas e prepara-o para ser um artista digital completo.

No curso de Arte Digital irá aprender as bases e fundamentos do desenho, animação 2D e modelação 3D, e aprofundará técnicas para a criação de assets para videojogos. Todos os videojogos necessitam de gráficos bem estudados e definidos. Concept Art, Gráficos 2D, Assets 3D, personagens, cenários e outros elementos animados são essenciais para dar a cara ao videojogo.

Nesta formação aprenderá a desenvolver o seu sentido crítico e visual através de exercícios de criação de concept art de personagens e cenários, podendo desenvolver ideias apelativas e adequar o seu trabalho, de acordo com o feedback construtivo por parte do Tutor. Irá aprofundar técnicas de ilustração com o Photoshop ou outros programas de desenho digital e aprenderá os princípios da animação e as técnicas de desenho em Pixel Art.

O curso de Arte Digital tem como parceiros marcas
de renome internacional

 parceria videojogos com bee engineering

Ao longo da formação aprenderá ainda a utilizar o Blender, software de animação e modelação 3D, uma ferramenta bastante popular, completa e cada vez mais utilizada na indústria dos videojogos, com a qual realizará modelação e texturização de personagens, cenários e outros assets. A modelação 3D é uma disciplina cada vez mais acessível, no entanto, apresenta ainda diversos desafios no que diz respeito à aquisição dos conhecimentos essenciais para adaptar modelos 3D para videojogos e game engines, como a retopologia, criação de UVs e texturização. Poderá adaptar os seus modelos para versões low poly adequados a videojogos AAA ou mobile.

Esta formação aborda o trabalho de um artista e modelador na indústria de videojogos e será uma ferramenta crucial para entrar e permanecer nesta área, uma vez que desenvolverá as competências para concretizar as suas ideias e criar as suas personagens e mundos vastos e detalhados.

 

Objetivos

O curso de Arte Digital Master D vai dar o conhecimento para os formandos começarem a sua carreira na área, ou para evoluírem na sua carreira.

  • Compreender a evolução da arte nos videojogos.
  • Conhecer os conceitos-chave para a criação de videojogos.
  • Compreender a evolução da estética.
  • Aprender a teoria da cor.
  • Aprender as bases da composição fotográfica.
  • Conhecer os fundamentos do desenho.
  • Conhecer os diferentes tipos de perspetiva.
  • Desenvolver técnicas de desenho livre e gestual.
  • Conhecer as bases da anatomia humana.
  • Conhecer a linguagem da forma.
  • Conhecer a interface do Photoshop.
  • Utilizar o Photoshop num nível avançado.
  • Criar concept art de cenários e personagens.
  • Utilizar o programa Aseprite.
  • Desenhar cenários e personagens em pixel art.
  • Identificar os 12 princípios da animação.
  • Animar personagens e efeitos especiais.
  • Identificar os elementos básicos de um objeto 3D.
  • Explorar a interface envolvente no Blender.
  • Criar e modificar um modelo 3D.
  • Esculpir digitalmente.
  • Criar a base de um corpo humano.
  • Conhecer as diferentes ferramentas de pintura.
  • Saber utilizar as ferramentas de pintura.
  • Incorporar texturas e criar modelos.
  • Conhecer e trabalhar os principais softwares de arte digital.

Vantagens deste curso

  • BOLSA DE ESTÁGIOS Aceda ao mercado laboral com
    a Master.D
  • BOLSA DE EMPREGO Acesso à nossa Bolsa de Emprego
    GRÁTIS
  • CAMPUS VIRTUAL Learnnity: a sua comunidade de
    aprendizagem
  • TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área
  • CASOS PRÁTICOS Preparamos simulando situações
    reais

Saídas Profissionais em Arte Digital

Após concluírem o curso de Arte Digital os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Ilustrador.
  • Pixel artist.
  • Concept artist.
  • Animador 2D.
  • Animador 3D.
  • Modelador 3D.
  • Texturizador.

No âmbito destas atividades, os formandos poderão desenvolver funções como:

  • Desenhar e animar as personagens que idealizarem;
  • Montar cenários infinitos e variados;
  • Organizar os elementos visuais necessários para um videojogo;
  • Gerir a maquete visual de um videojogo;
  • Animar efeitos especiais e movimentos dinâmicos;
  • Modelar, texturizar e esculpir digitalmente uma personagem do início ao fim.

Existem várias saídas profissionais na arte digital, nomeadamente:

  • Em estúdios e promotoras;
  • No mercado Indie;
  • Na indústria do Cinema e do Audiovisual; 
  • Em agências de publicidade e pós-produção.

Certificação

 

Exemplo Certificado Master.DExemplo Certificado Master.D

 

De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.

 A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e certificada pela DGERT para as áreas: (213) Audiovisuais e produção dos media, (342) Marketing e publicidade, (481) Ciências Informáticas, (522) Eletricidade e energia e (523) Eletrónica e automação. Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com diretrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.

Perguntas Frequentes

O que é o Desenho Digital?

O desenho digital, como o nome indica, tem como base a criação de desenho com recurso a softwares informáticos, nos quais podemos criar imagens através de pixéis ou vetores, utilizando ferramentas e opções disponibilizadas, como por exemplo, pincéis, formas geométricas e cores.

Inicialmente apenas os programadores matemáticos conseguiam criar imagens digitais através de programação e fórmulas matemáticas, mas em 1963 Ivan Sutherland fez uma demonstração de como usar o seu software Sketchpad, programa criado para engenheiros para desenharem diagramas e formas geométricas. Este software tinha como base linhas vetoriais, apenas com as cores preto e branco, e com a utilização de uma caneta de luz, que indicava o posicionamento do cursor, era possível desenhar linhas e formas geométricas. Era ainda necessário utilizar-se uma consola que dispunha de várias funções, sendo estas selecionadas através de botões.

Há medida que os computadores foram evoluindo e os computadores começaram a ser mais acessíveis à maioria das pessoas, o aparecimento do rato ajudou na criação de traços mais livres sem a necessidade de programação, dando origem ao programa PCPaint no PC da IBM em 1984, que continha uma paleta de cores muito limitada e um pincel com 4 modos.

Em 1987 o programa Display foi criado, mas rapidamente o seu nome foi alterado para Photoshop. Criado para o Machintosh e Windows, este continha uma vasta paleta de cores e permitia várias opções de pincel, começando a imagem digital a ser equiparada com a tradicional.

Há medida que os tempos evoluíram, foram sendo criados novos softwares de desenho, mais completos, com paletas de cores equiparáveis ao espectro humano e melhores hardwares que permitem processar melhor a mistura da cor na tela, como por exemplo, mesas digitalizadoras com caneta de pressão, que permitem definir a grossura do traço consoante o nosso gesto o que nos dá maior controlo e semelhança ao gesto tradicional.

Com esta evolução o desenho digital começou a ser acessível a todos, sendo possível fazer-se arte digital a partir de um smartphone.

O que é a Modelação 3D?

O termo modelação 3d, é usado nos meios digitais e consiste na criação de um polígono e, consequentemente de uma figura geométrica, a partir de coordenadas dadas a pontos no espaço virtual e da ligação entre esses pontos. Ao ser criada nesse espaço virtual a figura pode mover-se numa forma tridimensional, dando a sensação de realidade. Através da criação de primitivas como o cubo, esfera ou plano, pode-se modificar os seus vértices ou arestas para definir a forma pretendida, acionando ações como extrusão, bisel ou chamfro. Desta forma, acrescentando mais geometria de uma forma eficaz, é possível criar formas mais complexas.

Esta é a base para a criação de modelos 3d, sendo possível criar-se desde um simples pote de chá, a um carro ou mesmo uma figura orgânica, como um ser humano.

Hoje em dia, as ferramentas de modelação 3D estão bastante avançadas, o que nos permite, além da modelação 3d tradicional, podermos esculpir as figuras, da mesma forma que Michelangelo esculpia. Isto é possível devido à existência de ferramentas virtuais semelhantes às ferramentas de um escultor.

Porquê optar pelo Blender 3D em modulação?

Blender 3D é um programa de modelação 3D gratuito, pensado para compilar num só software o que era possível fazer com vários, daí o seu nome de Blender (misturadora).

Apesar de ser um programa completamente gratuito, o Blender era um programa pouco comum e pouco utilizado, ao contrário de outros softwares de modelação de 3D (Maya, 3D Studio Max e Lightwave 3D) pois para mover objetos era necessário carregar-se em determinadas teclas, para apagar algo era necessário fazer 3 ações, ou seja, trabalhar com Blender para modelar não era muito prático. Só a partir da sua versão 2.8, começou a ser mais prático e a assemelhar-se, em termos de usuário, aos softwares da concorrência. Nesta mesma versão, 2.8, o EEVEE, motor de rendering em tempo real nasceu e com ele poder-se-ia pré-visualizar os materiais, luzes e efeitos, permitindo a visualização do produto quase finalizado, algo que os softwares de indústria não tinham implementado ainda.

O Blender começou então a ser mais acessível, e a ferramenta favorita para artistas e criadores de conteúdos para videojogos. Hoje em dia, grandes empresas já utilizam esta ferramenta como sendo essencial para o pipeline de produções cinematográficas, animação, videojogos, ou mesmo arquitetura.

Obtenha informações sem compromisso

00351

Partilhar esta página: