Turismo no Douro aumenta e sazonalidade baixa

Publicado em 2017-11-14

“Podemos dizer que a época baixa no turismo no Douro já não é tão grande. A sazonalidade está a diminuir notoriamente”, afirmou José António Fernandes, da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro.

Este ano foi extremamente positivo para o turismo no Douro. As regiões do Algarve e de Lisboa cresceram substancialmente só nos primeiros seis meses do ano. Mas não foram as únicas que viram o Turismo a ter um impacto positivo. O turismo no Douro tem vindo a aumentar cada vez mais e a sazonalidade, por sua vez, a diminuir.

Barco cruza o Rio Douro

José António Fernandes, responsável da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (HTDouro), afirmou à agência Lusa que “está a ser um ano fantástico” e que “a sazonalidade está a diminuir notoriamente”. No entanto, referiu também que este turismo ainda não se reflecte totalmente “nos empresários locais”.

Em 2016, foram usadas cerca de 85 embarcações para que cerca de 860 mil turistas cruzassem o Douro. Hoje são 60 as operadoras que o fazem, sendo que detêm 147 embarcações. 20 destas embarcações são barcos-hotéis, tendência que tem vindo a aumentar. O crescimento da região no sector turístico torna-se cada vez mais notável.

 

“O parque de estacionamento para Autocaravanas é uma referência a nível Europeu”

O director do Museu do Douro, em Peso da Régua, declarou também à Lusa que “o turismo fluvial serviu para impulsionar o outro tipo de turismo”. Segundo o director, existem imensos turistas que chegam de bicicleta ou até mesmo de autocaravana.

Quanto a este último, Peso da Régua tem agora um parque “para autocaravanas que, segundo o presidente da autarquia, José Manuel Gonçalves, está a ser um sucesso”. E acrescentou: “É uma referência a nível europeu para a rede do caravanismo. Esta é uma aposta ganha para a região”.

Curso de técnico de turismo

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, revelou que o objectivo é que o sector cresça 10% em relação ao ano passado. Actualmente, o turismo já representa 7% do PIB.

Fonte: Sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *