Como trabalhar como babysitter e quais as suas funções?

Publicado em 2020-02-17

Como trabalhar como babysitter

No cuidado à criança um dos elementos mais próximos do núcleo familiar é o Babysitter. Daniela Fonte, e-Tutora do Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting explica a importância deste profissional e porque são tão fundamentais as suas competências no desenvolvimento das crianças. Conheça ainda a opinião de um dos parceiros Master D para a integração dos formandos no mercado de trabalho.

Quem é o babysitter e quais são as suas funções?

O Babysitter é o profissional idóneo e responsável, genuíno e verdadeiro, que conhece o desenvolvimento global da criança e, como tal, o sabe potenciar e estimular. No dia-a-dia profissional, o Babysitter é extremamente polivalente, atuando em diferentes esferas:

  • Zela pela segurança, saúde e bem-estar da criança;
  • Alimenta, cuida da higiene e descanso da criança;
  • Apoia nas tarefas escolares;
  • Articula com os pais na resolução de conflitos;
  • Mantém a arrumação e higiene do espaço utilizado pela criança;
  • Estimula o desenvolvimento de acordo com as potencialidades da criança, ao nível das:

Atividades de autonomia e educação para a saúde, como:

  • Aprimorar a lavagem das mãos, tomar banho, lavar os dentes, vestir e calçar;
  • Potenciar hábitos alimentares saudáveis;
  • Arrumar os espaços e materiais utilizados;
  • Promover hábitos de descanso adequados;

Atividades para o desenvolvimento sensório-motor, através da:

  • Estimulação dos 5 sentidos;
  • Perceção do meio envolvente;

Atividades para o desenvolvimento da linguagem com a promoção de um diálogo tendencialmente mais rico e estimulante, de acordo com o desenvolvimento da criança;

Atividades para o desenvolvimento cognitivo, potenciando a atenção, a concentração, o pensamento, o raciocínio, e a memória, bem como apoiando as tarefas escolares;

Atividades para o desenvolvimento emocional, enfatizando emoções e sentimentos vividos e apoiando a sua expressão e reconhecimento;

Atividades para o desenvolvimento moral e social, conhecendo:

  • A cultura, os costumes e os hábitos;
  • As normas e regras de convivência social;

Atividades de expressão musical, plástica e de exploração do meio.

Mais do que desempenhar metodicamente as atividades descritas nesta grande panóplia de áreas, o Babysitter realiza-as sob a alçada de um pilar fundamental e imprescindível – um amor genuíno pelo cuidado à criança, em que cada gargalhada é uma conquista, em que cada nova capacidade é merecedora de prémio!

 

Priovida, um parceiro Master D na área dos Cuidados Infantis e Babysitting

Como trabalhar como babysitter

Quando os pais procuram um serviço de babysitting, procuram profissionais capazes de cuidar do seu bem mais precioso. Profissionais com formação, com experiência, mas acima de tudo seres humanos atentos, meigos, capazes de nos momentos de convívio colmatar a falta dos pais, sendo o seu principal suporte.

 

Empresas prestadoras de Serviços de Babysitting como a PrioVida Kids, têm que ter como principal objetivo criar as condições necessárias aos pais, para poderem ter uma vida pessoal e profissional ativa, com a confiança de que os seus filhos ficam entregues a profissionais altamente qualificados e experientes, ajudando desta forma a melhorar a qualidade de vida da família e permitir um desenvolvimento feliz e saudável da criança.

 

 

Quando a PrioVida Kids seleciona um novo colaborador para além da formação e experiência que é exigida, exige igualmente que este possua uma componente humana muito forte. Na PrioVida Kids não há ninguém sisudo ou antipático. É fundamental ser-se empático, alegre, positivo e conseguir, nos primeiros 5 minutos, transmitir confiança e segurança.

 

 

Os colaboradores da PrioVida são sujeitos a um rigoroso processo seletivo e continuamente avaliados no desempenho da sua atividade.

 

 

O que distingue a PrioVida no mercado não é apenas o que vende, mas antes a forma como o faz, estabelecendo com os seus clientes relações de confiança e transparência e para isso a equipa de terreno tem um papel fundamental. Só é possível apresentar um serviço de qualidade se confiarmos nos profissionais que o desempenham.

Como trabalhar como Auxiliar de Educação Infantil e Babysitter

Se a sua vocação passa pela prestação de cuidados a crianças e pela promoção do seu desenvolvimento e crescimento, é fundamental uma boa formação. Com formação em Auxiliar de Educação e Babysitting da Master D estará apto para trabalhar, por exemplo, em creches, infantários, jardins de infância, colónias de férias ou áreas de tempos livres. 

Nesta formação são exploradas temáticas fundamentais para quem quer trabalhar na área dos cuidados infantis, tais como a Psicologia Infantil, saúde e segurança da criança, desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo, conhecer e aplicar atividades a desenvolver com crianças e necessidades educativas especiais. Mas não só de teoria se faz esta formação! Periodicamente são agendadas várias atividades como masterclasses, jobskills, webinars e workshops que são imprescindíveis para complemento do conhecimento teórico estudado através do Campus Virtual.

Após terminado o curso o SIL, Serviço de Inserção Laboral da Master D, pode ajudá-lo a encontrar o seu estágio junto de uma das empresas parceiras ou encaminhar o seu CV através da Bolsa de Emprego exclusiva para formandos.

Alcance o seu emprego de sonho. Comece hoje mesmo a mudar o rumo da sua vida!

Artigo escrito em parceria com Daniela Fonte, Tutora do Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *