Técnicos de HelpDesk – Serão assim tão necessários?

Publicado em 2017-10-18

Quem ainda pensa que os técnicos de HelpDesk só providenciam suporte técnico, está redondamente enganado. Esta profissão é vital para que os clientes tenham uma boa experiência e não há uma empresa que a dispense.

Durante os anos 90, a concorrência entre empresas tornou-se muito mais agressiva. O boom da tecnologia revolucionou o panorama empresarial e o modo como as companhias se queriam apresentar aos clientes também não se manteve intacto.

O uso recorrente à tecnologia fez com muitas empresas se debatessem com um problema: a semelhança entre produtos e serviços. Por essa mesma razão, a diferenciação entre empresas tornou-se uma necessidade. Para muitas delas, a solução passou por dar ao consumidor outro tipo de experiência e acompanhamento. Como? Através do recurso a técnicos de HelpDesk. A necessidade de assistir clientes a qualquer hora e da melhor forma fez com a profissão fosse criada.

A profissão de HelpDesk surgiu para que os clientes passassem a ter acompanhamento após uma compra e para distinguir as empresas entre assim

A profissão de HelpDesk surgiu para que os clientes passassem a ter acompanhamento após uma compra e para distinguir as empresas entre assim

O nascimento desta profissão declarou a mudança quanto à forma como os clientes são acompanhados. Actualmente, os serviços de apoio ao cliente são regulares nas empresas e principalmente naquelas que estão ligadas às novas tecnologias.

Os serviços e técnicos de HelpDesk tornaram-se um complemento à qualidade dos produtos e/ou serviços informáticos. O principal objectivo destes profissionais é transformar o descontentamento ou problema de um cliente numa experiência positiva. Contudo, há muito que as funções destes técnicos já não se resumem apenas a apoio ao cliente.

 

Quais são, ao certo, as funções dos técnicos de HelpDesk?

Actualmente, o campo de acção destes técnicos é muito mais alargado do que seria há 30 anos atrás. Com uma maior digitalização das empresas e dos dispositivos que se usam no dia-a-dia, estes técnicos são mais qualificados e podem vir a trabalhar em empresas só de HelpDesk ou mesmo dentro da empresa que fornece um dado serviço ou produz um dado produto.

Por essa razão, o espólio de conhecimento de um profissional desta área é ampliado. Para se ser bem-sucedido dentro desta área é necessário ter bons conhecimentos informáticos, como de software e hardware – redes, aplicações, servidores, entre outros-.

Os técnicos de HelpDesk têm as mais variadas funções

Os técnicos de HelpDesk são responsáveis por funções como:

  • Detecção e resolução de problemas técnicos de computadores e dispositivos móveis;
  • Melhorar o rendimento e/ ou funcionamento de computadores;
  • Instalar e gerir servidores;
  • entre outras.

 

Pretende saber mais acerca desta profissão? Conheça o nosso Curso de HelpDesk/ Suporte Técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *