• Partilhar:
Regresso às aulas: 6 saídas profissionais na área da Educação Infantil

Chegámos à época do ano em que a maioria das famílias tira o pé da areia ou das férias e regressa a casa para preparar mais um ano letivo e um regresso às aulas tranquilo. É, sem dúvida, um regresso a casa ativo tendo em conta toda azáfama associada. Desde confirmar os horários, os livros, a compra do material escolar, talvez a parte mais ansiada, até à revisão da roupa e calçado.

Tudo em pouco tempo e, por vezes, sem conseguir escapar a umas filas, aqui e ali, uma vez que todos querem estar preparados antes do primeiro dia de aulas. Quando as crianças chegam às suas escolas, também houve por aqui uma grande azáfama e preparação.

É preciso selecionar novos professores e, essencial ao bom funcionamento destes locais, profissionais que acompanhem e ajudem as crianças no seu dia-a-dia. Selecionar estes profissionais necessita de uma avaliação cuidada, para saber se os mesmos têm a vocação e as competências necessárias para estas funções. Quem cuida, toma conta e anima crianças é importante que possua estas competências e atributos:

Paciência: todas as crianças têm o seu ritmo de aprendizagem e de vontade de participar ou não em atividades.

 

Comunicação: saber falar com as crianças é o ponto de partida para as cativar e tranquilizar. E aqui falamos na comunicação verbal e não verbal. Um sorriso ou uns braços abertos devem fazer parte da postura destes profissionais.

 

Compaixão: entender e sentir as necessidades das crianças. Ir ao seu encontro e fazer com que se sintam sempre bem, respeitadas e seguras.

 

Flexibilidade: o ritmo do dia é ditado pelo planeamento, mas, por vezes, pelas necessidades maiores das crianças. Saber adaptar-se rapidamente a um novo programa para o dia é essencial.

 

Resolução de problemas: saber pensar “fora de caixa”, utilizar o pensamento criativo e rapidamente encontrar soluções para imprevistos que surjam.

 

Alguma vez pensou estar do outro lado da equação e trabalhar numa creche, infantário ou jardim-de-infância? Na Master D encontra o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting.

cursos na área da educaçao infantil

Saídas profissionais na área dos cuidados com crianças

 

O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting permite-lhe trabalhar em diferentes instituições e funções relacionadas com crianças quer seja numa área de cuidados e saúde quer seja na área de animação ou ambas. Conheça 6 possíveis saídas profissionais:

 

Auxiliar de Educação Infantil ou Auxiliar de Serviços Gerais

Aqui irá trabalhar com um grupo de crianças que muitas vezes se organizam em grupos de idades heterógenas. Prestará um cuidado completo às crianças no seu dia-a-dia e nas suas rotinas diárias.

  • Área da Assistência social e de saúde (Instituições Particulares de Solidariedade Social-IPSS’s, cooperativas, Santas Casas da Misericórdia, hospitais, centros de reabilitação e de psicopedagogia).

 

Babysitter ou Ama

São várias as oportunidades ao trabalhar como ama ou babysitter. Pode estar dedicada ao acompanhamento de um grupo de crianças ou trabalhar pontual ou regularmente através de uma empresa que presta esse serviço ou até de forma independente para uma bolsa de clientes que pode criar.

  • Área do apoio domiciliário e babysitting (IPSS’s, empresas privadas, particulares).
  • Instituições de educação infantil (creches, infantários, cooperativas de ensino, jardins-de-infância).

 

Animador Infantil ou Monitor

Trabalham com crianças de várias idades em cenários de lazer e diversão. O objetivo é, não só estar, atento aos cuidados das crianças, mas também procurar que desfrutem das várias atividades desportivas ou de lazer que têm à disposição.

  • Área dos tempos livres, férias e animação de festas (colónias de férias, empresas de animação de festas, ludotecas).

 

Cursos para trabalhar com crianças

 O curso a frequentar para trabalhar com crianças deve proporcionar uma formação abrangente e que lhe permita ficar apto para trabalhar em instituições com diferentes valências no que diz respeito aos cuidados infantis.

O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting é um curso que responde a essas necessidades, capacitando os futuros profissionais para trabalhar com crianças desde o nascimento até aos 12 anos.

Para além destas idades, ficará também apto para trabalhar com grupos de risco e crianças com necessidades educativas especiais.

Para complemento da formação de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting pode realizar o curso de SBVP - Suporte Básico de Vida Pediátrico, um curso acreditado pelo INEM.

Uma vantagem para a vida profissional, pessoal e social. Para além dos conhecimentos e alargamento de competências, este curso oferece também um conjunto adicional de vantagens:

  • Certificação da formação.
  • Possibilidade de frequentar a formação na modalidade semipresencial num dos centros Master D (b-learning) ou na modalidade online (e-learning).
  • Bolsa de estágios e de emprego – ao dispor dos formandos para aceder a estágios e a oportunidades de emprego na área da formação.
  • Campus virtual – uma comunidade de aprendizagem sempre disponível.
  • Equipa docente especializada – um técnico especialista e com experiência no sector, orientadores e preparadores de estudos que o acompanharão durante todo o seu percurso formativo. 

Ficou com vontade de trabalhar na área da educação de crianças? Conheça ainda opiniões e bons motivos para apostar num curso de cuidados infantis e invista na área que mais gosta.

Artigos relacionados

Comentários

30 de Outubro de 2021Lolymar Pérez
Ola eu quero saber si há formação em educação especial ou dificuldade de aprendizagem?
Obrigado
Responder
04 de Novembro de 2021Master D — PT

Olá, Lolymar



Agradecemos o seu contacto. 



O Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D prepara profissionais para o trabalho de apoio a crianças, desde o nascimento até aos 12 anos, considerando igualmente cuidados a grupos de risco e Necessidades Educativas Especiais. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html



Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 



 


Responder
28 de Outubro de 2021Celia patricia varela da rosa
Eu gostaria de fazer o cruso proque gosto das criancas e conheso muito bem a aria
Responder
04 de Novembro de 2021Master D — PT

Olá, Celia



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/cursos-cuidados-infantis-e-geriatricos.html 



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
28 de Outubro de 2021ROSANE MAGARAO NUNES
Trabalho com crianças há 16;anos e gostaria de fazer uma reciclagem, adquirir mais conhecimento e assim poder crescer mais como profissional.
Responder
04 de Novembro de 2021Master D — PT

Olá, Rosane



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/cursos-cuidados-infantis-e-geriatricos.html 



Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D