Prova de Conhecimentos GNR – O essencial para passar

Publicado em 2017-09-21

Faz já duas semanas desde a realização da prova de conhecimentos GNR. Para quem não sabe, esta prova teve 17 páginas e 100 perguntas dos mais variados assuntos. Com esta dimensão e diversidade temática, estudar de véspera não é mesmo solução.

Os resultados destas provas já saíram e irá, nos próximos dias, decorrer a segunda fase destas provas. Apenas os candidatos que obtiveram uma classificação igual ou superior a 10,38 podem seguir para as provas físicas.

Este valor até pode parecer fácil de chegar, porém convém lembrar que os temas não são simples e o número de perguntas não ajuda.

Os grupos de perguntas são sempre os mesmos: Língua Portuguesa, Cultura Geral e Actualidade, Lei Orgânica da GNR e Estatuto dos Militares da GNR.

Dois GNR

No grupo da Língua Portuguesa, os próprios temas não variam muito. Estão presentes a interpretação de texto, perguntas de gramática e sintaxe. Dentro destas, as perguntas vão desde formas verbais até sinónimos e antónimos. Este grupo vale, ao todo, 6 valores.

O grupo da Cultura Geral e Actualidade, que vale igualmente 6 valores, contém perguntas sobre os mais variados temas da história, geografia e economia mundiais.

Os dois últimos grupos são relativos ao funcionamento da GNR. Estes grupos são os que valem menos – 4 valores cada um.

 

O essencial para passar na prova de conhecimentos GNR:

Como é possível deduzir nos parágrafos acima, passar nesta prova não é fácil. Esta é a primeira triagem e, apesar dos valores necessários para se ser aprovado, muitos dos candidatos acabam por ficar para trás. A falta de estudo ou a insuficiência da pesquisa sobre todos os temas pode estar na origem das reprovações.

A quantidade de temas envolvidos nesta prova é proporcional à quantidade de horas de estudo que são necessárias. Não há que enganar. Para se passar às provas físicas há que provar o que se vale na prova de conhecimentos.

Dois polícias que identificam um jovem em Lisboa.

É importante ressalvar que esta prova vale 75% da média final. Com uma melhor média nesta prova, é possível garantir a entrada no Curso de formação de Guardas. Para que isso aconteça, é essencial começar o estudo e fazer com tempo.

Uma boa preparação para a prova de conhecimentos GNR é o essencial para se obter bons resultados numa prova que pode, de facto, definir o futuro de um candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *