Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Profissões: O que faz um web designer?

  • Já pensou em começar uma carreira na área do Web Design? Neste artigo apresentamos as principais funções do Web Designer e as melhores fromas de começar uma carreira de sucesso em Web Design!
  • Conheça o curso Master D - Web Design
Webdesign

Dito de forma simples, um web designer faz sites, páginas e conteúdos para a internet. Neste artigo abordamos de forma sucinta algumas das principais funções de um web designer.

Existem vários tipos de sites, desde os mais simples, por vezes com apenas uma página web, aos mais complexos, que envolvem funcionalidades como compras online, contas de utilizador, software como serviço (SaaS) ou integração com sistemas de gestão.

Consoante a dimensão de cada projeto, os web designers podem trabalhar em equipas, ou em colaboração, com programadores, web developers, gestores de projeto, profissionais de marketing digital e outros web designers.

1. Web Design - Planeamento do projeto

Desenvolver um website requer geralmente planeamento. Numa primeira fase é importante conhecer os objetivos do projeto e dar resposta a questões como:

Receba Informações Grátis

  • Trata-se de um novo website desenvolvido de raiz ou da reformulação de um site já existente? Se é um site já existente o que é que se pretende melhorar?
  • O que se pretende com o website? Quais são os objetivos do mesmo? Comunicar uma empresa ou marca? Captar potenciais clientes? Vender produtos online? Outros?
  • Quais as características do público que vai utilizar o site? Dirige-se a qualquer tipo de público? As pessoas têm algum tipo de necessidade ou característica especial? São pessoas habituadas a utilizar a internet ou com pouca experiência com o meio online?
  • Qual o prazo para o desenvolvimento? Quando é que o site deverá estar finalizado e pronto a ser lançado online?
  • Quais serão as funcionalidades do website? Será necessário envolver outros perfis de colaboradores no projeto? (como programadores, copywriters, designers multimédia, ou outros)
  • O site necessita de actualizações frequentes? Será necessário utilizar alguma plataforma de gestão de conteúdos? Exemplos: Wordpress, Drupal ou outra? Existem muitas soluções no mercado.

2. Web Design - Desenvolvimento do site

Numa segunda fase há que considerar o planeamento do desenvolvimento, que pode englobar tarefas como:
  • Desenho dos layouts dos vários tipos de páginas;
  • Edição de imagens;
  • Criação de raiz ou adaptação de ficheiros HTML, CSS. Caso envolva programação e base de dados, soluções como o PHP e MySQL são populares;
  • Se necessário, criar um blogue ou funcionalidades de comércio electrónico. Existem plataformas gratuitas;
  • Ter em consideração a usabilidade do site;
  • Responsive Design (Preparação do site para ser visualizado correctamente em vários tipos de dispositivos que têm resoluções de ecrã distintas: computadores desktop, tablets e telemóveis);
  • Colocar os conteúdos (textos, imagens, vídeos, bases de dados, publicidade, outros);
  • Instalar códigos de tracking para análise estatística, como o Google Analytics;
  • Realizar testes, correcções e ajustamentos, entre outras tarefas.

Conheça o curso de Web Design

3. Web Design - Acompanhamento

Mesmo após lançado, o trabalho pode não estar terminado. Será necessário fazer o acompanhamento do projeto, corrigir ou melhorar algum elemento que não esteja a ter um comportamento desejado, realizar análises estatísticas, monitorizar o tráfego e se os objetivos estão a ser alcançados.

 

Como se deve começar a carreira de Web Designer?

Pela nossa experiência, existem muitos alunos que começam a carreira de Web Designer na internet. Hoje em dia já existem milhares de tutoriais no Youtube e plataformas semelhantes que ensinam a criar websites. Esta é uma excelente forma de começar – temos o primeiro contacto com as ferramentas de Web Design, aprendemos a criar pequenos projetos, e vemos se gostamos da área ou não.

No entanto, pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos dos nossos formandos, estes tutoriais só servem como “first steps”. O Web Design é uma área muito abrangente e sem fortes conhecimentos sobre as linguagens e técnicas base, os alunos eventualmente ficam perdidos quando tentam avançar para guias mais completos. Conseguimos seguir os guias, mas torna-se difícil de replicar os resultados sozinhos.

O curso de Web Design Master D dá resposta a estas lacunas. O formando vai aprender sobre programação Web, sobre HTML, CSS, sobre Wordpress o sistema de Gestão de Conteúdos mais usado e sobre as novas tendências no mercado.

Acreditamos que esta é a melhor forma de começar a sua carreira como Web Designer. O curso de Web Design pode ser feito de forma Online, de forma Semi presencial, ou num dos centros de formação em Lisboa, no Porto, em Coimbra, ou em Faro e não exige que o formando se dedique a tempo inteiro. Temos muitos alunos que optam por tirar o curso enquanto trabalham!

É possível trabalhar como Web Designer Freelancer?

Sim. Com os avanços na forma de trabalhar online, torna-se cada vez mais fácil de trabalhar como freelancer em Web Design. Já existem muitas plataformas que se dedicam a conectar freelancers e empreendedores para projetos de curto ou longo prazo.

Se está à procura de uma carreira onde pode trabalhar como independente, o Web Design pode ser uma excelente oportunidade para começar!

Onde se pode trabalhar enquanto Web Designer?

Os formandos Master D do curso de Web Design podem desempenhar as suas funções em empresas de Web Design, agencias de Web Design, agencias de publicidade ou ligadas a multimédia, empresas de gestão própria que estão a investir na vertente online, como freelancers, ou criando o seu próprio negócio.

Comece a trabalhar como web designer


Saiba mais sobre as duas áreas associadas ao Web Development: Front-end Development e Back-end Development

Estes são apenas alguns dos fatores a considerar na criação de um website. Consoante a complexidade e características de cada projeto as funções de um web designer podem variar. A profissão de web designer é importante atualmente, quando vivemos na era do “digital” e a tecnologia faz parte do quotidiano de cada vez mais utilizadores. Se tem interesse pela área do web design e pretende seguir uma carreira abraçando esta profissão, conheça o curso de web design da Master D.

2 respostas a Profissões: O que faz um web designer?

28 de junio del 2020

Gostaria de frequentar curso de webdesigner mas em contexto e-learning.

responder
01 de Julho de 2020

Estimada Ana,



Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado nas nossas formações. De momento temos disponível a formação em Web Design. No entanto, temos mais formações na área do MARKETING, DESIGN E MULTIMÉDIA. Veja aqui mais informações: https://bit.ly/2YLjWfI  



Caso alguma das formações seja do seu interesse, um dos nossos técnicos de estudos pode entrar em contacto e esclarecer todas as suas questões. Enviámos-lhe um email para que possamos estar em contacto.



Atenciosamente,



Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: