• Partilhar:
O que é o Unity e para que serve?

Certamente já reconheceu o logotipo do Unity porque o viu quando o jogo que jogou estava a carregar. Mas sabe realmente o que é Unity e para que serve?

Neste artigo, mostramos os pontos essenciais para que perceba o propósito do software, alguns vídeos que demonstram tanto as funcionalidades do Unity como jogos nele criados e em que cursos de videojogos pode apostar caso queira vir a trabalhar na área.

O que é o Unity?

O Unity é um dos mais conhecidos motores de desenvolvimento de videojogos. O termo motor de desenvolvimento ou motor de jogo, refere-se a um tipo específico de software que possui uma série de rotinas de programação que permitem a projeção, criação e a operação de um ambiente interativo, ou seja, de um videojogo, experiencia digital ou filme/animação. 

Entre as funcionalidades típicas de um motor de jogo, estão as seguintes:

  • Motor gráfico para renderização de gráficos 2D e 3D;
  • Motor de física que simula as interações entre objetos;
  • Sistema de iluminação;
  • Animações;
  • Sons;
  • Programação de inteligência artificial;
  • Programação por scripting;
  • Simulação de partículas;
  • Etc…

Para que serve o Unity?

O Unity, antes chamado de Unity 3D, é um software que centraliza tudo o que é necessário para poder desenvolver videojogos.

Ou seja, o Unity é uma ferramenta que permite criar videojogos para diversas plataformas (PC, consolas, mobile, VR e AR) utilizando um editor visual e programação através de scripting, oferecendo aos utilizadores ferramentas profissionais, capazes de preencher os requisitos de qualquer jogo.

Prova disso, são os jogos muito famosos criados com o Unity; como "Monument Valley", "GRIS", "Cuphead", “Hollow Knight”, “HearthStone”, “Rust”, “Genshin Impact”, e outros tantos que, provavelmente, preencheriam uma página completa.

Além disso, é amplamente utilizado nos estúdios focados no desenvolvimento de videojogos para dispositivos móveis. 

 

Um dos grandes pontos fortes do Unity é a grande comunidade de utilizadores que possui. Isso permite o acesso a uma infinidade de documentação e fóruns onde as respostas às suas dúvidas não tardam em aparecer, e onde diferentes métodos e novas técnicas são explicados.

Como consequência, é um dos motores mais utilizados para aprender a desenvolver videojogos, pois é simples de começar a utilizar.

 

 

Parece complicado? Não se preocupe!

Se quiser aprender mais, a Master D tem cursos especializados, onde se concentrará em aprender a utilizar o Unity, com todas as bases necessárias para se tornar um futuro profissional, seja para criando os seus próprios jogos ou inserindo-se numa equipa de trabalho, num estúdio de videojogos.

Com os cursos de Videojogos da Master D ficará totalmente preparado para trabalhar no mercado indie, estúdios, promotoras ou como consultor.

Quer vir a trabalhar no mundo dos Videojogos? Contacte a Master D e nós preparamo-lo para o mercado de trabalho e ajudamos a conseguir o seu emprego de eleição!

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D