Novidade : Curso de Pastelaria

Publicado em 2019-07-23

  • Gostava de ter uma profissão ligada à arte da pastelaria e cake design? Há técnicas de pastelaria que não domina tão bem? Este artigo é para si. 
  • Ambiciona ter o seu próprio negócio e quer ser um empreendedor? Conheça ainda as nossas formações na área do turismo

curso-pastelaria-master-d

Já imaginou que o seu bolo preferido que encontra na pastelaria hoje, traz consigo anos de história? O que conhecemos hoje tem evoluído ao longo dos anos, principalmente depois da descoberta do açúcar.

Segundo reza a história, esta arte começou a dar os seus primeiros passos em Portugal há mais de 2800 anos e apenas era usada farinha de bolota e mel porque os cereais ainda eram escassos. Só cerca de 1000 anos depois, com os Romanos, o açúcar e os cereais começaram a ser utilizados. Mas não era para todos… Só os mais abastados e em dias de festa é que tinham este privilégio!

Alguns bons anos mais tarde e com a expansão do açúcar, os doces começaram a ser confecionados em conventos e mosteiros. Estes doces, cujas receitas já passaram de gerações em gerações, são hoje conhecidos como doces conventuais. Dois dos ingredientes chave destes doces são os ovos e o açúcar. Todos bem conhecemos, verdade? 

pasteleiro-curso-master-d

Nos dias de hoje a realidade é bem diferente. Não só devido aos recursos de matérias-primas como também no que se refere aos utensílios que muito facilitam o trabalho de um pasteleiro.  Por outro lado, cada vez mais se procura excelência, perfeição e um pasteleiro não se quer só um bom executante, também deverá ter uma veia criativa para novos sabores, combinações e decorações porque os “olhos também comem”.

Sabia que..

As vendas de pão e bolos atingiram mais de 600 milhões de euros só no ano de 2017, avançou o Jornal Eco e a tendência é de franco crescimento.

 

A nova formação em Pastelaria

 

A Master D tem agora uma nova formação, o Curso de Pastelaria. Com esta formação não só ficará a conhecer o sistema HACCP – certificação da segurança alimentar, como também aprenderá as seguintes valências:

 

  • Conhecer e identificar os equipamentos, utensílios e matérias primas
  • Aplicar técnicas de preparação de caldas e cremes
  • Desenvolver massas na pastelaria
  • Confecionar gelados
  • Preparar pastelaria salgada
  • Confecionar pastelaria tradicional e de restaurante e pastelaria fina e moderna
  • Adquirir noções e funcionamento da Pastelaria Oportunidade de negócio

Estas são algumas das temáticas a abordar ao longo do Curso de Pastelaria mas, a par da componente teórica está a parte prática. Para colocar a “mão na massa” terá, pelo menos, 72 horas práticas onde vai amassar, bater, blanchir, derreter, glacear, derreter…

“A Master D dá os ingredientes, o formando marcará o ritmo e os condimentos para conseguir a sobremesa perfeita!”

André Cordeiro – e-Tutor dos cursos da área do Turismo e Responsável pela Escola de Hotelaria e Turismo

 

Onde posso trabalhar?

 

curso-pasteleiro-master-dReciclar conhecimentos ou aprender uma nova profissão? Seja qual for o caso, com esta formação permitirá que desempenhe funções como ajudante de pasteleiro, pasteleiro de 3.ª ou até criar o seu próprio negócio como empreendedor. Alguns dos locais onde pode trabalhar podem ser:

 

  • Pastelarias
  • Restaurantes
  • Hotéis
  • Cruzeiros
  • Cantinas de escolas ou hospitais
  • Empresas de organização de eventos e catering 
  • Fábricas de pastelaria e doçaria

 

Após conclusão do curso, os formandos poderão ainda candidatar-se a um estágio formativo que permitirá dar continuidade às aprendizagens ou até mesmo ter um negócio próprio. Paralelamente  terá acesso à Bolsa de Emprego exclusiva dos formandos Master D através da qual recebe ofertas de emprego e poderá concorrer.

Quer conhecer mais vantagens Master D? E o que fazemos nos nossos centros formativos? Fique atento às redes sociais da Master D e saiba tudo em primeiríssima mão.

2 comentários a “Novidade : Curso de Pastelaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *