Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

GEN10S - o projecto de programação para crianças

progeto GEN10S

 

A Google e a SIC Esperança juntaram-se para ensinar crianças a programar. O projecto chama-se GEN10S e foi inicialmente implementado em Espanha com a Associação Ayuda en Acción. O projecto teve tão bons resultados que não se hesitou em trazê-lo para Portugal. As candidaturas para o curso de programação para crianças abriram ontem.

No entanto, apenas as escolas do ensino básico (5º e 6º anos) é que estão contempladas. O curso de programação para crianças GEN10S pretende dar competências digitais reduzindo assim a desigualdade socioeconómica e de género das mesmas. Serão cerca de 5000 os alunos do ensino básico que irão aprender programação em Scratch. Para além destes, também os professores irão adquirir mais competências a nível digital e a nível de ensino inovador. 

O curso de programação para crianças tem o objectivo de trazer oportunidades para todos através da importância que o digital tem actualmente, principalmente a nível laboral.

No final da época das candidaturas serão seleccionadas cerca de 40 escolas.  

Este curso de programação terá a duração de 12 sessões e está destinado a alunos dos 5º e 6º anos. As crianças irão aprender através “da resolução de problemas, de execução dos projectos e da experiência”.

Para ensinar crianças a programar, será posta em prática uma metodologia baseada na teoria, em trabalhos práticos e no trabalho em equipa. As escolas podem candidatar-se e ter acesso ao regulamento a partir deste link.  

Quebrar barreiras com o digital

O programa GEN10S pretende utilizar o digital como uma ferramenta para quebrar o fosso socioeconómico e de género que muitos sentem. Para Marcel Leonardi, “estando hoje a Internet no centro do crescimento económico, temos vindo a investir com tecnologia e apoio para ajudar cidadãos, empresas, empreendedores (…) a terem sucesso no mundo digital”.

Menina trabalha com um computador numa biblioteca

Este programa pretende uma maior inclusão tecnológica e social e isso só acontece através da educação. As oportunidades surgem, cada vez mais, com o digital e, por isso, é essencial “democratizar o acesso ao conhecimento” tecnológico. Só através da educação as crianças de hoje se podem tornar futuros génios e ter um futuro de sucesso. O GEN10S pretende também incentivar mulheres a participarem activamente nos avanços tecnológicos e a considerarem-nos para o seu futuro profissional.

A presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, declarou que este projecto “nasceu para responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro”.

Fonte: Expresso

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: