Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Exploração de lítio em Montalegre prevê cerca de 200 postos de trabalho

  • A indústria automóvel contiua a desenvolver-se em novas áreas de inovação que trazém consigo novas oportunidades de emprego!
  • Já pensou em trabalhar nos ramos de Eletrotécnica, Indústria, e Automação? Conheça os nossos cursos

Em parceria com a empresa portuguesa Luso Recursos, a Dakota Minerals irá investir cerca de 370 milhões de euros na exploração de lítio em Montalegre. A exploração e a construção de uma fábrica prevêem a criação de cerca de 200 postos de trabalho. Segundo Orlando Alves, presidente da câmara de Montalegre, a “exploração de lítio será uma oportunidade única de combate ao despovoamento da região”. Estes projectos estão previstos para a localidade de Carvalhais.  

 

Numa primeira fase do projecto, irão ser investidos 70 milhões para a produção de placas usadas em electrodomésticos. Na fase seguinte “está previsto um investimento de 300 milhões” para o fabrico de baterias utilizadas em automóveis. Caso estes projectos – exploração e construção da fábrica – avancem definitivamente, serão criados “mais de 200 postos de emprego”. O autarca declarou ainda que se deve exigir “ao concessionário que todo o processo de transformação aconteça no território para que o valor acrescentado fique no país e tudo isto tenha impacto no desenvolvimento regional e, consequentemente, na economia nacional”.

 

  O facto de se transformar a matéria no território irá originar “mais trabalho qualificado e valor acrescentado para a economia nacional”. Para o autarca este projecto é “uma alavanca de oportunidades”, visto que irá “atrair mão de obra qualificada”.  

A exploração de lítio em Portugal

Portugal é já um dos dez países que mais produz lítio a nível mundial. Este mineral tem tido uma procura acrescentada nos últimos anos, dado o aumento da utilização de carros eléctricos. No início deste ano, a empresa australiana Dakota Minerals tinha já emitido um relatório que confirmava o potencial de Trás-os-Montes na exploração de lítio. Segundo esta empresa, a região tem uma das maiores reservas do mineral. Estão previstos cerca de dez anos de vida útil da exploração nesta zona do país. A exploração de lítio em Montalegre irá servir, essencialmente “na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de electrodomésticos”.

Fonte: Jornal de Negócios

1 respostas a Exploração de lítio em Montalegre prevê cerca de 200 postos de trabalho

25 de julio del 2017

Como posso me candidatar à uma vaga de emprego,

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: