• Partilhar:
Dicas práticas para melhorar o estudo a distância

A prática de estudo exige disponibilidade, vontade, direção e ação. Se, por alguma razão, estas qualidades não estão presentes, não é motivo para eventual desespero ou desistência. Como qualquer músculo, estas só precisam de ser exercitadas e estimuladas, com perseverança e rigor, para um resultado mais otimizado rumo à valorização profissional.

Todos temos uma vida muito exigente, mas não há desculpas para não investirmos em formação. Cada vez mais, os centros formativos, apresentam soluções diferenciadas de formação online certificada e que vão ao encontro das necessidades de cada um.

O estudo no ensino a distância

Dicas para estudar online

A flexibilidade do ensino a distância oferece ao formando a possibilidade deste gerir, de acordo com a sua rotina, os seus tempos de estudo. Efetivamente, tempo é, neste cenário, uma palavra chave que se reflete na autonomia que o formando tem para organizar o seu plano de aprendizagem.

Uma vez que os ensinamentos não ocorrem em sala de aula, a uma hora específica, o acesso aos conteúdos pode acontecer a partir de qualquer lugar e em qualquer horário, com facilidade de intercâmbio total entre formandos e e-tutores ou formadores.

Na Master D, a maioria dos cursos podem ser feitos totalmente online e cada formando pode estudar, fazer exercícios, assistir a webinars, jobskills ou fazer esclarecimentos de dúvidas, em qualquer ponto do mundo, sendo a única premissa ter acesso à internet.

Haverá coisa melhor do que autonomia e total flexibilidade para contruir o seu próprio calendário de estudo. Mas atenção, apesar dessa liberdade a equipa docente está sempre atenta à evolução na matéria e, inclusivamente, define um plano de estudos personalizado em conjunto com o formando.

 

Dicas para um plano de estudo excelente

  • Faça perguntas chave – O que precisa estudar, como, até quando e onde? Interrogações como estas ajudam a definir o seu plano de acção de forma organizada e metódica. Para o conseguir levar a bom termo, é imprescindível ter os seus objetivos bem delineados e os tempos de estudo bem definidos para cada matéria identificada. A última coisa que se deseja é uma noite de privação de sono para ficar a estudar. Saiba que esta tem implicações negativas na sua concentração e capacidade de memorização. O ensino a distância dá liberdade, mas exige, naturalmente, compromisso.
  • O contexto vale ouro – Poder estudar onde quer, nas horas mais convenientes para si, permitem que possa criar ou frequentar um espaço que seja confortável para o desenvolvimento do estudo. Idealmente, é importante que escolha um sítio com pouco barulho e onde não seja incomodado e alvo de distracções.

  • Para lançar mãos à obra, certifique-se de que tem tudo o que precisa – Material necessário ao estudo e uma agenda com lista de afazeres que permita ajudar a monitorizar o seu progresso. Este deve, claro, traduzir-se num estudo que seja contínuo e não concentrado somente num período temporal específico.
  • A chave está no equilíbrio – Saiba parar quanto é tempo disso. O cérebro consegue reter melhor a informação quando há um intervalo de tempo que favorece o seu processamento. Por isso, tire proveito da flexibilidade que o ensino a distância permite, e faça intervalos na medida da sua necessidade e sensatez. Faça uma caminhada ou tenha um momento familiar que o ajude a relaxar para depois retomar o estudo.
  • Comece pela matéria mais difícil - Pode não ser a opção mais fácil, mas é, seguramente, a mais inteligente. Aproveite a sua frescura mental para começar por aí ou, como consequência, o cansaço e o desânimo, podem levar a melhor.
  • Conecte-se – Os grupos de estudo, sejam eles físicos ou virtuais, podem ser valiosos para se aprender uns com os outros. Juntos o potencial pode ser maior. Participe em webinars porque a sua dúvida pode ser a mesma dos seus colegas de curso.

Estas dicas foram úteis? Acreditamos que sim e deixamos mais uma: esteja atento ao Youtube da Master D onde tem acesso a webinars gratuitos, pode conhecer as opiniões de formandos que já terminaram os seus cursos e muitos outros conteúdos interessantes.

 

Artigos relacionados

Comentários

18 de Abril de 2021Sílvio Manuel
Eu sempre sonhei em ser dentista

Responder
19 de Abril de 2021Master D — PT

Olá, Sílvio



Curso de Dentista não temos, mas temos Curso de Assistente Dentário. Este curso tem a vantagem de poder ser feito totalmente online ou na modalidade semipresencial. O que lhe parece? Pode saber mais neste link: https://bit.ly/2Zj3Mde Para mais informações, pode preencher o formulário de contacto na página que enviámos ou encaminhar-nos um email para cursos@masterd.pt 



Nunca é tarde para seguirmos os nossos sonhos!



Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 


Responder
18 de Abril de 2021Sílvio
Este é o meu sonho desde pequeno
Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D