Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local – O lançamento

Publicado em 2018-01-10

O boom do turismo foi o pontapé de saída para o crescimento do sector hoteleiro em Portugal. Este crescimento trouxe consigo um aumento do alojamento local e dos hostels. Com este boom torna-se relevante adaptar técnicas de gestão hoteleira a estes últimos tipos de alojamento, já que são muito diferentes. E é precisamente essa temática que se vai tratar com o novo Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local.

De todas as áreas que mais cresceram a olhos vistos com as visitas dos turistas a Portugal – desde a restauração à animação turística – o sector hoteleiro foi dos que mais ficou a ganhar. O alojamento turístico ultrapassou os três mil milhões de euros em receitas, fazendo de 2017 o melhor ano de sempre para o sector.

O boom do turismo impulsionou o crescimento do AL e do aumento do número de Hostels em Portugal

Quando se fala em alojamento turístico, não estão incluídos apenas hotéis, apart-hotéis e resorts. Torna-se impossível não falar de alojamento local sem referir duas tipologias que mais foram impulsionadas com o boom do turismo: os hostels e o alojamento local (AL).

Os hostels tiveram o seu derradeiro arranque em 2014. Há quatro anos, estes negócios estavam a crescer a olhos vistos. Com o passar do tempo, as dormidas nestes tornaram-se uma tendência, principalmente para quem faz férias de curta duração. Actualmente, com o aumento do número de hostels, não há cidade em Portugal que não tenha um. Para além disso, Portugal tem já dos melhores hostels do mundo.

Grupo de pessoas no hall de entrada de um hostel

Mas a tipologia alojamento que mais tem andado nas bocas do mundo é o alojamento local. Nos três últimos anos, o AL quadruplicou, assim como as plataformas online que o dinamizam. Actualmente, existem mais de 55 mil espaços de AL de Norte a Sul do país. Olhando em perspectiva, em 2014 haviam apenas 13 mil, pelo que o crescimento desta área é notável.

Eduardo Miranda, da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), afirmou que o AL foi “fundamental neste crescimento do turismo” pelo facto de ter permitido uma “maior capacidade de acomodação do turismo”. Segundo o representante, “um terço das dormidas” são representadas pelo AL.

Para além das dormidas, é importante ressalvar que hoje se podem contar cerca de “30 mil famílias e microempresas que vivem e dependem do alojamento local”.

Pessoa sentada num quarto de hostel segurando um mapa

Novo Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local

Com o boom do Turismo e, em particular do, sector do alojamento turístico, torna-se essencial ter formações adaptadas a estas duas tipologias de alojamento.

Tanto os hostels como o AL têm legislação diferente de outros alojamentos, como os Hotéis e Resorts. Por essa razão, os modelos de gestão e as temáticas a serem estudadas não podem ser as mesmas.

Foi com esse foco que a Master D lançou o Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local.

Casal faz check-in na recepção de um hostel

Neste curso serão abordados temas como:

  • Técnicas de contabilidade e gestão no desenvolvimento e de um projecto de Hostel e de Alojamento
  • Requisitos e normativos legais existentes
  • Estilos decorativos diversos de forma a conferir conforto e utilidade
  • Técnicas de comunicação eficaz no relacionamento com o cliente

Para quem é este curso?

O curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local da Master D destina-se a actuais ou futuros profissionais da área do turismo local, que pretendam adquirir ou actualizar conhecimentos fulcrais neste sector.

 

Competências a adquirir com o curso

Com este curso é possível adquirir competências de forma a realizar tarefas de recepcionista e agente de hostels e AL, mas também de gestor destas comodidades. Para além disso, ter-se-á competências para criar e gerir um negócio próprio.

 

Curioso/a acerca do Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local?

Saiba mais, a partir deste link: https://www.masterd.pt/curso-gestao-hostels-alojamento-local.html

2 comentários a “Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local – O lançamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *