Comunicação Interna : Uma aliada do bem-estar de uma organização

Publicado em 2019-08-06

comunicacao-curso-master-d

A comunicação interna é cada vez mais relevante nas empresas. É fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados como as práticas da empresa e que se sintam parte integrante da mesma. Por isso, a pessoa responsável pela comunicação deve ter em mente quais as técnicas que pode utilizar e adequar essas mesmas técnicas ao perfil dos colaboradores.

Uma das maiores vantagens do uso da comunicação interna é permitir uma comunicação mais integrada. Isto faz com que a mesma seja mais coerente e, claro, mais forte. Vai auxiliar também na transmissão e na partilha de informações que são pertinentes e estratégicas.

Desengane-se quem acha que esta é uma área que não deverá apostar. As empresas são feitas de pessoas e só com colaboradores satisfeitos se conseguem bons resultados e chegar mais longe.

 

Quais os dois objetivos fulcrais na comunicação interna?

 

1.Manter os colaboradores alinhados e conectados com os objetivos, causas e discursos da organização;

2.Estabelecer condutas e comportamentos em prol da visão e missão da empresa ou organização.

 

Sabia que a comunicação pode ser feita de forma vertical e horizontal?

 

A forma vertical é entre superiores e subordinados e a horizontal entre funcionários do mesmo nível hierárquico. Independentemente dos colaboradores com quem se comunica, comunicar internamente só trará vantagens e tornará a empresa mais saudável. A comunicação interna vai fazer com que a empresa tenha as seguintes valências:

  • União
  • Motivação
  • Envolvimento
  • Transparência
  • Consistência
  • Melhoramento do relacionamento

 

Quais as grandes vantagens de uma eficaz Comunicação Interna?

 

Assim que implementamos uma estratégia de comunicação interna eficaz percebemos desde logo que estamos a contribuir para:

  • Um melhoramento do clima organizacional
  • Aumento da produtividade interna
  • Aumento da retenção dos funcionários
  • Facilitação da integração de novos funcionários
  • Minimização de boatos
  • Redução dos efeitos de crise

 

Quais os canais a utilizar na Comunicação Interna?

 

curso-eventos-master-d

 

As empresas cada vez mais devem modernizar-se e descobrir formas de informar e motivar os colaboradores. Alguns dos canais a utilizar para a difusão das mensagens podem ser a Intranet, redes sociais ou o site da empresa através de artigos, newsletters vídeos ou fotografias; flyers. Ou ainda através de formas mais tradicionais tais como e e-mail, reuniões, formação ou telefonema.

Organizar eventos corporativos pode ser também uma excelente forma de fomentar as boas relações entre colaboradores e promover a cultura organizacional por forma a melhorar a motivação.

Diana Martins, e-Tutora nas áreas de Comunicação e Marketing da Master D 

 

Quer ser Relações Públicas, Gestor de Eventos ou trabalhar na área do Marketing e Comunicação?

 

A formação é uma mais-valia. Seja para quem quer entrar no mercado de trabalho ou potenciar conhecimentos, é importante uma formação adequada e ajustada. Só desta forma consegue destacar-se e conseguir ainda mais hipóteses de empregabilidade.

A Master D tem disponível a formação em Eventos, Relações Públicas e Marketing direcionada aos que têm já alguma experiência ou para quem ambiciona desenvolver uma nova atividade profissional.

 

Quais são as saídas profissionais?

 

A área da comunicação é vasta. Enumeramos algumas das possíveis saídas profissionais:

  • Assessor de Comunicação ou de Relações Públicas;
  • Gestor de Marketing;
  • Gestor de Eventos;
  • Relações Públicas;
  • Responsável pela Comunicação Interna;
  • Consultor de Marketing.

Muitas são as empresas onde trabalhar. Algumas delas podem ser gabinetes de Relações Públicas, Agências de Comunicação, empresas destinadas à organização de eventos, empresas de hotelaria e turismo, entre muitas outras.

Já alguém lhe disse que é um bom comunicador? Gosta do contacto com as pessoas, da área dos eventos e procura um novo desafio profissional? Provavelmente esta é formação que procurava. Para além dos conteúdos teóricos, mensalmente são agendadas sessões complementares, tais como masterclasses, workshops, webinares e josbkills.

 

Veja agora a Masterclass ” Imagem e Sucesso” com uma especialistas em imagem e Comunicação : Isabel Amaral

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *