Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Capital Verde Europeia - Lisboa perdeu para Oslo

Capital verde Europeia

Oslo, capital da Noruega, ganhou o prémio de Capital Verde, atribuído pela Comissão Europeia (CE). A votação e a entrega de Prémios ocorreu na passada sexta-feira (dia 2 de Junho), no âmbito da Semana Verde. A eleição da capital decorreu em Essen (Alemanha), Capital Verde do passado ano. De entre os finalistas, estavam a competir pelo primeiro lugar Lisboa, Gante (Bélgica), Lahti (Finlândia) e Talin (Estónia).

Oslo foi eleita a Capital Verde Europeia

Oslo foi eleita a Capital Verde Europeia Lisboa estava a concorrer pela segunda vez, enquanto que Oslo participava pela terceira. Dessas três vezes, Oslo chegou à final em todas. No entanto, para Lisboa também foi uma vitória: esta foi a primeira vez que uma capital do sul da Europa chegou à final. Desde 2008 que este prémio é atribuído, tendo já vencido as cidades de Estocolmo, Hamburgo, Vitoria-Gasteiz, Nantes, Copenhaga, Bristol, Liubliana, Essen e Nimega.  

Quais os critérios para se ser Capital Verde Europeia?

Para receber o prémio, as cidades devem ter mais de 100 000 habitantes e, claro, políticas verdes. Entre elas estão a protecção da biodiversidade, decréscimo dos níveis de carbono, a estimulação do crescimento sustentável e a garantia de qualidade de vida dos habitantes. As cinco cidades finalistas demonstraram a sua evolução sustentável ao longo dos anos, com base em vários critérios. Esses critérios passam pelos transportes locais e qualidade do ar, poluição sonora, gestão e tratamento da água e dos resíduos, energia e gestão ambiental, espaços verdes e emprego sustentável.

Lisboa foi a primeira capital do sul Europeu a chegar à final do prémio Capital Verde.

Lisboa foi a primeira capital do sul Europeu a chegar à final do prémio Capital Verde.  

Fonte: Expresso

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: