Auxiliares de Saúde impulsionam Portugal a nível mundial

Publicado em 2016-10-10

Portugal é o 22º país, num ranking de 188º, com melhores resultados no que respeita à Saúde. Melhor que a França, EUA e Japão.

O estudo divulgado pelo jornal especializado em saúde The Lancet revela que esta área melhorou a nível mundial desde 2000 no acesso aos cuidados de saúde. Este estudo avaliou 33 indicadores como a subnutrição infantil, a obesidade, a mortalidade infantil, os problemas de álcool mas também fatores como a violência e a guerra.

Portugal está entre os 22 melhores países do mundo no que respeita à saúde dos seus habitantes reunindo 78 pontos, com nove categorias a registarem a pontuação máxima: 100 pontos. Subnutrição, a qualidade da água, mortes por desastres naturais ou guerra estão entre as categorias com valor máximo.
Auxiliar de saúde em corredor de hospital

A profissão do Auxiliar de Saúde

Ser auxiliar de saúde é uma escolha de carreira que não só exige vocação como também dedicação e amor à profissão.

Hospitais, clínicas, lares e unidades de saúde são algumas das instituições que recorrem a estes profissionais de saúde no apoio diário a utentes de acordo a orientação dos médicos e enfermeiros.
O Auxiliar de Saúde deverá saber atuar na prestação de cuidados de saúde como também algumas questões administrativas. Esta é uma profissão multifacetada que envolve responsabilidade e o desempenho de diversas tarefas, nomeadamente:

  • Prestação de cuidados de higiene e conforto aos doentes, sob supervisão técnica;
  • Acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora do estabelecimento;
  • Auxílio nas tarefas das refeições;
  • Prevenir comportamentos de risco e acidentes;
  • Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
  • Proceder à limpeza das macas e respetivos locais de trabalho;
  • Apoio na manutenção e conservação do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
  • Assegurar condições de higiene no respetivo local de trabalho.

Formação de Auxiliar de Saúde

O curso de Auxiliar de Saúde da Master.D inclui o curso de Suporte Básico de Vida (SBV), sendo hoje em dia um dos requisitos de recrutamento para algumas entidades na área da Saúde. A Master.D é uma escola INEM para realizar este curso na valência de SBV.

Auxiliar de saúde ou ação médica, prestador de cuidados domiciliários e auxiliar de geriatria são algumas das saídas profissionais que poderá desempenhar após conclusão deste curso de Auxiliar de Saúde da Master.D.

No final do curso os formandos têm a possibilidade de se candidatarem a um estágio formativo colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Hospitais públicos e privados, centros de saúde, clínicas privadas, lares, centros de dia e de acolhimento e unidades de cuidados domiciliários são alguns dos locais onde poderá desempenhar a função e Auxiliar de Saúde.

Esta é uma profissão que continua a proporcionar novas oportunidades de trabalho. Inscreva-se e aceda ao mercado laboral com o apoio do Serviço de Inserção Laboral da Master.D.

2 comentários a “Auxiliares de Saúde impulsionam Portugal a nível mundial

  1. Aline

    Moro no Brasil, e sou formada em técnica de enfermagem. Aí em Portugal vale como auxiliar de saúde? Gostaria de saber pois estou pretendendo ir morar aí.

    Responder
    1. masterd Autor do artigo

      Olá Aline,

      Aconselhamos a que contacte o consulado português, aí conseguirão informá-la de forma totalmente esclarecedora.

      Atentamente,
      Master D

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *