• Partilhar:
A importância das relações públicas - o que são e quais as funções
Mesa com profissionais de relações públicas a realizarem negóciosQualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida já ouviu certamente o termo “Relações Públicas”. Para alguém que não está, de todo, na área da comunicação este termo pode ser facilmente associado aos “rp’s” de discoteca ou até às figuras públicas que aparecem nas festas para chamarem mais consumidores. A grande verdade é que estas duas figuras não reflectem o real profissional de relações públicas. Estes profissionais têm muitas mais competências comunicacionais que se possa imaginar. Mas então… Qual é mesmo a importância das Relações Públicas?   

O que são as relações públicas?


Tal como já se subentendeu no parágrafo acima, estes cargos estão ligados à comunicação. Neste caso, os profissionais de relações públicas fazem a ponte entre empresas, instituições e associações e o indivíduo. Esta é a grande importância das relações públicas. Sem estes profissionais muitas empresas não conseguiriam fazer parcerias, angariar novos clientes e até apresentar uma nova imagem pública. No entanto, é impossível imaginar a existência das Relações Públicas sem nenhum casamento com outras áreas. Numa relação poliamorosa estas andam lado a lado com o marketing, com o jornalismo e com outras áreas empresariais. Três mulheres a debaterem ideias As estratégias comunicacionais de relações públicas andam de mãos dadas com as estratégias de marketing. As primeiras são indispensáveis para que as segundas funcionem e vice-versa. Também com os meios de comunicação social o trabalho dos relações públicas é fundamental. São eles que fazem com que um determinado evento seja notícia e, deste modo, conseguir um maior número de possíveis clientes.  

O que fazem, ao certo, estes profissionais?


A importância das Relações Públicas é tão vasta que a listas das funções destes profissionais podia não ter fim. O papel destes profissionais é activo, ou seja, são eles que dão a cara e vão para o “terreno”. Ao longo dos anos de trabalho na área, os relações públicas vão construindo a sua própria base de contactos, permitindo-lhes subir na carreira. É da responsabilidade do relações públicas defender sempre o ponto de vista do seu cliente. Vejamos as funções mais comuns:


  • Assessoria: ou seja, estar em contacto com várias empresas, tentando arranjar estratégias comunicacionais para cada uma delas e de acordo que esses clientes pretendam.

  • Planificação de programas de acção, assim como, tratar da execução dos mesmo.

  • Desenvolvimento de acontecimentos especiais, tais como congressos, feiras, entre outros.

  •  



Conheça o Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing da Master D 


Eventos Relacoes Publicas - Banner

Artigos relacionados

Comentários

24 de Agosto de 2020Joaquim
Quero mais informações sobre o concurso de relações públicas.
Responder
31 de Agosto de 2020Master D — PT
Estimado Joaquim, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/34QfvU7

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
07 de Junho de 2019Denise Raimundo
Esse material ajudou a entender mas sobre o assunto gostaria de receber mas material pelo meu e-mail.
Responder
18 de Junho de 2019masterd
Olá, Denise!
Somos uma empresa de formação e os nossos artigos são meramente informativos. Caso seja nossa formanda, poderá entrar em contacto com o seu e-tutor através do Campus Virtual.
Se pretender especializar-se na área dos Eventos, Relações Públicas e Marketing pode preencher o formulário de contacto aqui: https://bit.ly/2XoSoNf
Em alternativa, poderá enviar os seus dados para cursos@masterd.pt e entraremos em contacto.
Atenciosamente,
Master D
Responder
22 de Maio de 2018lourenço futi
gostei bastante
Responder
28 de Fevereiro de 2018celso
bom dia gostei do material so novo no curso e gostaria de receber mais matérial para o meu aprendizado.
Responder
28 de Fevereiro de 2018masterd
Bom dia Celso,

Ficamos felizes pelo material entregue ter sido vantajoso para si. Quanto a receber mais material, terá que falar directamente com as suas preparadoras e e-tutora. Apenas estes técnicos de formação podem gerir o seu percurso.

Atentamente,
Master D
Responder
05 de Maio de 2019Lucrencia
As relacoes publicas a juda muito a empresa ter uma imagem fqvoravel diante da sociedade
Responder
07 de Maio de 2019masterd
Olá, Lucrencia!

Exatamente! São fundamentais para uma imagem positiva da organização. Por outro lado, são um importante veículo para construção de boas relações entre a empresa e os seus públicos.
Gosta desta área? Consulte a nossa formação em Eventos, Relações Públicas e Marketing aqui: https://www.masterd.pt/curso-eventos-relacoes-publicas-marketing.html
Atenciosamente,
Master D
Responder
01 de Novembro de 2017António Jorge Pinto da Silva
encontrei um pouco do que precisava para estar devidamente esclarecido
Responder
15 de Novembro de 2017Tozé Dedão
Ainda bem Sr António
Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Sobre a Master.D