5 estratégias de comunicação que todos devem saber

Publicado em 2017-05-19

Desengane-se quem pensa que comunicar é apenas falar. A comunicação envolve tudo aquilo que se faz, o modo como como alguém se veste e gesticula e até a postura. Saber comunicar é uma virtude, é com ela que podemos alcançar muitos objectivos a nível pessoal e profissional. Existem pessoas que nascem com essa capacidade inata, mas outras precisam que treinar para chegarem a comunicadores exímios. Principalmente para este último de grupo de pessoas existem estratégias de comunicação básicas e essenciais para ajudar a desenvolver essa competência.

Toda a expressão, seja ela através da comunicação verbal ou não-verbal, deve ter em conta a mensagem que se quer passar. E passar essa mensagem para que seja entendida da melhor maneira pode não ser fácil. É, essencialmente, na comunicação cara-a-cara que tudo pode acontecer. Os ouvintes são, muitas vezes, atentos e rápidos a perceber os sinais (positivos e negativos) que lhes estão a passar.

Mulher a comunicar para um grupo de pessoas

Agressividade gera agressividade

Esta é umas das estratégias de comunicação que (quase) dispensava ser apontada. No entanto, ser agressivo não quer apenas dizer que se insulte directamente o ouvinte. Ser agressivo pode estar em não deixar que alguém discorde ou tratar o outro com um tom paternalista. Para evitar conflitos, o melhor é não agir com condescendência. Ser honesto, confiante e aberto é das melhores opções.

Utilizar um suporte de comunicação físico pode ajudar a passar a mensagem certa, assim como contar uma história que envolva os intervenientes e mantenha a atenção deles.

 

Empatia é melhor que simpatia

Sim, a simpatia é mesmo muito importante. Mas a empatia ajuda a criar uma relação mais próxima dos intervenientes. Mostrar que se compreende e respeita o que os outros sentem pode mesmo ser melhor que mostrar um sorriso. A cumplicidade começa por aí.

Para mostrar que é empático para com outros é importante partilhar algo pessoal, sem que isso se sobreponha à outra pessoa. Também é importante que haja sinceridade nessa partilha, nota-se tudo no tom de voz, nos olhos e nos gestos.

 

Tudo tem de se adequar

Da mesma maneira que não é adequado ir para o emprego de pantufas, também não é adequado falar de forma a que a audiência perceba. O uso de calão e abreviatura pode fazer com que interlocutores mais velhos não entendam a mensagem. O mesmo se aplica a chavões num discurso para ouvintes com menos estudos.

Conhecer para quem se está a passar uma mensagem é essencial para que resulte em sucesso. Esta é das estratégicas de comunicação que estão na base de tudo o resto.

Homem a falar para uma plateia

Não pressupor coisa nenhuma

Muitas vezes, as ideias pré-definidas podem estragar uma relação ou a mensagem que se está a passar. Não é bom falar com alguém como se a pessoa fosse pouco inteligente e é igualmente mau deixar um ouvinte cheio de dúvidas. Encontrar o equilíbrio entre os dois é essencial para se manter uma boa comunicação e relação.

 

Saber ouvir e saber ver

Usar outros sentidos é crucial para que a comunicação seja bem-sucedida. Saber ouvir o interlocutor pode ter mais impacto do que se imagina. A falta de atenção e as distracções podem impedir que a mensagem seja passada. Para além disso, será difícil mostrar empatia se não se ouve a outra pessoa.

Perceber os sinais que vêm da audiência é também muito importante quando alguém está a comunicar. Há que observar, interagir e ajustar o discurso para captar a atenção.

 

Treinar e utilizar estratégias de comunicação é essencial para que esta seja bem sucedida. Passar uma mensagem de maneira efectiva e sem mal-entendidos, pode não ser fácil. no entanto, há sempre volta a dar.

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