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Curso de Técnico de Turismo

Curso de Técnico de Turismo
  • Apresentação

  • Objetivos

  • Saídas Profissionais

  • Certificação

O Curso de Técnico de Turismo visa preparar os formandos para desempenharem a sua atividade profissional no sector do turismo. É dirigido a futuros ou atuais profissionais da área do turismo, com ou sem experiência, que pretendam adquirir, melhorar ou aprofundar os seus conhecimentos e competências técnicas nesta área.

Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.

O turismo é um dos motores económicos em Portugal. Trata-se de um sector estratégico para o país e pode proporcionar oportunidades de emprego a profissionais qualificados.

Com o Curso de Técnico de Turismo os formandos vão adquirir os conhecimentos essenciais para o desempenho desta profissão. São abordados temas como técnicas de venda, atendimento ao cliente, emissão de documentos e realização de reservas, entre outros.

Além do curso de Técnico de Turismo, a Master.D disponibiliza também o curso Avançado em Turismo, que prepara os formandos para o desempenho de funções, não só ao nível do atendimento ao cliente e da operativa interna do hotel, mas também da animação turística e organização de eventos, do marketing digital e da gestão do negócio.

No curso Avançado em Turismo os formandos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos do software Galileo, utilizado pelas centrais de reservas e agentes de viagens.

A metodologia da Master.D possibilita que os formandos realizem este curso ao seu ritmo e com o apoio de um e-Tutor especializado no sector do turismo.

Modalidades disponíveis:

  • Curso Online (totalmente a distância);
  • Curso Semipresencial;
  • Formação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e todo o país: Peça mais informações.
  • Perceber a evolução histórica do turismo.
  • Adquirir um vasto conhecimento da geografia turística.
  • Conhecer os aspetos a ter em consideração na comunicação e no atendimento ao cliente, com o objetivo de obter a sua satisfação.
  • Conhecer as normas básicas para emitir documentos, usados numa agência de viagens, e para calcular preços e tarifas.
  • Dominar os conceitos básicos da faturação de produtos turísticos.
  • Adquirir as noções básicas de informática aplicada às agências de viagens.
  • Conhecer o método de elaboração de viagens programadas, analisando os seus custos e determinando o melhor preço de venda.
  • Adquirir conhecimentos para comercializar os produtos turísticos com recurso às tecnologias de informação, nomeadamente pela gestão de websites, redes sociais e comércio eletrónico.
  • Conhecer a legislação vigente.
  • Dominar o vocabulário básico de inglês para um melhor desempenho da sua atividade profissional.

 

Caso os formandos optem pelo curso Avançado em Turismo, os objetivos são:

  • Compreender as características do setor da hotelaria, bem como as suas especificidades.
  • Conhecer a estrutura e a organização funcional de uma receção de unidades hoteleiras e turísticas.
  • Aprender a efetuar uma gestão correta de pedidos e sistemas de reserva.
  • Identificar os serviços/procedimentos de gestão da informação e de segurança utilizados na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
  • Adquirir conhecimentos para acompanhar/controlar os movimentos das contas dos clientes.
  • Aprender a aplicar, de forma adequada, técnicas de atendimento ao cliente.
  • Aprender a efetuar o acolhimento e o check-in de clientes em unidades hoteleiras e turísticas, bem como os procedimentos necessários à realização do seu check-out.
  • Adquirir conhecimentos para prestar assistência ao cliente durante a estadia.
  • Aprender a prestar informações sobre a unidade hoteleira, bem como de caráter turístico, aos clientes.
  • Adquirir noções de léxico e língua inglesa em contexto de receção, serviço de reservas e informação turística.
  • Aprender a efetuar a gestão de reclamações dos clientes/hóspedes, participando na definição de medidas corretivas.
  • Aprender a transmitir os pedidos dos clientes aos restantes departamentos da unidade hoteleira e turística.
  • Compreender o funcionamento de tecnologias informáticas e de comunicação utilizadas na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
  • Desenvolver competências de liderança, comunicação e gestão de tempo e equipas.
  • Desenvolver noções gerais de gestão de negócio e de gestão financeira.
  • Compreender o revenue management e o departamento comercial em hotelaria.
  • Desenvolver estratégias de marketing digital no setor hoteleiro.
  • Desenvolver técnicas para organização, gestão e comercialização de eventos.
  • Conhecer diferentes tipos de protocolo e saber aplicar os mesmos.
  • Planificar, organizar, promover, realizar e avaliar atividades culturais, desportivas, lúdicas e recreativas.

Após concluírem o curso de Técnico de Turismo os formandos estarão aptos a atuar profissionalmente como:

  • Técnicos de Turismo em empresas agências de viagens e operadores turísticos.
  • Profissionais de informação e promoção turística.
  • Colaboradores do departamento de reservas em empresas turísticas.
  • Colaboradores de empresas de consultoria turística.
  • Organizadores de viagens, congressos, feiras, forfaits e outros eventos.
  • Delegados comerciais.
  • Futuros responsáveis de agências em franchising ou de negócio próprio.

 

Os formandos poderão exercer a sua atividade profissional em diversos locais, nomeadamente:

  • Agências de viagens.
  • Receção de hotéis.
  • Empresas de rent-a-car.
  • Empresas de reservas.
  • Departamentos comerciais.
  • Empresas com atividades turísticas.

 

Caso optem pelo curso Avançado em Turismo, após concluírem a formação, os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Assistente de direção em unidades hoteleiras.
  • Gestor de recursos humanos na hotelaria.
  • Assessor financeiro de unidades de alojamento.
  • Concierge.
  • Assistente de reservas.
  • Rececionista em unidades hoteleiras e turísticas.
  • Chefe de turno.
  • Night auditor.
  • Monitor de atividades turísticas.
  • Animador turístico.
  • Agente de viagens.
  • Operador de central de reservas.

 

No âmbito destas atividades, os formandos poderão desenvolver, entre outras, funções como:

  • Efetuar as operações de reservas de uma unidade turística.
  • Efetuar o check-in e o check-out dos clientes.
  • Prestar informações e apoio aos clientes sobre a unidade hoteleira e de caráter turístico.
  • Gerir reclamações dos clientes, assegurando e/ou providenciando a sua resolução.
  • Receber sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas.
  • Efetuar o controlo e gestão do serviço da receção de uma unidade turística, nomeadamente registos de ocupação e faturação dos alojamentos, arquivo da documentação utilizada na receção, entre outros.
  • Efetuar as operações de gestão de uma unidade de alojamento.
  • Acompanhar/controlar os movimentos das contas dos clientes.
  • Realizar prospeção/promoção/atração de mercados.
  • Criar e gerir eventos.
  • Desenvolver projetos com base na promoção e desenvolvimento do turismo.
  • Planear e programar as atividades anuais da empresa.
  • Assegurar o contacto da unidade turística com o exterior.
  • Organizar, realizar e avaliar atividades culturais, lúdicas, recreativas e turísticas.

 

Os formandos poderão exercer a sua atividade profissional em diversos locais, nomeadamente:

  • Hotéis.
  • Pousadas.
  • Empreendimentos de turismo em espaço rural.
  • Hostels.
  • Estabelecimentos de alojamento local.
  • Apart-hotéis.
  • Parques de campismo.
  • Outras unidades de alojamento turístico.
  • Postos de turismo.
  • Centros de atividades turísticas.
  • Centrais de reservas.
  • Agências de viagens.
  • Operadores turísticos.
  • Câmaras municipais.
  • Exemplo Certificado Master.DExemplo Certificado Master.D

Certificação de Formação

De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.

Certificado Galileo/Curso Básico de Reservas e Emissões

Ao frequentar o Curso Básico de Reservas e Emissões e após ser considerado apto pelo Galileo/Travelport, o formando receberá um Certificado Galileo, que certifica a aquisição de competências para trabalhar com o sistema Galileo. Além disso, receberá, também, um certificado de formação pela frequência no Curso Básico de Reservas e Emissões.

Certificações Master.D
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.

Para mais informações sobre o curso utilize o nosso formulário de contacto nesta página.


Logos Turismo 1
Logos Turismo 2

Vantagens deste curso

  • BOLSA DE ESTÁGIOS BOLSA DE ESTÁGIOS
    Aceda ao mercado laboral com
    a Master.D
  • BOLSA DE EMPREGO BOLSA DE EMPREGO
    Acesso à nossa Bolsa de Emprego
    GRÁTIS
  • CAMPUS VIRTUAL CAMPUS VIRTUAL
    Learnnity: a sua comunidade de
    aprendizagem
  • TUTOR ESPECIALIZADO TUTOR ESPECIALIZADO
    Técnico especialista na área

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