Vitrinismo – uma aposta profissional

Publicado em 2015-11-12

Vivemos numa sociedade de mercado predominantemente visual, onde o estímulo e a importância do olhar adquirem, como consequência, elevado protagonismo.

Neste âmbito, uma vitrina de qualquer espaço comercial não é só uma vitrina, mas sim um conjunto de mensagens que se pretende coerente, com vista a chegar com sucesso ao destinatário.

Duas potenciais clientes olham para a vitrina de uma loja

Existem, portanto, diversas técnicas e competências que podem ser adquiridas numa formação especializada por todos aqueles que queiram melhorar o seu know-how ou entrar no mundo da decoração de lojas.

Educar o olhar

As vitrinas nunca podem ser inocentes, isto é aleatoriamente concebidas, na medida em que é objetivo de todo o espaço comercial otimizar os seus resultados na aproximação ao potencial cliente, estimulando o seu interesse e curiosidade em entrar.

A vitrina serve, por isso, como janela de promoção e valorização de produtos, que dá a ver uma amostra representativa do que se pode encontrar no interior da loja.

Compete ao vitrinista desenvolver a sensibilidade do olhar para a melhor decoração possível do espaço da loja, numa combinação atenta, apelativa e cuidada que alie fatores como a cor, a iluminação e os expositores adequados.

Algumas técnicas de vitrinismo que talvez nunca considerou

Planificação – É necessário estudar a “anatomia” e disponibilidade existente no interior da loja e na vitrina, numa relação direta com o produto que é objeto de decoração.

Características do produto – Para uma melhor exposição e disposição dos produtos é necessário atender às suas características, numa relação dialética com a cor, a iluminação correta para destacar os produtos e os expositores, explorando e potenciando o potencial de cada um.

Mensagens de diferenciação – Criação e/ou utilização, para além de materiais como suportes e expositores, de letreiros e cartazes.

Efemérides – Épocas festivas, como o Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, entre outras, ou de saldos, não podem ser ignoradas nas vitrinas, sendo fundamental transmitir o espírito da efeméride.

Decoração de lojas / Vitrinismo, uma formação especializada

A formação em decoração de lojas / vitrinismo da Master D, de índole prática e criativa, dirige-se a proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais, que pretendam tirar o máximo partido das suas vitrinas, conhecer os elementos básicos que influem na sua elaboração e os elementos que determinam a venda de produtos expostos ao público.

Esta formação possui igualmente como destinatários todos os interessados na área.

No final da formação existe a possibilidade de candidatura a um estágio formativo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *