Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Preparação para Concursos Públicos GNR - Como funciona a candidatura

Quer preparar-se da melhor forma para os concursos públicos da GNR? A admissão numa força de segurança não é fácil, dada a dificuldade dos testes físicos e de conhecimentos, testes psicotécnicos e entrevista psicológica. Saiba como a Master D pode ajudar. 
Preparaçao concurso publico GNR
A Master D é uma empresa de formação que apresenta um serviço de preparação de candidatos para concursos públicos. Os procedimentos de candidaturas a concursos e todas as informações oficiais sobre o mesmo devem ser consultados no Diário da República e diretamente junto da GNR.

 

Abriu a 28 e Agosto de 2023 o novo concurso de Admissão ao Curso de GNR -> Saiba mais

Como funciona a candidatura para concursos da GNR

A admissão numa força de segurança não é fácil, dada a dificuldade dos testes físicos e da prova de conhecimentos, testes psicotécnicos e entrevista psicológica. Quanto à preparação física, a Master D não pode fazer grande coisa, mas para todas as outras estamos cá para ajudar!

Existe uma série de regras que podem excluir automaticamente um candidato: a idade, as habilitações e até a altura estão contempladas, e podem ser uma barreira para aceder ao concurso.

 

Os requisitos são publicados em Diário da República. Nos últimos concursos, os requisitos foram:

 

  • Ter nacionalidade portuguesa;
  • Ter um bom comportamento cívico e proceder com justiça;
  • Não ter sido condenado por crime doloso;
  • Não ter sido já dispensado de cursos anteriores (CFG);
  • Ter entre 18 e 27 anos até dia 31 de Dezembro do ano de abertura do concurso;
  • Ter, no mínimo, o 12º ano completo ou equivalente;
  • Ter reconhecida aptidão física e psíquica, assim como ter as vacinas em dia;
  • Não estar inibido de exercer funções públicas ou as funções a que se candidata;
  • Não ser objetor de consciência;
  • Ter cumprido a Lei do Serviço Militar, vulgo Dia da Defesa Nacional, não tendo sido considerado inapto;
  • Ter, no mínimo, 1,60m se for candidato feminino e 1,65m no caso de ser candidato masculino;
  • Não ter tatuagens, piercings ou outras formas de arte corporal visíveis.

 

Para militares e ex-militares (para além de todos os requisitos acima):

 

concurso publico gnr

  • Ser autorizado a concorrer pelo respetivo Chefe do Estado-Maior;
  • Não ter sido oficial nas Forças Armadas;
  • Não ter sofrido qualquer punição disciplinar igual ou superior a 10 dias de detenção ou proibição de saída;
  • Não ter sido eliminado dos estabelecimentos de ensino militar ou das forças armadas por motivos disciplinares ou incapacidade para o serviço.
  • Quanto à idade limite, o militar ou ex-militar abate até 4 anos. (Exemplo: caso tenha cumprido 6 anos de contrato nas Forças Armadas, poderá descontar 4 anos à sua idade)

 

Preenche todos os requisitos? Então que documentos tem que entregar na candidatura?

candidato concurso publico

 

 

Regra geral, as candidaturas aos concursos públicos da GNR são feitas exclusivamente online, e através do site da própria GNR. Após a submissão da candidatura, o candidato recebe o comprovativo de inscrição. Depois disso, a candidatura fica pendente e só ficará válida depois do pagamento da comparticipação (num prazo de 24 horas).

 

 

Nos últimos concursos, os documentos necessários foram:

 

 

  • Fotocópia do Cartão de Cidadão;
  • Certificado de Habilitação Literárias (original ou cópia);
  • Certificado do Registo Criminal – caso tenham alguma prática criminal inscrita terão de entregar a cópia da sentença judicial;
  • Fotocópia da Cédula Militar;
  • Cópia do formulário de candidatura;
  • Cópia do comprovativo da inscrição;
  • Cópia do comprovativo de pagamento de inscrição.

 

Os candidatos serão notificados, via e-mail, para a realização das provas. Será publicada a lista de candidatos Aptos e Inaptos em cada fase de seleção, que poderão consultar no portal do candidato da GNR. É também por e-mail que lhes chegará as informações do dia, hora e local onde se realizarão as provas.

No dia das provas os candidatos terão que levar os documentos acima e apresentá-los.

 

O papel da Master D na preparação dos candidatos aos concursos públicos da GNR

A preparação Master D aponta para três provas: teste de conhecimentos, testes psicotécnicos e entrevista psicológica. Para cada uma das fases, são aplicadas diferentes metodologias. Como já é normal na Master D, essa metodologia é personalizada e trabalhamos com cada formando de forma diferente de acordo com as suas necessidades.

 

 

Preparaçao para concurso publico GNR - Banner

 

 

Muitas vezes, os prazos apertados podem ser uma barreira na organização do estudo e em toda a preparação necessária. É por essa razão que a Master D prepara estes candidatos de forma personalizada. Isto é, trabalhamos com os candidatos de acordo com o seu nível de conhecimento e necessidades específicas. Cada candidato é um candidato e a preparação não pode ser igual para todos.

Apesar da Master D apenas trabalhar com os candidatos nas provas acima referidas, estes podem ainda tirar quaisquer dúvidas em relação a outros testes com os preparadores e tutores.

 

 

 

Assim, de que forma trabalhamos…

 

 

Preparaçao concurso GNR - infografico

Infografia sobre a preparação da Master D referente ao último concurso público da GNR

 

  • A prova de conhecimentos:

A prova de conhecimentos é uma prova extensa e que engloba as mais variadas temáticas. Através do conhecimento que temos de provas anteriores, conseguimos ter uma melhor perceção dos temas.

 

Nesta preparação, os materiais de estudo são todos organizados por temas para que o formando perca menos tempo a encontrar o que precisa. À medida que o formando vai avançando na preparação, os preparadores vão percebendo quais os temas em que tem de investir mais. A partir daí, toda a preparação é feita de acordo com as necessidades reais dos formandos.

 

Os formandos podem sempre contar com a ajuda dos tutores no esclarecimento de qualquer questão relativa a qualquer tema.

 

É também para a prova de conhecimentos que entram em ação os simulacros. Estes consistem no exercício da prova tal e qual como se fosse o dia D. Desta forma, os formandos treinam o tempo que têm para realizar a prova (120 minutos), os documentos que têm que trazer, entre outros fatores.

 

  • Os testes psicotécnicos:

A preparação para os testes psicotécnicos é relativamente semelhante à preparação para a prova de conhecimentos. Contudo, nesta parte da preparação o formando tem sessões de grupo para realizar as provas e partilhar conhecimento com outros formandos. Duas cabeças pensam melhor que uma, já se sabe!

 

  • A entrevista psicológica:

A entrevista psicológica é a parte mais difícil de preparar, visto que esta está dependente da personalidade do formando. No entanto, a Master D dá algumas orientações para que o formando consiga lidar com os nervos do grande dia.

 

Uma boa preparação pode ser decisiva para o sucesso de uma candidatura. Quer ir mais confiante para os concursos públicos da GNR? Conte com a Master D. Conheça o nosso curso de preparação para concursos da GNR.

22 respostas a Preparação para Concursos Públicos GNR - Como funciona a candidatura

02 de enero del 2022

Boa noite, gostava muito de saber se é possível concorrer a um concurso da gnr já eu sendo polícia de segurança pública e se por Ventura ao passar nos testes da gnr tem algum custo monetário para mim fazendo a transição? É que por lei acho como é concurso público público e são duas forças armadas, acho que se poderia fazer isso sem custos, mas tenho tentando obter essa informação e acabo sempre por não obter respostas concretas.
Agradecia imenso se me pudessem ajudar.
Com os meu melhores comprimentos gonçalo pita.

responder
03 de Janeiro de 2022

Olá, Gonçalo



Agradecemos o seu contacto.



Segundo as informações que temos, poderá concorrer à GNR, mesmo sendo agente da PSP, dado que não há qualquer referência a contemplar essa situação nos avisos de abertura. No entanto, poderá ter de pedir a respetiva autorização ao Diretor-Nacional para poder concorrer à GNR, tal como é procedimento comum dos militares das Forças Armadas que, neste caso solicitam-na ao Chefe de Estado Maior do respetivo ramo. 



Como se trata de uma situação excecional, deverá ser verificada internamente.



Esperamos ter ajudado. Caso seja do seu interesse pode saber mais acerca dos nossos cursos de preparação para a GNR neste link https://www.masterd.pt/forcas-de-seguranca.html ou através do email cursos@masterd.pt



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
07 de junio del 2021

Boa tarde , nasci em França mas tenho nacionalidade portuguesa, tirei o 12 em França . Será que posso candidatar me a GNR?

responder
07 de Junho de 2021

Estimado Manuel,



Agradecemos o seu contacto e o seu interesse na Formação de Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR da Master D. 



Esta formação contempla alguns requisitos impostos pelas Forças de Segurança. Já lhe enviámos um email para mais informações e para verificarmos os requisitos. Se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/329NdST

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 


Responder
25 de enero del 2021

Boa noite,

Gostaria de saber quando estão previstos os concursos de recrutamento para a GNR, este ano?

Obrigada

responder
27 de Janeiro de 2021

Olá, Catarina



De momento não temos indicação de nova abertura do concurso por parte da GNR. 

Caso pretenda, pode sempre ir consultando o Portal do Candidato em https://recrutamento.gnr.pt/

Lamentamos não poder ajudar mas as datas de abertura não dependem de nós. Para saber mais acerca dos nossos cursos de preparação pode fazê-lo aqui: https://bit.ly/39aEu6W  ou envie-nos um email para cursos@masterd.pt

Se pudermos ajudar em mais questões, disponha!

Atenciosamente,

Master D


Responder
25 de enero del 2021

Boa tarde,

Gostaria se saber para quando está prevista a abertura das inscrições para o recrutamento da GNR?

Obrigada

responder
27 de Janeiro de 2021

Estimada Catarina,



De momento não temos indicação de nova abertura do concurso por parte da GNR. 

Caso pretenda, pode sempre ir consultando o Portal do Candidato em https://recrutamento.gnr.pt/

Lamentamos não poder ajudar mas as datas de abertura não dependem de nós. Para saber mais acerca dos nossos cursos de preparação pode fazê-lo aqui: https://bit.ly/39aEu6W  ou envie-nos um email para cursos@masterd.pt

Se pudermos ajudar em mais questões, disponha!

Atenciosamente,

Master D


Responder
29 de octubre del 2020

Boa noite

Sou militar neste momento em missão de paz em África até ao final do ano de 2020. Já contactei via email a GNR mas ainda nao obtive resposta por parte da mesma. Sabem me dizer se há uma eventual data extraordinária para a realização das provas, visto estar a realizar uma missão da NATO e não poder comparecer nas datas anunciadas para as provas?

Obrigada

responder
17 de Novembro de 2020

Estimado Vitor,



Segundo sabemos, a prova de conhecimentos terá duas chamadas, sendo a próxima no dia 18 de novembro. Caso não possa estar estar presente, será dado como inapto. 



Sugerimos que entre em contacto com a GNR para poderem ajudá-lo com mais exatidão.



Atenciosamente,



Master D


Responder
27 de octubre del 2020

Boa noite , gostaria de saber mais informações pf
E quais são os tipos de testes que nos poderão fazer ?

responder
29 de Outubro de 2020

Estimada Débora,



Agradecemos o seu contacto. A Master D prepara os candidatos para a  Prova de Conhecimentos e para a Entrevista Psicológica. Assim sendo, a preparação para as outras provas, nomeadamente as físicas, são da exclusiva responsabilidade dos formandos. A Prova de Conhecimentos é uma prova escrita, com a duração de duas horas, de escolha múltipla e de verdadeiro e falso. A Entrevista Psicológica tem como objetivo avaliar os resultados dos testes psicotécnicos que foram feitos previamente e analisá-los presencialmente com o candidato em entrevista com o mesmo. 



Se quiser saber mais sobre a Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR da Master D veja aqui: https://bit.ly/329NdST ou pode ainda enviar-nos um email para cursos@masterd.pt



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
12 de octubre del 2020

Se souber poderia-me dizer quais são os testes na prova de conheicmentos.Obrigado

responder
13 de Outubro de 2020

Olá, João



A prova de conhecimentos consiste num teste escrito, de escolha múltipla, com a duração de 120 minutos. Nesta prova são avaliados os conhecimentos do candidato ao nível da língua portuguesa, cultura geral, Lei Orgânica da GNR e Estatuto dos Militares da GNR.



Se entretanto quiser saber mais sobre a nossa formação de Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR, clique aqui: https://bit.ly/329NdST



Obrigada!



Master D


Responder
13 de septiembre del 2020

Possuo 27 anos de idade e faço 28 a 31 de Dezembro ainda tenho possibilidade de concorrer a GNR? Sou licenciada e tenho nacionalidade portuguesa

responder
14 de Setembro de 2020

Estimada Jessica, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no nosso Curso de Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/329NdST

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
09 de agosto del 2020

Boa tarde!
Caso sejamos aceites, como funciona depois a escolha da área onde vamos atuar ?
Obrigado

responder
18 de Agosto de 2020

Olá Tiago, 



Agradecemos o seu comentário e o interesse demonstrado. Para mais informações, pedimos que nos envie um email para cursos@masterd.pt e teremos todo o gosto em encaminhar o seu pedido para os nossos técnicos de estudos que irão esclarecer todas as suas questões.



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
30 de julio del 2020

Boa tarde gostaria saber mais informações,
, obrigado

responder
05 de Agosto de 2020

Estimado Rúben, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação de Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2XyDkM1

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
22 de julio del 2020

sinto apto para participar nessa grande prova que sempre sonhei mas nunca tive a oportunidade...apesar que nos requisitos da idade , ja estou com 34 . Sou da nacionalidade guineense e sou licenciado em engenheria informatica e também sou residente em Portugal.

responder
23 de Julho de 2020

Estimada/o Michel João Insumbo,

 

Agradecemos o seu contacto e o interesse. Para mais informações, pedimos que nos envie um email para cursos@masterd.pt e teremos todo o gosto em encaminhar o seu pedido para os nossos técnicos de estudos que irão esclarecer todas as suas questões.



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: