Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Auxiliar de Geriatria - Quem é e porque deve ingressar

  • Hoje em dia, enquanto observamos o envelhecer da população portuguesa, o papel do auxiliar de geriatria é mais relevante do que nunca.
  • Já pensou em trabalhar nesta área? Saiba como o pode fazer com o curso Master D
auxiliar de geriatria

Nos últimos anos tem-se observado uma tendência em relação à população, inversa às décadas anteriores. A grande maioria dos países desenvolvidos tem visto a população idosa a crescer a olhos vistos e a população jovem a decrescer. Portugal não é diferente e regista o dobro dos idosos desde os anos 70. Como resposta ao envelhecimento populacional, o/a auxiliar de geriatria tornou-se uma profissão emergente e cada vez mais requisitada.

Para acompanhar esta tendência social de envelhecimento, é necessário compreender e conhecer o idoso. Só desta forma se consegue que a qualidade de vida não diminua enquanto se somam os anos de vida. Fala-se de uma parte da população que, muitas vezes, é incompreendida e até ignorada. A falta de cuidados e os maus-tratos para com os idosos estão a tornar-se recorrentes, assim como situações de solidão.

Conhece o curso de auxiliar de geriatria

Esta última pode levar ao agravamento de doenças mentais, como a depressão e a demência. É na companhia, no cuidado e no incentivo aos idosos que entram os/as auxiliares de geriatria como figura crucial para o bem-estar destas pessoas.

Idoso feliz a conversar com uma auxiliar de geriatria.

À medida que os anos vão passando, muitas capacidades físicas e mentais vão-se dissipando. As tarefas que se faziam com agilidade podem tornar-se mais morosas e dolorosas. Contudo, isso depende de pessoa para pessoa. Muitos idosos conseguirão manter-se activos e independentes, mas outros terão uma dificuldade acrescida. Essa dificuldade pode levar a outras consequências se estes não forem acompanhados por um profissional. A negação da idade, por exemplo, pode levar a um isolamento e à depressão.

O poder de um/a auxiliar de geriatria

Primeiro que tudo, a função crucial destes profissionais é garantir o bem-estar do idoso. No entanto, é o auxiliar de geriatria faz a ponte entre o idoso e uma parte institucional (lar, hospital, entre outros). O relacionamento no dia-a-dia com o idoso permite-lhe um conhecimento a fundo das necessidades deste e, portanto, garantir-lhe que estas são tomadas em conta. Estes/as profissionais de saúde e bem-estar complementam o cuidado do idoso nas mais variadas vertentes:

Física

Incentivar à prática de exercício físico para que os movimentos diários não custem tanto. Aliadas ao exercício físico estão as técnicas de animação que podem estimular os movimentos. Evitar o sedentarismo é crucial para a qualidade de vida do idoso.

Mental

Estimular actividades cognitivas como a leitura, a escrita e o cálculo para que a saúde do cérebro não degenere e para travar o avanço de doenças como o alzheimer e a demência.

Social

Promover a participação activa na família e na comunidade em que o idoso se insere. Combater a solidão é essencial para que a pessoa se mantenha, acima de tudo, feliz.

Idosa a ser auxiliada em exercícios motores por uma profissional

Todas as vertentes de acção acima estão interligadas: frequentar uma universidade sénior irá estimular tanto a vertente social como mental da pessoa em questão. Um/a auxiliar de geriatria irá orientar e ajudar o idoso a manter um estilo de vida o mais saudável possível.

Uma área que cresce, cresce...

Tal como foi dita no início deste artigo, o envelhecimento populacional aumentou a necessidade de se cuidar e manter a qualidade de vida dos mais velhos. Por essa razão, a geriatria tornou-se um sector emergente. Muitos países desenvolvidos, como a Inglaterra e a Alemanha, pedem cada vez mais profissionais da área. E chegaram já a pedir auxiliares de geriatria portugueses. Por ser uma área que está intimamente ligada aos cuidados de saúde e bem-estar, os auxiliares de saúde devem ter formação. Ser qualificado é uma mais-valia em qualquer área, no entanto, a área da saúde pede uma especial atenção. Ter conhecimentos acerca das doenças e medicação, técnicas essenciais para promover o bem-estar e aplicar a cada idoso segundo as necessidades do mesmo é essencial.

Auxiliar de Geriatria - Banner

10 respostas a Auxiliar de Geriatria - Quem é e porque deve ingressar

03 de mayo del 2021

Gostaria de saber mais é valores

responder
03 de Maio de 2021

Olá, Priscila



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Geriatria da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
26 de julio del 2020

Prezados, bom dia.
Estou no brasil e em breve em Portugal, gostaria de antecipar os estudos online, podem me enviar mais informações do curso de auxiliar de geriatria?

Grata,
Solange

responder
27 de Julho de 2020

Estimada Solange, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Auxiliar de Geriatria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 


Responder
02 de septiembre del 2019

Gostaria de frequentar uma formação em geriatria para cuidar de idosos em casa dos próprios. Resido em Portimão.
Agradeço contacto para 966113326
Antecipadamente grata.
Isabel
isabelcorreia10@gmail.com

responder
09 de Setembro de 2019

Olá, Isabel!
Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado nas nossas formações! Já enviámos um e-mail para mais informações.
Ficamos à espera de notícias suas!
Obrigada,
Master D

Responder
10 de julio del 2019

ótimo artigo muito esclarecedor parabéns

responder
11 de Julho de 2019

Boa tarde, João!
Agradecemos o seu comentário. Esperamos continuar a merecer o seu interesse nas nossas notícias.
Desejamos uma excelente tarde!
Atenciosamente,
Master D

Responder
05 de septiembre del 2017

Gostava de participar num curo de GERIATRIA , como o posso fazer e onde ???

Agradeço resposta para 967454903

responder
06 de Setembro de 2017

Boa tarde Maria Pires,

Para ter mais informações sobre o curso de Geriatria terá que preencher o formulário que se encontra na página do curso: http://www.masterd.pt/curso-auxiliar-geriatria.html.

Assim que tivermos os seus dados, irá receber um contacto da nossa parte.

Atentamente
Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: